Debates do Futuro: Nossa Visão de Mundo

Desenvolvida por: Erica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Juventude, Identidade e Ética no Contexto do Futuro

O avanço acelerado da tecnologia, as crescentes preocupações com a sustentabilidade do planeta e as mudanças nos modelos de educação e trabalho têm impactado profundamente nossa sociedade. É crucial, portanto, que os jovens de hoje, que são os líderes do amanhã, se engajem em discussões sobre como essas transformações afetam suas identidades, valores e a construção de um futuro ético. Esta atividade visa proporcionar uma plataforma onde os alunos do 1º ano do Ensino Médio poderão explorar e debater esses temas vitais. Iniciando com uma breve contextualização histórica pelo professor, os alunos serão encorajados a refletir sobre a visão de futuro das gerações anteriores e como isso moldou suas identidades e decisões. Posteriormente, divididos em pequenos grupos, discutirão tópicos como o papel da tecnologia no futuro, a importância da sustentabilidade, novos modelos de educação e trabalho, e seu impacto na identidade individual e coletiva. Através de metodologias ativas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos terão a chance de aprofundar seu entendimento e desenvolver habilidades críticas e reflexivas, essenciais para a construção de um futuro sustentável e ético.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover um espaço de reflexão crítica e diálogo sobre os desafios e oportunidades que o futuro reserva, especialmente no que se refere ao papel da juventude na construção de uma sociedade ética e sustentável. Pretende-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de compreender e discutir os impactos da tecnologia, sustentabilidade, novos modelos educacionais e de trabalho na identidade individual e coletiva. Além disso, espera-se que desenvolvam habilidades de escuta ativa, respeito às diferenças, argumentação crítica e capacidade de colaboração, fundamentais para a atuação responsável e consciente no mundo.

  • Compreender e discutir os impactos da tecnologia, sustentabilidade e novos modelos educacionais e de trabalho na identidade individual e coletiva
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa, respeito ás diferenças e argumentação crítica
  • Estimular a capacidade de colaboração e a atuação responsável e consciente na sociedade

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • EM13LP20: Compartilhar gostos, interesses, práticas culturais, temas/ problemas/questões que despertam maior interesse ou preocupação, respeitando e valorizando diferenças, como forma de identificar afinidades e interesses comuns, como também de organizar e/ou participar de grupos, clubes, oficinas e afins.
  • EM13LP40: Analisar o fenômeno da pós-verdade - discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno e da prevalência de crenças e opiniões sobre fatos -, de forma a adotar atitude crítica em relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem.

Conteúdo Programático

A atividade está estruturada para abordar temáticas de extrema relevância para os jovens do 1º ano do Ensino Médio, integrando conhecimentos de Língua Portuguesa e Ciências Humanas para uma compreensão multidisciplinar dos tópicos discutidos. Através do debate e da análise crítica, os alunos serão incentivados a refletir sobre como as transformações no mundo contemporâneo afetam sua percepção de si mesmos e do futuro, promovendo uma conexão entre os conteúdos discutidos e suas próprias vidas e aspirações.

  • Histórico da percepção de futuro nas gerações anteriores
  • Impacto da tecnologia na sociedade e na identidade
  • Importância da sustentabilidade para o futuro do planeta
  • Novos modelos de educação e trabalho
  • Construção da identidade individual e coletiva em face às mudanças globais

Metodologia

A metodologia desta atividade envolverá a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem ativas para engajar os alunos numa reflexão profunda sobre os temas propostos. Inicialmente, a atividade Mão-na-massa e a Saída de Campo permitirão uma imersão no assunto. Seguida pela Roda de Debate, onde os alunos poderão expressar seus pontos de vista e aprender com os colegas. Por fim, a Aprendizagem Baseada em Projetos consolidará o aprendizado através da criação de projetos que reflitam suas compreensões e soluções para questões discutidas.

  • Apresentação inicial pelo professor
  • Divisão em pequenos grupos para debate
  • Realização de Saída de Campo relacionada ao tema
  • Atividade Mão-na-massa para exploração prática
  • Roda de Debate entre os grupos
  • Desenvolvimento de projetos em Aprendizagem Baseada em Projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo uma exploração aprofundada e reflexiva dos temas. Na primeira aula, ocorrerão a apresentação inicial e os debates em pequenos grupos. Já na segunda aula, os alunos participarão da Roda de Debate ampliada e iniciarão o desenvolvimento de seus projetos, que serão concluídos como tarefa extraclasse.

  • Aula 1: Apresentação pelo professor e debates em grupos
  • Aula 2: Roda de Debate ampliada e início do desenvolvimento dos projetos

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e nas rodas de debate, na qualidade e profundidade dos argumentos apresentados, bem como no engajamento e criatividade demonstrados na elaboração dos projetos. Será valorizada a capacidade de articulação das ideias, a colaboração entre os pares e a reflexão crítica sobre os temas abordados. Além disso, os projetos finais serão avaliados considerando a aplicação prática das discussões em propostas concretas que enderecem os desafios discutidos ao longo das atividades.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como artigos, vídeos e estudos de caso relacionados aos temas de debate, além de materiais para as atividades práticas Mão-na-massa. A Saída de Campo requererá organização prévia para visita a locais relacionados às temáticas estudadas. O acesso à internet e a dispositivos digitais será essencial para a pesquisa e elaboração dos projetos durante a Aprendizagem Baseada em Projetos.

  • Artigos e vídeos temáticos
  • Materiais para atividades práticas
  • Organização prévia para Saída de Campo
  • Acesso à internet e a dispositivos digitais

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