Debate de Gênios: Desvendando Tesouros Literários

Desenvolvida por: Roniva… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e Produção Textual

Nesta aula intitulada 'Debate de Gênios: Desvendando Tesouros Literários', os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar na análise crítica e produção de textos a partir de um debate estruturado. Divididos em grupos, os alunos selecionarão um clássico da literatura mundial, que explorará temas e contextos históricos significativos. Cada grupo analisará a obra escolhida, defendendo seus argumentos de forma coerente e embasada durante o debate. Essa atividade propiciará o desenvolvimento da leitura crítica, da argumentação estruturada e da habilidade de contrapor ideias, estimulando o pensamento crítico e a compreensão de eventos históricos e sociais. Ao final do debate, os alunos registrarão suas reflexões e conclusões em um texto dissertativo-argumentativo, exercitando a habilidade de sintetizar suas ideias e percepções em um formato escrito.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula visam capacitar os alunos a desenvolver competências essenciais para a interpretação e produção textual, além de fomentar habilidades de diálogo e argumentação. A atividade proporcionará aos estudantes a oportunidade de integrar diversas competências, como a leitura crítica de textos, a capacidade de análise e síntese de informações e a habilidade de estruturar argumentos coerentes. Através da escolha e estudo de clássicos literários, o objetivo é também ampliar o repertório cultural e histórico dos alunos, permitindo-lhes compreender as obras dentro de seus contextos sócio-históricos. A produção de um texto reflexivo após o debate também incentivará os alunos a organizarem suas ideias de forma coesa e a desenvolverem uma escrita mais habilidosa e eficaz.

  • Incentivar a leitura crítica e a argumentação coerente.
  • Desenvolver habilidades de produção textual dissertativo-argumentativa.
  • Estimular a compreensão dos contextos históricos das obras literárias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG204: Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.
  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • EM13LP25: Participar de reuniões na escola (conselho de escola e de classe, grêmio livre etc.), agremiações, coletivos ou movimentos, entre outros, em debates, assembleias, fóruns de discussão etc., exercitando a escuta atenta, respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma fundamentada, respeitosa e ética diante da apresentação de propostas e defesas de opiniões, usando estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento, detalhamento, fazer referência direta ou retomar a fala do outro, parafraseando-a para endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la), considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a interpretação de textos literários clássicos, a análise de contextos históricos e a produção textual no formato dissertativo-argumentativo. Através de debates, os alunos praticarão a argumentação e a escuta ativa, habilidades fundamentais para a compreensão crítica de eventos históricos e sociais destacados nas obras literárias. O enfoque na interpretação literária almeja enriquecer o viés cultural e histórico dos estudantes, enquanto a produção escrita demandará síntese e organização das ideias apresentadas e discutidas no debate, consolidando-se como uma prática relevante para o desenvolvimento das capacidades de análise e escrita.

  • Análise de clássicos da literatura.
  • Contexto histórico das obras literárias.
  • Produção de texto dissertativo-argumentativo.

Metodologia

A metodologia nesta atividade se fundamenta no uso de debates regrados como uma ferramenta para promover o diálogo crítico e a argumentação. Ao engajar os alunos em discussões estruturadas, há um incentivo à prática da escuta ativa e do respeito aos turnos de fala, habilidades intrinsecamente ligadas à construção de um discurso fundamentado e reflexivo. A escolha de metodologias que integram a análise de clássicos literários também se alinha com o objetivo de promover o envolvimento dos alunos em uma aprendizagem significativa, contextualizando os conhecimentos adquiridos e possibilitando uma conexão com o mundo real através dos contextos históricos discutidos. Além disso, a etapa de produção textual após o debate estimulará a habilidade de organização e expressão escrita coerente.

  • Utilização de debates regrados para desenvolver argumentação.
  • Análise crítica de textos literários clássicos.
  • Produção de texto reflexivo pós-debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será desenvolvido em uma única aula de 60 minutos, permitindo que os alunos explorem profundamente o processo de debate e produção textual. A aula será dividida em etapas organizadas, começando com a apresentação e escolha dos clássicos literários, seguida pela preparação e discussão em grupo, e culminando no debate regrado. Posteriormente, haverá tempo dedicado ao registro das percepções em um texto reflexivo, consolidando a aprendizagem através da escrita. Este formato permitirá que os alunos experimentem uma compreensão holística dos conteúdos, integrando conhecimento e prática de forma coesa e organizada no tempo disponível.

  • Aula 1: Introdução ao debate, preparação dos grupos, discussão, debate regrado e produção textual.
  • Momento 1: Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos a importância do debate como ferramenta de aprendizado. Destaque como o debate promove o desenvolvimento da leitura crítica e da capacidade argumentativa. Dê um panorama geral do que será abordado durante a atividade, certificando-se de que todos compreendem o objetivo de analisar um clássico literário e debater suas temáticas.

