A Corrida Ortográfica é uma atividade dinâmica e interativa planejada para o 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de revisar e fixar regras ortográficas de maneira divertida e estimulante. Cada aluno recebe a oportunidade de corrigir palavras escritas incorretamente e, para cada correção acertada, avança em um tabuleiro de jogo virtual projetado na lousa da sala de aula. À medida que os alunos avançam, enfrentam desafios crescentes que requerem não apenas a correção das palavras, mas também a explicação das regras ortográficas aplicadas. Esta atividade promove não somente o conhecimento ortográfico, mas também o desenvolvimento da agilidade mental, capacidade de argumentação e trabalho em equipe. Ao situar a aprendizagem em um contexto lúdico e competitivo, os alunos são incentivados a participar ativamente e aplicar seus conhecimentos de forma prática e reflexiva.
A Corrida Ortográfica tem como objetivo principal promover o aprendizado de regras ortográficas de maneira engajadora, incentivando os alunos a pensar rapidamente e a argumentar suas respostas. Busca-se estimular a memorização de padrões ortográficos através da repetição e do reforço positivo, melhorando a escrita e leitura dos participantes. Adicionalmente, almeja-se desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito pela vez do outro e superação de desafios, essenciais para o ambiente acadêmico e profissional.
A atividade aborda uma série de regras ortográficas fundamentais para a competência escrita em Língua Portuguesa, selecionadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Médio. Serão revisadas regras de acentuação gráfica, uso de hífen, concordância nominal e verbal, entre outras, proporcionando aos alunos um panorama abrangente das normas que regem a escrita correta das palavras.
A metodologia aplicada será a de aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Através de um tabuleiro de jogo virtual e cartões com palavras escritas incorretamente, os alunos terão de corrigir e explicar a correção em tempo limitado. O jogo promove uma competição saudável e estimula o pensamento crítico, além de favorecer a memorização de regras ortográficas de forma lúdica e significativa.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, será introduzida a atividade, as regras do jogo e realizadas as primeiras rodadas. A segunda aula será dedicada à continuação do jogo, abordando regras ortográficas mais complexas e finalizando com um feedback coletivo sobre o aprendizado.
A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando-se a participação individual e em grupo, bem como o desempenho na correção das palavras e explicação das regras ortográficas. Para cada resposta correta e bem argumentada, os alunos acumularão pontos que serão convertidos em avanços no tabuleiro de jogo. Além disso, observar-se-á a capacidade de trabalhar em equipe, respeitar a vez do outro e a aplicação das regras de forma correta e fundamentada. O feedback ao final ajudará a consolidar o aprendizado e a identificar pontos para melhoria.
Para a realização da Corrida Ortográfica, serão necessários alguns materiais e recursos, como um projetor para a visualização do tabuleiro de jogo na lousa, cartões com palavras escritas incorretamente, cronômetro para limitar o tempo de resposta, além de marcadores para representar a progressão dos alunos no tabuleiro. Também será útil ter acesso à internet para consulta rápida de dúvidas pontuais sobre ortografia e um espaço adequado que promova a mobilidade e interação entre os alunos durante a atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula