Criação de Personagens: A Jornada do Herói e do Vilão

Desenvolvida por: Márcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Literatura e Expressão Artística

Nessa atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio são convidados a mergulhar no fascinante mundo da criação de personagens, explorando as nuances que separam heróis de vilões. Através de uma abordagem introdutória sobre arquétipos de personagens e os elementos constituintes da jornada do herói, os estudantes serão estimulados a desenvolver suas próprias criações, considerando as motivações, conflitos internos e externos, e como estes elementos se entrelaçam para definir seus papéis no espectro moral. Trabalhando individualmente ou em pequenos grupos, eles terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos para dar vida a personagens únicos. Esta atividade não apenas promove o desenvolvimento de habilidades narrativas e criativas, mas também instiga uma reflexão profunda sobre ética e moralidade. As criações finais serão compartilhadas com a turma, seja por meio de apresentações orais ou ilustrações, permitindo que os alunos exploram e compreendam a complexidade dos personagens e a dualidade moral que os define.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam e aprimorem habilidades relacionadas à compreensão e criação literária, bem como incentivar a expressão artística por meio da escrita e do desenho. Almeja-se também fomentar a habilidade de análise crítica, estimulando os estudantes a explorar a complexidade dos temas de bem e mal e como estes são representados na literária e nas artes. Visamos promover um ambiente em que a criatividade, a reflexão ética e moral e a capacidade de articulação e expressão de ideias sejam valorizadas e desenvolvidas.

  • Desenvolver habilidades narrativas e criativas na criação de personagens.
  • Compreender os arquétipos de personagens e a jornada do herói na literatura.
  • Refletir sobre a dualidade moral do bem e do mal através da análise de personagens.
  • Aprimorar a capacidade de trabalhar colaborativamente em grupos.
  • Estimular a capacidade crítica e ética dos estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar situações de produção e circulação de discursos em suas condições específicas, considerando os contextos de produção e circulação, os interlocutores, os objetivos, os gêneros textuais mobilizados e as temáticas abordadas.
  • EM13LP19 - Utilizar, ao produzir textos, mecanismos de coesão e coerência discursiva adequados ao gênero e observando a situação comunicativa.
  • EM13ART01 - Analisar e experimentar, em projetos temáticos, os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, plano, volume, cor, textura, luz e sombra, movimento, ritmo), considerando seu papel expressivo em diferentes contextos de produção e fruição e em diferentes culturas e períodos históricos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a teoria literária sobre arquétipos de personagens, em particular a jornada do herói, assim como fundamentos de narrativa que incluem construção de enredo, desenvolvimento de personagens e a temática do bem contra o mal. Será abordada também uma introdução à expressão artística, permitindo que os alunos explorarem as representações visuais de seus personagens e histórias. O intuito é proporcionar uma compreensão abrangente sobre como elementos literários e artísticos podem ser combinados para criar narrativas ricas e complexas.

  • Arquétipos de personagens na literatura
  • A jornada do herói
  • Construção de enredo e desenvolvimento de personagem
  • Dualidade do bem e mal e sua representação na arte e literatura
  • Introdução à expressão artística e visual

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade será baseada na aplicação da metodologia ativa, focando na participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Iniciaremos com uma breve explanação teórica sobre os conceitos-chave, seguida de um período de brainstorming em grupos ou individualmente, para a concepção de personagens. Os alunos serão encorajados a discutir suas ideias uns com os outros, utilizando desenhos, esquemas ou quaisquer outros recursos visuais que auxiliem no desenvolvimento de suas criações. As etapas finais envolverão a preparação e a apresentação dos personagens criados, promovendo o compartilhamento de ideias e feedback entre os alunos.

  • Introdução teórica aos conceitos chave
  • Brainstorming para concepção de personagens
  • Desenvolvimento de personagens em pequenos grupos ou individualmente
  • Preparação e compartilhamento das criações com a turma
  • Feedback e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos de arquétipos de personagens e a jornada do herói, seguida de uma sessão de brainstorming para o desenvolvimento de ideias. Na segunda aula, os alunos deverão finalizar o desenvolvimento de seus personagens e preparar suas apresentações ou ilustrações para compartilhar com a classe.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início do desenvolvimento de personagens
  • Aula 2: Finalização e compartilhamento das criações dos alunos

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da análise das criações dos alunos, considerando a originalidade, a profundidade da análise dos conceitos de bem e mal, e a capacidade de articular criativamente suas ideias através do personagem criado. Será considerada também a participação no processo de feedback, evidenciando a habilidade de trabalhar em grupo e de aplicar as críticas construtivas recebidas. A capacidade de expressar as motivações, conflitos internos e externos, e a coerência de suas narrativas com os conceitos discutidos serão elementos chave na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário acesso a materiais de arte, como papel, lápis, canetas coloridas e/ou tintas, permitindo que os alunos expressem visualmente suas criações de personagens. Além disso, recomenda-se o uso de computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisas complementares e acesso a exemplos de arquétipos e jornadas de heróis na literatura e nas artes. Recursos didáticos, como slides ou vídeos explicativos sobre arquétipos de personagens e a jornada do herói, também serão úteis para a fundamentação teórica da atividade.

  • Materiais de arte (papel, lápis, canetas coloridas, tintas)
  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Slides ou vídeos sobre arquétipos de personagens e jornada do herói

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