Crônica da Vida

Desenvolvida por: Kalyan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Análise e Reflexão sobre Crônicas

A aula 'Crônica da Vida' tem como propósito promover a compreensão e reflexão crítica sobre situações cotidianas por meio do gênero textual crônica. Inicialmente, os alunos leem uma crônica selecionada que aborda temas relevantes do cotidiano. Após a leitura, há uma discussão guiada para que os estudantes possam relacionar o conteúdo da crônica com suas experiências pessoais e os impactos sociais. Essa etapa busca estimular habilidades de análise crítica e expressão oral. Em seguida, o professor apresenta as características do gênero crônica, explicando sua relação com o tipo textual narrativo. Para concluir a atividade, os alunos recebem diferentes exemplos de crônicas e são incentivados a identificar suas estruturas e refletir sobre os temas abordados, promovendo o desenvolvimento de habilidades interpretativas e de análise textual. A atividade visa não apenas o entendimento teórico do gênero, mas também a aplicação prática de conceitos em situações reais de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca promover o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e reflexiva, incentivando os alunos a identificar e analisar o impacto das escolhas narrativas na construção de sentidos em textos do gênero crônica. Além disso, busca-se ampliar a compreensão sobre a estrutura e características do texto narrativo, capacitando os alunos a diferenciar crônicas de outros textos narrativos por meio da análise de temas e estrutura.

  • Promover a leitura crítica e compreensão das crônicas.
  • Estimular a reflexão sobre o impacto de escolhas narrativas.
  • Identificar e analisar a estrutura e características do gênero crônica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é estruturado para oferecer aos alunos ferramentas teóricas e práticas para a compreensão e análise do gênero crônica, abordando sua estrutura, temáticas e a relação com o texto narrativo em geral. Ao longo das atividades, os alunos são expostos a diferentes exemplares de crônicas, refletindo sobre as escolhas dos autores e seus efeitos na construção de sentido.

  • Conceito de crônica e suas características.
  • Estrutura do texto narrativo.
  • Relação entre a crônica e o cotidiano.
  • Análise de temas e linguagem na crônica.

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas e atividades práticas de leitura e análise de textos são metodologias centrais nesta atividade. Inicialmente, a aula iniciará com a leitura de uma crônica, seguida de discussões em grupo para fomentar o pensamento crítico. Posteriormente, haverá uma explicação teórica sobre o gênero, complementada com a análise de exemplos, possibilitando um aprendizado significativo e ativo.

  • Leitura e discussão guiada.
  • Exposição dialogada sobre o gênero crônica.
  • Análise e reflexão em grupo de crônicas selecionadas.

Aulas e Sequências Didáticas

Apesar do tempo restrito, o cronograma foi organizado para garantir que todos os momentos pedagógicos planejados sejam efetivos. A primeira parte do encontro estará voltada para a leitura e discussão da crônica, enquanto a segunda parte será dedicada à explicação teórica com exemplos práticos para análise.

  • Aula 1: Leitura e discussão de uma crônica selecionada (25 minutos)
  • Aula 1.2: Explicação teórica sobre o gênero crônica e análise de exemplos (25 minutos)

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma contínua durante a aula, a partir da participação dos alunos nas discussões e na análise das crônicas. Será observada a capacidade de interpretação, argumentação e conexão das temáticas com o cotidiano. Os alunos podem, por exemplo, serem solicitados a escrever um breve parágrafo sobre o tema de uma crônica analisada, identificando suas principais características e o impacto percebido; isso possibilita o professor avaliar a compreensão individual do aluno sobre o gênero e suas nuances temáticas e estruturais.

Materiais e ferramentas:

Para que a atividade atinja seus objetivos, é essencial a disponibilidade de materiais adequados e o suporte de recursos tecnológicos que facilitem o acesso e análise das crônicas, garantindo uma interação rica entre aluno e texto.

  • Textos de crônicas selecionados.
  • Quadro e pincéis para exposição.
  • Projetor multimídia para exibição de exemplos de crônicas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo