Nesta atividade, intitulada 'Desbravando a Cidade dos Versos', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão conduzidos em uma exploração crítica e criativa do ambiente urbano. Ao sair a campo, os estudantes investigarão o bairro local em busca de expressões poéticas visuais encontradas em grafites, placas e cartazes. Esta caminhada educativa visa conectar a literatura poética com elementos presentes no cotidiano urbano, incentivando os alunos a refletirem sobre como a cidade narra suas histórias e experiências através de diferentes formas de linguagem. Ao final da atividade, haverá um debate em sala de aula onde cada aluno compartilhará suas descobertas, promovendo uma análise das variedades linguísticas e figuras de linguagem utilizadas nesses elementos visuais.
A atividade busca desenvolver no aluno a habilidade de interpretar e valorizar a poesia visual presente no ambiente urbano, incentivando a reflexão crítica e a capacidade de estabelecer conexões entre linguagens e contextos sociais. A experiência prática é crucial para fomentar o interesse dos estudantes pela linguagem poética, destacando a presença e a relevância da poesia em nossos espaços cotidianos.
O conteúdo programático desta atividade está focado na análise crítica e interpretação da poesia visual no ambiente urbano. Os alunos serão estimulados a investigar grafites, placas e cartazes como textos poéticos, compreendendo as intencionalidades e os contextos de suas produções. Além disso, trabalharão na identificação das variedades linguísticas e figuras de linguagem que constroem estas mensagens artísticas.
A metodologia aplicada nesta atividade envolve a exploração prática através de uma saída de campo e reflexões guiadas em sala de aula. A saída de campo permitirá que os alunos vivenciem e reconheçam manifestações poéticas em ambientes urbanos reais. Em seguida, o debate em sala será uma plataforma para compartilhar experiências e consolidar o aprendizado através da troca de percepções sobre as expressões observadas.
Com uma carga horária total de 2 horas, a atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula será destinada à saída de campo, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar o bairro e coletar exemplos de poesia visual. A segunda aula será uma sessão de debate e compartilhamento de percepções, permitindo aos alunos refletirem sobre suas descobertas e analisarem as relações entre linguagem e contexto urbano.
A avaliação dos alunos será baseada na observação do engajamento durante a saída de campo, qualidade do material coletado e participação no debate em sala. Cada aluno deverá apresentar um registro visual (fotografia, desenho ou descrição) de algum elemento poético que encontraram, contextualizando sua escolha e justificando a relação deste com as figuras de linguagem estudadas. O critério de avaliação irá considerar a originalidade e profundidade das análises, bem como a capacidade de argumentação durante o debate.
Para o sucesso desta atividade, serão necessários diversos recursos que possibilitem a exploração e registro das manifestações poéticas urbanas. Além dos materiais de registro, é importante assegurar acesso a ferramentas que facilitem o debate e a apresentação em sala de aula, garantindo que os alunos possam compartilhar suas descobertas de maneira eficiente.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula