Esta atividade pedagógica visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre as variedades linguísticas presentes na sociedade brasileira, suas implicações socioculturais e a importância da valorização de todas as formas de expressão lingüística. Por meio de uma roda de debate, os estudantes serão encorajados a explorar, discutir e refletir sobre como a diversidade linguística é um reflexo da riqueza cultural do país, e como sua valorização contribui para a promoção da inclusão social e o combate ao preconceito linguístico. A atividade envolverá pesquisa, preparação de argumentos, e a prática da discussão respeitosa e fundamentada, visando desenvolver habilidades críticas e de comunicação nos alunos, além de promover um ambiente de aprendizado coletivo e participativo.
O objetivo desta atividade é promover o reconhecimento e a valorização das variedades linguísticas como parte integral da identidade cultural brasileira, destacando a importância da diversidade linguística para a inclusão social. Visa também desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e comunicação eficaz, além de fomentar o pensamento crítico e a empatia ao desafiar estereótipos e preconceitos linguísticos. Ao final, espera-se que os alunos demonstrem maior abertura e respeito pelas diferentes formas de expressão linguística e compreendam a linguagem como uma ferramenta de união e inclusão social.
O conteúdo programático desta atividade abrange o conceito de variedades linguísticas, incluindo a diversidade de dialetos, registros, estilos e a influência de fatores geográficos, sociais, étnicos e culturais na conformação da língua. Serão exploradas as noções de preconceito e discriminação linguística e a relação entre linguagem, sociedade e identidade. A atividade estimula também a pesquisa sobre exemplos reais de variação linguística nas diferentes regiões do Brasil, promovendo uma reflexão sobre a riqueza e complexidade da comunicação humana.
A metodologia proposta para esta atividade combina a saída de campo, atividade mão-na-massa, roda de debate, aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, visando uma experiência de aprendizagem dinâmica e participativa. Inicialmente, os alunos realizarão uma saída de campo para observar a diversidade linguística em seu entorno. Em seguida, desenvolverão pequenos projetos ou apresentações baseados em suas observações e pesquisas, os quais serão compartilhados em uma sala de aula invertida. A atividade culminará em uma roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de discutir e argumentar sobre temas preparados previamente, utilizando os conhecimentos adquiridos durante a atividade.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos receberão orientações sobre a saída de campo e iniciarão o desenvolvimento de seus projetos. Na segunda aula, será realizada a sala de aula invertida para a apresentação dos projetos e a roda de debate.
A avaliação será baseada na participação efetiva dos alunos na saída de campo, no desenvolvimento e apresentação dos projetos, e na qualidade de suas contribuições durante a roda de debate. Serão considerados critérios como a profundidade da pesquisa realizada, a clareza e organização das argumentações apresentadas, a capacidade de ouvir e responder respeitosamente às opiniões dos colegas, e a reflexão crítica sobre a importância da diversidade linguística. Exemplos de bons argumentos e participações destacadas serão reconhecidos e incentivados.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa, materiais para registro durante a saída de campo (cadernos, canetas), recursos para a criação de apresentações (computador, programas de apresentação) e um espaço apropriado para a realização da roda de debate. O uso de recursos audiovisuais será incentivado para enriquecer as apresentações e a discussão.
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