    Momento 2: Formação e Preparação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de maneira equilibrada. Permita que escolham ou sorteiem a obra literária a ser analisada por cada grupo. Incentive os alunos a investigarem previamente o contexto histórico e os principais temas da obra. Oriente-os a se concentrarem em um ou dois argumentos principais a serem defendidos no debate.

    Momento 3: Discussão nas Equipes e Planejamento do Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos grupos para discutirem internamente e organizarem suas ideias e argumentos. Ajude-os a estabelecer uma estrutura clara para o debate (introdução, desenvolvimento, conclusão) e a alinhar quem será responsável por cada parte. É importante que cada grupo elabore perguntas ou contraplano para possíveis objeções que possam enfrentar durante o debate.

    Momento 4: Debate Regrado (Estimativa: 15 minutos)
    Organize o debate, garantindo que cada grupo tenha seu tempo de fala respeitado. Estabeleça regras claras de tempo e respeito durante as exposições. Durante este momento, avalie a clareza, coesão e fundamentação dos argumentos apresentados, oferecendo interferências pontuais para reorientar ou estimular discussões mais aprofundadas quando necessário.

    Momento 5: Produção Textual (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula pedindo que cada aluno registre suas reflexões pessoais sobre o debate em um texto dissertativo-argumentativo. Reforce a importância de sintetizar as ideias discutidas preservando a coerência e os argumentos abordados. Este texto servirá de base para a avaliação da habilidade individual de produção textual argumentativa e sintética.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar a inclusão e acessibilidade, permita que os alunos se expressem de diferentes formas durante o debate, como por exemplo, utilizando recursos gráficos ou tecnólogos. Ofereça apoio individualizado quando necessário e desenvolva uma atmosfera encorajadora para que todos se sintam confortáveis para participar, respeitando o ritmo e a forma de expressão de cada um. É importante que você incentive a empatia entre os alunos, para que eles saibam apoiar e ouvir uns aos outros.

Avaliação

Para a avaliação desta atividade, serão utilizados múltiplos métodos para garantir uma análise completa das habilidades desenvolvidas pelos alunos. A avaliação formativa ocorrerá durante o debate, onde o professor observará a participação, coesão e coerência dos argumentos dos alunos. Critérios específicos incluirão clareza de comunicação, fundamentação dos argumentos e respeito aos turnos de fala. Exemplos práticos de aplicação desta avaliação podem incluir a atribuição de notas pela capacidade de argumentação, pela interação respeitosa e pela relevância das informações apresentadas. Também será oferecido feedback construtivo para apoiar o progresso contínuo dos alunos, destacando tanto os pontos fortes quanto as áreas para melhoria. Adaptações nos critérios poderão ser realizadas para considerar as necessidades específicas de cada grupo de alunos, com foco na criação de um ambiente inclusivo e colaborativo.

  • Avaliação formativa durante o debate.
  • Critérios: Clareza, coesão, fundamentação, respeito no turno de fala.
  • Feedback construtivo pós-atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais impressos e digitais que facilitem a pesquisa e a preparação dos debates, como acesso a trechos selecionados das obras literárias e artigos de apoio sobre os contextos históricos. Além disso, será necessária a presença de um local que permita a disposição dos alunos em círculos ou semicírculos, facilitando a dinâmica do debate. Dispositivos tecnológicos poderão ser utilizados para pesquisas rápidas ou para o registro das reflexões finais dos alunos. Estes recursos foram escolhidos para maximizar o engajamento e a compreensão dos conteúdos pela turma, utilizando métodos que se alinham com os objetivos pedagógicos de forma relevante e acessível.

  • Trechos selecionados dos clássicos literários.
  • Artigos de apoio sobre contextos históricos.
  • Espaço físico apropriado para debates.
  • Dispositivos tecnológicos para pesquisa e registro.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a importância das estratégias de inclusão e acessibilidade no ambiente educacional, tendo em vista as demandas que professores enfrentam em seu dia a dia. Para esta aula, propomos recomendações práticas e economicamente viáveis para garantir a total participação dos alunos. Como não há condições ou deficiências específicas relatadas na turma, as estratégias gerais incluem a atenção às diferentes velocidades de aprendizado, permitindo tempos adicionais, quando necessários, durante as atividades de produção textual. Utilizar materiais visuais e audiovisuais pode enriquecer a compreensão e facilitar o engajamento de todos os alunos. Promover a integração e o estímulo ao trabalho em equipe, assegurando que todos os alunos tenham voz ativa durante o debate, também são medidas que podem contribuir para um ambiente inclusivo e acessível, respeitando e valorizando a diversidade da sala de aula.

  • Ajustes de tempo para atividades, se necessário.
  • Uso de materiais visuais e audiovisuais.
  • Incentivo à participação equitativa no debate.

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