Esta atividade tem o objetivo de fazer com que os alunos do 1º ano do Ensino Médio explorem de maneira crítica e reflexiva o tema 'Cyberbullying', utilizando-se da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Antes do encontro presencial, os estudantes deverão assistir a vídeos e ler artigos específicos que abordam o tema cyberbullying, com o intuito de formar uma base de conhecimento prévio. Durante a aula, serão divididos em grupos para debater sobre o tema, aplicando conhecimentos sobre coesão e coerência para construir argumentos sólidos baseados nos materiais consumidos. Os debates visam discutir as consequências do cyberbullying e enfatizar a importância de combatê-lo. Por meio desta abordagem, a atividade não apenas desenvolverá habilidades críticas de argumentação e compreensão textual, mas também promoverá a conscientização sobre o impacto das ações online.
O propósito central da atividade é capacitar os alunos a compreender profundamente as consequências do cyberbullying e desenvolver habilidades argumentativas sólidas e eficazes. Utilizando os conhecimentos prévios sobre coesão e coerência textuais, os estudantes serão incentivados a apresentar argumentos com base em evidências e exemplos concretos tirados dos materiais de estudo prévios. Além disso, a atividade busca promover uma discussão construtiva sobre a importância do respeito e da empatia nas interações online, a fim de criar um ambiente digital mais seguro para todos.
O conteúdo programático abrange uma introdução ao cyberbullying, explorando suas definições, formas de manifestação e os efeitos nocivos que pode ter sobre indivíduos e comunidades. Será dado um foco especial à importância da coesão e coerência na construção de discursos argumentativos eficazes, fundamentais para o debate. Além disso, estratégias para combater o cyberbullying e promover uma cultura de respeito e empatia nas redes sociais serão discutidas, visando equipar os estudantes com as ferramentas necessárias para serem agentes de mudança no ambiente digital.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada para encorajar a autodireção e aprofundar o envolvimento dos alunos com o tema. Antes da aula, será exigido dos alunos que assistam a vídeos educativos e leiam artigos sobre cyberbullying. Na sala de aula, os alunos serão agrupados e usarão o conhecimento adquirido para debater, aplicando princípios de coesão e coerência em seus argumentos. Esta abordagem prática permite que os alunos apliquem diretamente o conhecimento teórico em discussões significativas, promovendo uma aprendizagem mais profunda e participativa.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada uma breve revisão dos materiais estudados e a formação dos grupos para o debate. Na segunda aula, os debates acontecerão, seguidos de uma síntese coletiva das principais ideias discutidas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, na qualidade e na coerência dos argumentos apresentados, bem como na capacidade de trabalhar em grupo. Será dada especial atenção à aplicação dos conceitos de coesão e coerência textual na estruturação dos argumentos. Além disso, a reflexão crítica sobre as estratégias de prevenção e combate ao cyberbullying será valorizada. Exemplos de práticas avaliativas incluem a análise de argumentos pelos pares, feedback construtivo do professor e autoavaliação.
Para esta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa prévia de vídeos e artigos, além de materiais para anotação e elaboração dos argumentos durante o debate. A seleção de vídeos educativos e artigos de qualidade sobre o tema cyberbullying será essencial para a fase de preparo dos estudantes antes da aula. Além disso, o uso de um quadro ou projetor para a exibição de informações-chave pode facilitar o debate e a discussão em sala.
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