Criando Universos: Workshop de Narrativas Multimodais

Desenvolvida por: Ariadn… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Narrativas Multimodais

Neste dinâmico workshop de narrativas multimodais, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar na arte de contar histórias combinando diferentes formas de expressão como texto, imagem e som. A atividade visa não apenas promover a criatividade e a expressão individual, mas também desenvolver competências críticas no que diz respeito à compreensão e produção de discursos multimodais. Os participantes serão introduzidos aos conceitos de storyboard, escrita criativa, e produção de conteúdo multimídia, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativa. Através do desenvolvimento de pequenas histórias ou campanhas que refletem temas de interesse pessoal ou coletivo, os alunos aplicarão o que aprenderam em um projeto concreto, utilizando variadas modalidades semióticas. Este workshop não só capacita os estudantes como criadores de conteúdo numa sociedade cada vez mais digital, mas também como críticos reflexivos dos diversos discursos que circulam em seu cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

O workshop 'Criando Universos: Workshop de Narrativas Multimodais' foca em habilidades chave para o século XXI, visando o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos alunos diante dos diversos discursos em mídias variadas, bem como a habilidade de criar conteúdo significativo e reflexivo. Serão abordados conceitos fundamentais das semioses e da produção multimídia, equipando os alunos com as ferramentas necessárias para comunicarem suas próprias histórias e mensagens de forma eficaz. Ao fomentar a colaboração, a atividade também promove a habilidade de trabalhar em equipe, crucial para o ambiente acadêmico e profissional futuro dos estudantes.

  • Compreender os fundamentos da narrativa multimodal e sua aplicação na criação de conteúdo.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e produção de storyboard.
  • Produzir conteúdos que combinem diversas semioses, como texto, imagem e som.
  • Analisar criticamente discursos multimodais, identificando ideologias e preconceitos.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração em projetos de grupo.

Conteúdo Programático

O conteúdo do workshop abrange desde a introdução aos conceitos básicos de semioses e narrativas multimodais até a prática de produção de conteúdo multimídia. Os alunos serão instigados a explorar diferentes formas de expressão através de atividades práticas que integram escrita, imagem, e som, consolidando seu entendimento sobre como esses elementos podem ser combinados para comunicar ideias de forma eficaz e criativa.

  • Introdução às semioses e narrativas multimodais
  • Fundamentos de escrita criativa e storyboard
  • Técnicas de produção de conteúdo multimídia
  • Análise crítica de discursos em mídias diversas
  • Prática de projeto: Criação de histórias/campanhas multimodais

Metodologia

O workshop será conduzido através de uma abordagem que mistura metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão instigados a explorar e aprender de forma autônoma, mas com o suporte e direcionamento necessários. As atividades práticas, que incluem a criação de storyboards e conteúdos multimídia, promoverão a aplicação dos conceitos estudados de forma criativa e colaborativa.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos, totalizando duas horas de duração. A primeira sessão focará na introdução dos conceitos e no início da produção dos projetos. A segunda sessão será dedicada à finalização dos projetos e à apresentação para os colegas, permitindo o compartilhamento de ideias e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao workshop e início do desenvolvimento de projetos
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos projetos

Avaliação

A avaliação dos projetos será baseada em critérios como criatividade, coerência na combinação das semioses, clareza na comunicação da ideia ou tema escolhido, e a habilidade de análise crítica demonstrada nas discussões e reflexões sobre os trabalhos produzidos. A participação ativa no processo de criação colaborativa e nas rodas de debate também será considerada, valorizando o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de trabalho em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à Internet, computadores ou tablets com softwares de edição de texto e imagem, além de materiais para produção de storyboard (papel, canetas, marcadores). Recursos audiovisuais como câmeras e gravadores de áudio também serão importantes para a produção de conteúdos multimídia mais elaborados.

  • Computadores ou tablets
  • Software de edição de texto e imagem
  • Materiais para storyboard
  • Câmeras e gravadores de áudio
  • Acesso à Internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo