Nesta atividade, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão incentivados a desenvolver e aprimorar suas habilidades de escrita criativa, reflexão crítica e empatia, através da composição de relatos em primeira pessoa baseados em experiências fictícias inspiradas em temas atuais de grande relevância, como meio ambiente, saúde mental e tecnologia. Após a construção dos textos, os alunos participarão de uma roda de debate, um espaço de partilha e discussão, onde apresentarão seus relatos e debaterão sobre as mensagens, emoções e impactos que suas histórias podem provocar nos leitores. O debate será estruturado de modo a enfatizar o poder narrativo em primeira pessoa na geração de empatia e conexão entre os indivíduos. Esse método permitirá não apenas a expressão pessoal criativa, mas também o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral, escuta ativa e capacidade de argumentação.
O propósito desta atividade é multifacetado: busca-se não apenas estimular nos alunos o desenvolvimento de competências lingüísticas e literárias, através da prática da escrita criativa, mas também promover uma reflexão crítica sobre questões atuais relevantes. Além disso, visa-se fortalecer a capacidade de empatia e de conexão humanas, essenciais para a formação cidadã, por meio de narrativas que toquem e sensibilizem. Ao fim, espera-se que os alunos sejam capazes de expressar ideias complexas de modo criativo e reflexivo, usando a narração em primeira pessoa como ferramenta para tecer relatos que inspirem, mobilizem e provoquem reflexões profundos nos leitores e ouvintes.
O conteúdo programático abarcará técnicas de escrita criativa, estratégias para construção de narrativas em primeira pessoa e debates estruturados. Os alunos aprenderão a explorar diversos temas atuais e relevantes, aplicando-os no desenvolvimento de suas histórias, e a utilizar a escrita como meio de expressão e reflexão. Além disso, será oferecida uma formação em habilidades comunicacionais e de escuta, fundamentais para o sucesso da roda de debates, incentivando o compartilhamento de pontos de vista e experiências pessoais de forma respeitosa e construtiva.
A metodologia ativa a ser empregada nesta atividade é a da roda de debate. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos de escrita criativa e construção de narrativas em primeira pessoa, por meio de exemplos e exercícios práticos. Após a fase de escrita, a roda de debate será organizada, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar seu relato e participar ativamente nas discussões. Esta metodologia promove um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo, permitindo aos alunos não apenas aprimorar suas habilidades linguísticas, mas também exercitar a empatia, a escuta ativa e o respeito pelas diferentes perspectivas.
A atividade terá uma carga horária total de 4 horas, distribuídas em quatro etapas principais ao longo das aulas. Cada etapa foi planejada para garantir o desenvolvimento progressivo das habilidades e objetivos propostos.
A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos, tais como a criatividade e originalidade dos relatos escritos, a capacidade de envolver os ouvintes durante a apresentação, a participação ativa e respeitosa na roda de debates, e a capacidade de reflexão crítica demonstrada. Um sistema de avaliação qualitativa será empregado para fornecer um feedback construtivo aos alunos, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Adicionalmente, a capacidade de escuta ativa e de argumentação também será considerada durante o debate, incentivando assim o desenvolvimento holístico das habilidades comunicativas dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como sala de aula apropriada para acolher uma roda de debates, material didático com orientações sobre técnicas de escrita criativa, e exemplos de narrativas em primeira pessoa. Adicionalmente, será útil dispor de um quadro branco ou flip chart para anotações durante os debates, além de acessos a artigos e recursos online sobre os temas atuais propostos para inspiração dos relatos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula