Nesta atividade dinâmica e interativa, objetiva-se aproximar os estudantes de primeiro ano do Ensino Médio à temática do Trovadorismo, enfocando suas características literárias e poéticas, e promover uma conexão distinta com a cultura contemporânea, especialmente na música popular brasileira. Através da análise de estruturas poéticas e temáticas, os alunos terão a oportunidade de explorar como a essência trovadoresca ainda ressoa na modernidade. A atividade iniciará com uma apresentação abrangente sobre o Trovadorismo, destacando seus principais aspectos. Posteriormente, em grupos, os estudantes selecionarão músicas brasileiras contemporâneas que, de alguma forma, possam se conectar à essência trovadoresca, seja pela estrutura poética ou temática. Utilizando a metodologia ativa, cada grupo fará uma análise comparativa entre as músicas selecionadas e os poemas trovadorescos tradicionais, identificando semelhanças, diferenças e possíveis influências. Essa jornada culminará numa rica partilha de análises e reflexões, reforçando o entendimento de como o Trovadorismo se perpetua, se transforma e continua relevante na cultura brasileira atual.
O propósito principal desta atividade é desenvolver nos alunos uma apreciação crítica sobre a continuidade e transformação das formas artísticas e literárias ao longo da história, com um foco especial no Trovadorismo e sua manifestação na música popular brasileira atual. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas e críticas, consigam estabelecer conexões entre diferentes períodos histórico-culturais e expressem suas ideias de forma articulada e fundamentada.
Este plano de aula abrange o estudo do Trovadorismo, sua influência e relações com a cultura brasileira, especialmente no âmbito da música popular. Por meio de uma metodologia ativa, impulsiona os alunos a se engajarem ativamente no processo de aprendizagem, estimulando a análise crítica e a capacidade de estabelecer analogias entre conceitos históricos e manifestações culturais contemporâneas.
A metodologia ativa será aplicada para engajar os alunos de forma participativa. Iniciará com uma breve apresentação pelo professor, seguida de atividades em grupo para a seleção e análise de músicas brasileiras contemporâneas. O foco estará em promover a análise crítica, a colaboração e o pensamento reflexivo por meio de discussões orientadas e partilha de insights entre os grupos.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, serão abordados os conceitos básicos do Trovadorismo e a metodologia de análise. A segunda aula será dedicada à apresentação dos trabalhos e discussão em grupo.
A avaliação será baseada no envolvimento ativo dos alunos durante as discussões, na profundidade e acurácia das análises comparativas apresentadas, e na habilidade de estabelecer conexões significativas entre os temas trovadorescos e a música contemporânea brasileira. Serão valorizadas a criatividade e originalidade nas escolhas e interpretações das músicas, assim como a capacidade de trabalhar em equipe e articulação durante as apresentações.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a um acervo diversificado de música popular brasileira, ferramentas digitais para a apresentação dos trabalhos (como projetor ou computadores), e textos selecionados que abordem o Trovadorismo e sua influência na cultura brasileira. Ferramentas de colaboração online também podem ser úteis para facilitar o trabalho em grupo.
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