Nesta atividade, alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos à uma jornada exploratória pelas eras da comunicação humana. Divididos em grupos, terão a missão de investigar como diferentes períodos históricos desenvolveram métodos de comunicação, destacando as funções da linguagem predominantes em cada era. A partir de pesquisas e análises de textos, imagens e outros recursos, cada grupo preparará uma apresentação, levando os achados para uma roda de debate que visa não apenas disseminar conhecimento, mas também desenvolver habilidades críticas em relação à evolução comunicativa. Este processo culminará em uma reflexão coletiva sobre as transições significativas nas formas e funções da comunicação, incentivando os alunos a perceberem a linguagem não apenas como um sistema estático, mas como um fenômeno evolutivo que espelha o contexto histórico e social de seu tempo. Através da metodologia ativa, incluindo atividades mão-na-massa, roda de debate, aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, os alunos serão estimulados a desempenhar um papel ativo no próprio aprendizado, desenvolvendo pesquisa independente, habilidades de interpretação e argumentação.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre como a comunicação humana se desenvolveu ao longo dos tempos, enfatizando a importância das funções da linguagem e como elas refletem o contexto histórico e social de cada período. Visa também desenvolver habilidades críticas, de pesquisa, interpretação de diferentes formatos de textos e imagens, além de capacidades de argumentação e apresentação. Espera-se que os alunos ganhem uma nova perspectiva sobre a comunicação como um fenômeno evolutivo e contextual, promovendo um entendimento mais rico e uma apreciação pela diversidade e complexidade da linguagem humana.
Esta atividade permeia diversos conteúdos, abrangendo a história da comunicação humana, desde as pinturas rupestres à era digital, além de focar nas funções da linguagem e como estas servem para diferentes propósitos em diversos contextos históricos e sociais. Os alunos serão guiados a explorar, de maneira crítica e reflexiva, a maneira como a evolução das formas de comunicação afeta a transmissão de ideias, cultura e valores sociais ao longo do tempo.
A metodologia a ser aplicada envolve uma combinação enriquecedora de abordagens pedagógicas ativas, incluindo Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Começaremos com uma sessão de Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão o compromisso de explorar materiais preliminares sobre o tema. Segue-se a Atividade Mão-na-massa, com grupos realizando pesquisas profundas sobre seus respectivos períodos históricos. A Aprendizagem Baseada em Projetos orientará a síntese das descobertas em apresentações, culminando em uma Roda de Debate para partilhar insights, fomentando a reflexão e o pensamento crítico.
O cronograma da atividade é estruturado em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos e começarão suas pesquisas. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à roda de debate, promovendo um intercâmbio rico em ideias e reflexões sobre a evolução comunicativa.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa, na eficácia da apresentação em comunicar as descobertas de maneira clara e envolvente, e na participação ativa nas discussões da roda de debate. Será considerada a habilidade de argumentação, a capacidade de fazer conexões entre diferentes períodos históricos e a reflexão sobre a importância da contextualização da comunicação. Os critérios incluem: completude da pesquisa, relevância e originalidade da análise, clareza e persuasão na apresentação, contribuição para o debate e trabalho em equipe.
Para a implementação desta atividade, serão necessários recursos diversificados, incluindo acesso à internet para pesquisas, materiais de apoio como artigos, vídeos e documentários que abordem a evolução da comunicação humana. É recomendável o uso de projetor ou televisão para as apresentações, além de materiais de escrita para anotações e preparação do debate. O professor deve proporcionar uma lista de sites confiáveis e bibliotecas digitais para orientar a pesquisa dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula