Criando Histórias com IA e Hipérboles

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Figuras de Linguagem em Contos

Esta atividade prática visa explorar a criatividade dos alunos do 1º ano do Ensino Médio na escrita de histórias ou contos, focalizando no uso da hipérbole como figura de linguagem. Utilizando uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), os estudantes terão a oportunidade de receber feedback instantâneo sobre suas composições, estimulando a reflexão sobre a utilização eficaz das figuras de linguagem para tornar seus textos mais expressivos e envolventes. A atividade promoverá o aprimoramento da escrita criativa, o entendimento teórico e prático de figuras de linguagem, especialmente a hipérbole, além de oferecer um espaço para análise crítica e colaboração entre os alunos. Ao concluir a escrita, os contos serão compartilhados em grupos, permitindo a apreciação coletiva e a votação dos trabalhos que melhor exemplificarem o uso criativo e significativo da hipérbole. Esta proposição não apenas alavanca a competência linguística dos estudantes como também fomenta um ambiente de aprendizagem ativo, crítico e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são envolver os alunos na prática da escrita criativa, utilizando hipérboles de forma significativa e inovadora. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de análise crítica e aprimoramento de textos, compreendendo profundamente o papel e o impacto das figuras de linguagem em narrativas. Além disso, estimulará a colaboração e a comunicação entre pares, promovendo um ambiente interativo de feedback construtivo e aprendizado coletivo. Através da ferramenta de IA para revisão instantânea, os estudantes também ganharão insights sobre como melhorar suas produções textuais, enriquecendo seu repertório linguístico e expressivo.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa com uso de hipérboles.
  • Analisar o uso eficaz de figuras de linguagem em textos.
  • Promover análise crítica e capacidade de revisão colaborativa entre os alunos.
  • Utilizar tecnologia para aprimoramento da produção textual.
  • Fomentar um ambiente de aprendizagem interativa e engajadora.

Conteúdo Programático

A atividade integra o estudo de figuras de linguagem, com enfoque nas hipérboles, dentro da disciplina de Linguagens. Abordaremos conceitos teóricos sobre figuras de linguagem, seguidos pela prática de escrita, revisão e compartilhamento de textos criativos. A inserção de ferramentas de IA para feedback textual propõe um diálogo entre tecnologia educacional e as práticas de linguagem, almejando não apenas o aprimoramento da escrita mas também o desenvolvimento de competências analíticas e colaborativas entre os alunos.

  • Definição e função das figuras de linguagem, com ênfase na hipérbole.
  • Técnicas de escrita criativa para elaboração de contos e histórias.
  • Revisão e feedback de textos utilizando ferramentas de IA.
  • Dinâmicas de leitura e compartilhamento em grupos.
  • Critérios de análise e votação para seleção dos melhores textos.

Metodologia

Empregando a metodologia Atividade Mão-na-massa, essa iniciativa irá imergir os alunos no processo de aprendizado através da prática direta. Após uma introdução teórica sobre hipérboles, eles serão incentivados a escrever seus próprios textos, utilizando uma ferramenta de IA para obter feedback imediato e orientações sobre aprimoramentos. O intercâmbio de textos para leitura em grupos e a votação posterior promovem o engajamento ativo e a análise crítica entre os participantes, incentivando um ciclo de aprendizado onde a teoria e a prática se complementam dinamicamente.

  • Breve explanação teórica sobre figuras de linguagem.
  • Escrita individual de contos com aplicação de hipérboles.
  • Utilização de ferramenta de IA para feedback instantâneo.
  • Compartilhamento e leitura dos textos em grupos.
  • Votação e discussão sobre os melhores usos de hipérboles nos textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2 aulas de 50 minutos. A primeira aula focará na introdução teórica das hipérboles e início da escrita dos contos. A segunda aula será dedicada à conclusão da escrita, uso da ferramenta de IA, compartilhamento em grupos e votação.

  • Aula 1: Introdução às hipérboles e início da escrita dos contos.
  • Aula 2: Conclusão da escrita, revisão com IA, compartilhamento e votação.

Avaliação

A avaliação considerará a criatividade, o uso adequado e inovador de hipérboles nos textos, bem como a capacidade de revisão e aprimoramento com base no feedback da IA. O engajamento nas discussões grupais e na análise crítica dos contos compartilhados também serão critérios importantes. A participação na votação dos melhores textos contribuirá para a nota final, incentivando uma avaliação coletiva e reflexiva sobre os trabalhos apresentados. Exemplos de excelência em cada critério específico serão fornecidos para orientar os alunos na busca pela qualidade e inovação em suas produções.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer acesso à internet para utilização da ferramenta de IA para feedback de escrita. Além disso, serão disponibilizados materiais de apoio sobre figuras de linguagem e técnicas de escrita criativa. O uso de quadro branco ou digital é recomendado para a explanação teórica inicial e para anotações gerais ao longo da atividade. Será necessário dispor de um ambiente online que permita a fácil circulação e compartilhamento dos textos entre os alunos.

  • Acesso à ferramenta de IA para revisão de texto.
  • Materiais didáticos sobre figuras de linguagem.
  • Quadro branco ou digital para notas e explanações.
  • Plataforma online para compartilhamento de textos e votação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo