Nessa atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio são convidados a mergulhar no fascinante mundo da criação de personagens, explorando as nuances que separam heróis de vilões. Através de uma abordagem introdutória sobre arquétipos de personagens e os elementos constituintes da jornada do herói, os estudantes serão estimulados a desenvolver suas próprias criações, considerando as motivações, conflitos internos e externos, e como estes elementos se entrelaçam para definir seus papéis no espectro moral. Trabalhando individualmente ou em pequenos grupos, eles terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos para dar vida a personagens únicos. Esta atividade não apenas promove o desenvolvimento de habilidades narrativas e criativas, mas também instiga uma reflexão profunda sobre ética e moralidade. As criações finais serão compartilhadas com a turma, seja por meio de apresentações orais ou ilustrações, permitindo que os alunos exploram e compreendam a complexidade dos personagens e a dualidade moral que os define.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam e aprimorem habilidades relacionadas à compreensão e criação literária, bem como incentivar a expressão artística por meio da escrita e do desenho. Almeja-se também fomentar a habilidade de análise crítica, estimulando os estudantes a explorar a complexidade dos temas de bem e mal e como estes são representados na literária e nas artes. Visamos promover um ambiente em que a criatividade, a reflexão ética e moral e a capacidade de articulação e expressão de ideias sejam valorizadas e desenvolvidas.
O conteúdo programático desta atividade abrange a teoria literária sobre arquétipos de personagens, em particular a jornada do herói, assim como fundamentos de narrativa que incluem construção de enredo, desenvolvimento de personagens e a temática do bem contra o mal. Será abordada também uma introdução à expressão artística, permitindo que os alunos explorarem as representações visuais de seus personagens e histórias. O intuito é proporcionar uma compreensão abrangente sobre como elementos literários e artísticos podem ser combinados para criar narrativas ricas e complexas.
A abordagem metodológica desta atividade será baseada na aplicação da metodologia ativa, focando na participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Iniciaremos com uma breve explanação teórica sobre os conceitos-chave, seguida de um período de brainstorming em grupos ou individualmente, para a concepção de personagens. Os alunos serão encorajados a discutir suas ideias uns com os outros, utilizando desenhos, esquemas ou quaisquer outros recursos visuais que auxiliem no desenvolvimento de suas criações. As etapas finais envolverão a preparação e a apresentação dos personagens criados, promovendo o compartilhamento de ideias e feedback entre os alunos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos de arquétipos de personagens e a jornada do herói, seguida de uma sessão de brainstorming para o desenvolvimento de ideias. Na segunda aula, os alunos deverão finalizar o desenvolvimento de seus personagens e preparar suas apresentações ou ilustrações para compartilhar com a classe.
A avaliação desta atividade será realizada por meio da análise das criações dos alunos, considerando a originalidade, a profundidade da análise dos conceitos de bem e mal, e a capacidade de articular criativamente suas ideias através do personagem criado. Será considerada também a participação no processo de feedback, evidenciando a habilidade de trabalhar em grupo e de aplicar as críticas construtivas recebidas. A capacidade de expressar as motivações, conflitos internos e externos, e a coerência de suas narrativas com os conceitos discutidos serão elementos chave na avaliação.
Para a execução desta atividade, será necessário acesso a materiais de arte, como papel, lápis, canetas coloridas e/ou tintas, permitindo que os alunos expressem visualmente suas criações de personagens. Além disso, recomenda-se o uso de computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisas complementares e acesso a exemplos de arquétipos e jornadas de heróis na literatura e nas artes. Recursos didáticos, como slides ou vídeos explicativos sobre arquétipos de personagens e a jornada do herói, também serão úteis para a fundamentação teórica da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula