Corrida Ortográfica

Desenvolvida por: Mara L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia

A Corrida Ortográfica é uma atividade dinâmica e interativa planejada para o 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de revisar e fixar regras ortográficas de maneira divertida e estimulante. Cada aluno recebe a oportunidade de corrigir palavras escritas incorretamente e, para cada correção acertada, avança em um tabuleiro de jogo virtual projetado na lousa da sala de aula. À medida que os alunos avançam, enfrentam desafios crescentes que requerem não apenas a correção das palavras, mas também a explicação das regras ortográficas aplicadas. Esta atividade promove não somente o conhecimento ortográfico, mas também o desenvolvimento da agilidade mental, capacidade de argumentação e trabalho em equipe. Ao situar a aprendizagem em um contexto lúdico e competitivo, os alunos são incentivados a participar ativamente e aplicar seus conhecimentos de forma prática e reflexiva.

Objetivos de Aprendizagem

A Corrida Ortográfica tem como objetivo principal promover o aprendizado de regras ortográficas de maneira engajadora, incentivando os alunos a pensar rapidamente e a argumentar suas respostas. Busca-se estimular a memorização de padrões ortográficos através da repetição e do reforço positivo, melhorando a escrita e leitura dos participantes. Adicionalmente, almeja-se desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito pela vez do outro e superação de desafios, essenciais para o ambiente acadêmico e profissional.

  • Revisar e fixar regras ortográficas de modo interativo.
  • Desenvolver agilidade mental e capacidade de raciocínio rápido.
  • Estimular a capacidade de argumentação sobre as regras ortográficas.
  • Promover a interação e o trabalho em equipe.
  • Incentivar o aprendizado ativo e a participação dos alunos.

Conteúdo Programático

A atividade aborda uma série de regras ortográficas fundamentais para a competência escrita em Língua Portuguesa, selecionadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Médio. Serão revisadas regras de acentuação gráfica, uso de hífen, concordância nominal e verbal, entre outras, proporcionando aos alunos um panorama abrangente das normas que regem a escrita correta das palavras.

  • Regras de acentuação gráfica
  • Uso do hífen em diferentes contextos
  • Concordância nominal e verbal
  • Regras de ortografia relativas à substituição de consonantes e encontros vocálicos
  • Principais erros ortográficos e como evitá-los

Metodologia

A metodologia aplicada será a de aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Através de um tabuleiro de jogo virtual e cartões com palavras escritas incorretamente, os alunos terão de corrigir e explicar a correção em tempo limitado. O jogo promove uma competição saudável e estimula o pensamento crítico, além de favorecer a memorização de regras ortográficas de forma lúdica e significativa.

  • Jogo de tabuleiro virtual projetado na lousa.
  • Cartões com palavras escritas incorretamente para correção e explicação.
  • Utilização de cronômetro para limitar o tempo de resposta.
  • Dinâmica de grupo para incentivar o trabalho em equipe.
  • Revisão coletiva das respostas para reforçar o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, será introduzida a atividade, as regras do jogo e realizadas as primeiras rodadas. A segunda aula será dedicada à continuação do jogo, abordando regras ortográficas mais complexas e finalizando com um feedback coletivo sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução do jogo e primeiras rodadas.
  • Aula 2: Continuação do jogo, regras mais complexas e feedback final.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, observando-se a participação individual e em grupo, bem como o desempenho na correção das palavras e explicação das regras ortográficas. Para cada resposta correta e bem argumentada, os alunos acumularão pontos que serão convertidos em avanços no tabuleiro de jogo. Além disso, observar-se-á a capacidade de trabalhar em equipe, respeitar a vez do outro e a aplicação das regras de forma correta e fundamentada. O feedback ao final ajudará a consolidar o aprendizado e a identificar pontos para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Corrida Ortográfica, serão necessários alguns materiais e recursos, como um projetor para a visualização do tabuleiro de jogo na lousa, cartões com palavras escritas incorretamente, cronômetro para limitar o tempo de resposta, além de marcadores para representar a progressão dos alunos no tabuleiro. Também será útil ter acesso à internet para consulta rápida de dúvidas pontuais sobre ortografia e um espaço adequado que promova a mobilidade e interação entre os alunos durante a atividade.

  • Projetor e computador para o tabuleiro de jogo virtual.
  • Cartões com palavras para correção.
  • Cronômetro para gerenciamento do tempo.
  • Marcadores de posição no tabuleiro.
  • Acesso à internet para consultas rápidas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo