Decifradores de Mensagens

Desenvolvida por: Nara B… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: A inter-relação entre textos verbais e não verbais na contemporaneidade

A era digital transformou radicalmente as formas como nos comunicamos, incorporando uma vasta gama de textos não verbais, como imagens, emojis e símbolos, aos tradicionais textos verbais. A atividade 'Decifradores de Mensagens' busca explorar essa realidade, desafiando os alunos do 1º ano do Ensino Médio a analisar e discutir a dinâmica entre diferentes formas de comunicação. Divididos em grupos, os alunos receberão envelopes que incluem uma variedade de textos verbais e não verbais, relacionados a um tema atual. Através de uma abordagem mão-na-massa, eles deverão investigar como estes elementos se complementam ou se contrapõem para transmitir mensagens. Esta análise crítica desemboca na apresentação das descobertas por cada grupo, proporcionando um ambiente rico para o debate e a reflexão sobre a construção de significados na era digital. O engajamento ativo dos alunos nesta atividade não só os capacita em habilidades analíticas, como também fomenta um entendimento profundo do funcionamento das linguagens em nossa sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma análise profunda de como textos verbais e não verbais interagem para criar mensagens complexas e ricas em significados. Ao desvendar essas inter-relações, os estudantes desenvolvem competências críticas essenciais, não apenas para sua formação acadêmica, mas também para sua atuação como cidadãos ativos e informados na sociedade. Eles aprenderão a identificar as intenções por trás dos diversos modos de comunicação e como esses modos podem ser utilizados tanto para reforçar quanto para questionar narrativas existentes, promovendo assim uma compreensão mais aprofundada e crítica do mundo ao seu redor.

  • Analisar a inter-relação entre textos verbais e não verbais
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação crítica
  • Reconhecer a importância da comunicação multimodal na construção de significados
  • Fomentar o trabalho em equipe e a habilidade de apresentar descobertas coletivas

Conteúdo Programático

Na contínua evolução da comunicação humana, a capacidade de integrar e interpretar diversas formas linguísticas tornou-se uma habilidade crucial. Esta atividade coloca os alunos frente a esse desafio contemporâneo, explorando conteúdos que incluem a teoria da semiótica, comunicação visual e textual, e análise de discurso. Abordando essas áreas, os estudantes se tornam mais aptos a navegar e interpretar o complexo mundo da comunicação moderna.

  • Teoria da Semiótica
  • Comunicação Visual e Textual
  • Análise de Discurso
  • Comunicação Multimodal
  • Interpretação de Emojis, Símbolos e Imagens

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a atividade incentiva os alunos a serem protagonistas do próprio aprendizado. Ao interagir diretamente com materiais diversos e colaborar em grupos, criam-se condições ideais para o desenvolvimento de habilidades analíticas e de comunicação. Este enfoque prático é complementado por discussões em grupo e apresentações, permitindo que os alunos não apenas absorvam o conteúdo, mas também o apliquem de maneira significativa.

  • Análise de textos verbais e não verbais em grupos
  • Debates e discussões em grupo
  • Apresentações dos grupos sobre suas descobertas
  • Uso de tecnologia para pesquisa e apresentação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 220 minutos, permitindo um mergulho profundo no tema. A sessão começa com uma breve introdução, seguida pela distribuição dos envelopes e um tempo dedicado à análise em grupo. Depois, os alunos terão a oportunidade de discutir suas descobertas em grupo, culminando em apresentações finais.

  • Introdução ao tema e explicação da atividade (20 minutos)
  • Análise dos envelopes em grupos (100 minutos)
  • Discussão e preparação da apresentação em grupo (40 minutos)
  • Apresentações dos grupos e feedback (60 minutos)

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na qualidade de sua análise e capacidade de identificar a interação entre textos verbais e não verbais, assim como a profundidade de seu entendimento sobre como estes elementos se complementam ou se contrapõem. A avaliação também considerará a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe e a eficácia de sua apresentação final, incluindo clareza, criatividade e habilidade de engajar a audiência. Exemplos de critérios específicos incluem relevância das descobertas, profundidade da análise crítica, colaboração e comunicação efetiva durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários envelopes contendo uma seleção diversificada de textos verbais e não verbais, quadros brancos ou cartazes para anotações do grupo, marcadores, acesso a computadores com internet para pesquisa e preparação das apresentações, e um projetor ou TV para as apresentações finais dos grupos. Estes recursos são essenciais para garantir uma experiência rica e engajadora para os alunos.

  • Envelopes com textos verbais e não verbais
  • Quadros brancos ou cartazes e marcadores
  • Computadores com acesso à internet
  • Projetor ou TV

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo