Na atualidade, destaca-se a necessidade de abordar temáticas sociais relevantes por meio de ferramentas e abordagens inovadoras no ambiente educacional. O objetivo desta atividade é encorajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a engajar-se ativamente na luta antirracista utilizando as tecnologias digitais. Através da criação de uma campanha de conscientização antirracista, os estudantes irão aplicar conhecimentos adquiridos tecnológicos e comunicacionais, além de desenvolver uma compreensão mais profunda sobre o racismo e suas consequências na sociedade. O projeto engloba a pesquisa sobre iniciativas antirracistas bem-sucedidas, a elaboração de propostas criativas em formatos digitais diversos - como vídeos, infográficos, blogs, e postagens em mídias sociais - e a apresentação das campanhas, que será seguida de discussão em classe sobre sua eficácia e impacto. Este processo não apenas fortalece habilidades digitais e de comunicação, mas também promove valores indispensáveis de respeito, empatia e conscientização social.
Os objetivos desta atividade envolvem promover a compreensão crítica sobre o racismo e como ele permeia diferentes aspectos da sociedade, além de capacitar os alunos a utilizar as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para advocacia social e expressão. Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe também é central, uma vez que as campanhas serão elaboradas em grupos. Espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de pesquisa e análise crítica, identificando campanhas antirracistas significativas e refletindo sobre os elementos que contribuem para sua eficácia. A atividade visa igualmente incentivar a criatividade e inovação, desafiando os alunos a pensarem em soluções originais que possam capturar a atenção do público e promover a conscientização e mudança.
A atividade integra conceitos de educação midiática e educação antirracista, enfatizando a importância da utilização consciente das mídias digitais para promoção dos direitos humanos e combate ao racismo. Abordará conteúdos relacionados à história do racismo, teorias da comunicação e marketing social, bem como uso de tecnologias e plataformas digitais para campanhas de conscientização. Este conteúdo busca fomentar a reflexão sobre como cada indivíduo e grupo pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária através da comunicação e ação social.
Adotaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a realizarem pesquisas preliminares como preparação. Em sala de aula, serão formados grupos para discussão das pesquisas e planejamento das campanhas. A atividade prática incluirá a criação de conteúdos digitais, utilizando ferramentas e plataformas online. As sessões serão altamente interativas, com o professor atuando como facilitador, orientando as pesquisas, estimulando a reflexão crítica e apoiando o desenvolvimento das campanhas. A colaboração entre os alunos será essencial, promovendo um ambiente de aprendizado coletivo e construtivo.
A atividade será desenvolvida em um total de 3 aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Iniciará com a apresentação do projeto e orientações para a pesquisa independente, seguida pela formação de grupos e discussão dos temas pesquisados. As duas últimas aulas serão dedicadas ao desenvolvimento das campanhas e sua apresentação, respectivamente. Esta distribuição temporal é projetada para permitir uma imersão profunda no tema, ao mesmo tempo em que fornece espaço suficiente para a criação colaborativa e refinamento das campanhas.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, criatividade, originalidade e eficácia da campanha, além da capacidade de trabalho em equipe. Serão avaliados critérios como compreensão e aplicação dos temas estudados, uso adequado e inovador das ferramentas digitais, e a qualidade da apresentação. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, focando nos pontos fortes e áreas para melhoria. A participação individual e contribuição para o projeto em equipe também será considerada, estimulando o engajamento e responsabilidade compartilhada.
Para a realização deste projeto, será necessário o acesso a computadores com conexão à internet, softwares de edição de vídeo, imagem e som, além de plataformas de mídias sociais e de hospedagem de blogs. Recursos adicionais incluem acesso a bibliotecas digitais e bancos de dados para pesquisa, bem como guias e tutoriais sobre produção de conteúdo digital. Estes materiais e ferramentas serão essenciais tanto na fase de pesquisa quanto na produção das campanhas, proporcionando aos alunos uma vasta gama de opções para expressar suas ideias de forma criativa e impactante.
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