Debate Dirigido: Da Ideia ao Papel

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Temas da Atualidade

Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo oferecer aos alunos do 1º ano do Ensino Médio a oportunidade de explorar temas da atualidade por meio de um debate estruturado, seguido pela escrita de textos dissertativo-argumentativos. Inicialmente, os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada um receberá um tema previamente selecionado pelo professor, sobre o qual deverão debater, apresentar argumentos a favor ou contra. Isso fomentará não apenas a escuta ativa e o respeito mútuo, mas também apurará suas habilidades argumentativas e críticas. Após a fase de debate, cada estudante será desafiado a elaborar individualmente um texto dissertativo-argumentativo, refletindo sobre os diferentes pontos de vista apresentados durante o debate. O exercício procura, assim, estimular a capacidade analítica dos alunos, suas habilidades de escrita e argumentação, bem como sua capacidade de síntese e reflexão crítica sobre temas atuais.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa desenvolver no aluno a habilidade de argumentar coerentemente e de forma estruturada, bem como incentivar a escuta ativa e o respeito por opiniões divergentes durante um debate. Ao final da atividade, espera-se que os estudantes consigam elaborar textos dissertativo-argumentativos de maneira crítica e reflexiva, integrando diferentes pontos de vista sobre um tema. Além disso, esta atividade promove o desenvolvimento da oratória, capacidade de pesquisa e síntese de informações, habilidades essenciais para o futuro acadêmico e profissional dos alunos.

  • Desenvolver a capacidade de argumentação e contra-argumentação dos alunos.
  • Estimular a escuta ativa e o respeito por diferentes pontos de vista.
  • Fomentar habilidades de pesquisa, síntese de informações e escrita.
  • Promover o entendimento e a reflexão crítica sobre temas da atualidade.

Conteúdo Programático

A atividade se centrará no debate de temas contemporâneos, incentivando a análise crítica e a diversidade de opiniões. Serão abordados métodos para a construção de argumentos sólidos, técnicas de oratória para debates, e orientações para a escrita de textos dissertativo-argumentativos eficazes. O conteúdo será apoiado pelo estudo das estruturas textuais e estratégias retóricas, visando à formação integral dos alunos como pensadores críticos e comunicadores eficientes.

  • Técnicas de debate e oratória.
  • Estrutura de textos dissertativo-argumentativos.
  • Métodos de pesquisa e seleção de argumentos.
  • Respeito às opiniões divergentes e construção do discurso.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade é centrada na participação ativa do aluno ('Mão-na-massa'), fomentando a autoria e a responsabilidade individual e em grupo na construção do conhecimento. Inicia-se com uma breve exposição dos temas e regras do debate, seguida por trabalhos em grupo para pesquisa e formulação de argumentos. O debate em si será moderado com rodadas definidas para garantir a participação equitativa. Por fim, a individualização da aprendizagem ocorre no momento de escrita do texto, em que cada aluno consolida sua compreensão do tema ao integrar as diversas perspectivas discutidas.

  • Exposição introdutória e selecção de temas.
  • Trabalho em grupo para pesquisa e formulação de argumentos.
  • Debate dirigido em sala, com rodadas temáticas.
  • Escrita individual de um texto dissertativo-argumentativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após a exposição dos temas e formação dos grupos, haverá tempo dedicado à pesquisa e preparação para o debate. A segunda aula será destinada ao debate propriamente dito, seguido de um momento para início da redação dos textos, que serão concluídos como tarefa de casa.

  • Aula 1: Introdução, seleção de temas, formação dos grupos e preparação para o debate.
  • Aula 2: Realização do debate e início da elaboração do texto dissertativo-argumentativo.

Avaliação

A avaliação da atividade englobará vários aspectos, tais como a participação ativa e construtiva no debate, a capacidade de argumentação e contra-argumentação, respeito pelo turno e opiniões alheias, além da qualidade da pesquisa realizada. A segunda parte da avaliação será baseada nos textos dissertativo-argumentativos, avaliando a clareza, coerência, coesão, fundamentação dos argumentos e capacidade de síntese dos alunos. Será utilizado um rubrica detalhada que considere estes aspectos, permitindo um feedback construtivo individualizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem acesso a artigos, notícias e fontes de informação variadas sobre os temas da atualidade, disponibilizados pelo professor por meio de plataformas digitais ou em formato físico. Além disso, serão fornecidos materiais de apoio sobre técnicas de debate, estrutura de textos argumentativos e estratégias de pesquisa. O uso de tecnologia, como por exemplo tablets ou laptops, será incentivado para a pesquisa durante a preparação do debate.

  • Acesso a fontes de informação atualizadas (digitais e físicas).
  • Materiais de apoio sobre debate e escrita argumentativa.
  • Tecnologia para pesquisa (tablets, laptops).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo