Desenrolando Histórias em HQ

Desenvolvida por: Sirley… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos sobre Temas Contemporâneos

Nessa atividade denominada Desenrolando Histórias em HQ, alunos do 1º ano do Ensino Médio serão instigados a usar sua criatividade e capacidade analítica para criar histórias em quadrinhos (HQs) que abordem temáticas contemporâneas à escolha deles. O desafio envolve trabalhar em grupos para planejar, esboçar e redigir diálogos, incorporando de forma inteligente e criativa elementos clássicos da linguagem dos quadrinhos, como balões de fala, onomatopeias e layouts de quadros. A preparação para a atividade incluirá uma introdução sobre os fundamentos da criação de HQs, oferecendo aos alunos uma base sólida sobre como narrativas gráficas podem ser construídas e como os elementos visuais e textuais se integram para contar histórias. Seguindo a metodologia ativa de ensino, os alunos tomarão a frente no desenvolvimento dos trabalhos, com o acompanhamento e suporte do docente, promovendo assim um ambiente de aprendizado participativo e dinâmico. Ao final, haverá uma apresentação das criações para toda a turma, seguida de uma votação para escolher as melhores HQs, focando na utilização efetiva da linguagem dos quadrinhos e na originalidade no tratamento do tema escolhido.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover a compreensão da linguagem das histórias em quadrinhos, destacando sua complexidade e capacidade expressiva. Pretende-se desenvolver nas turmas habilidades relacionadas à leitura crítica e à produção de conteúdo criativo, incentivando a capacidade de síntese dos alunos e sua habilidade de trabalhar em equipe. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de analisar e utilizar os elementos que compõem as HQs para comunicar efetivamente uma narrativa, entendendo as particularidades do gênero e como ele pode ser uma ferramenta poderosa para abordar temas contemporâneos de relevância social, cultural e política.

  • Analisar os elementos constitutivos da linguagem dos quadrinhos.
  • Desenvolver narrativas criativas e expressivas dentro do formato de HQ.
  • Trabalhar colaborativamente em grupos para produzir as histórias em quadrinhos.
  • Aplicar conhecimentos de temas contemporâneos em narrativas gráficas.
  • Refletir sobre o potencial comunicativo e crítico das HQs.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13LP19 - Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos gráfico-visuais, imagéticos, sonoros, gestuais, entre outros, em textos multissemióticos, considerando sua função composicional e argumentativa.
  • EM13LP45 - Planejar e produzir, em língua portuguesa e/ou numa língua estrangeira, vlogs, videocasts, podcasts, infográficos, blogs, sites, e-books, e-zines e similares, considerando a situação comunicativa e o público-alvo, de forma colaborativa, com autoria e responsabilidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá o estudo da linguagem e estrutura das histórias em quadrinhos, explorando como balões, onomatopeias, quadros e outros elementos visuais trabalham juntos para criar uma narrativa coesa. Também será abordado como temáticas contemporâneas podem ser integradas em narrativas de HQs, incentivando os alunos a refletir sobre a sociedade e utilizar a arte como meio de comentário social. A metodologia ativa permitirá aos alunos um aprendizado prático através da criação, colaboração e crítica construtiva das obras de seus colegas, tudo isso engajando-se profundamente com o material de estudo e os objetivos de aprendizagem.

  • Introdução à linguagem das histórias em quadrinhos.
  • Elementos visuais e textuais das HQs.
  • Integração de temas contemporâneos em narrativas gráficas.
  • Planejamento, esboço e produção de HQs em grupo.
  • Técnicas de apresentação e feedback.

Metodologia

A metodologia dessa atividade se baseia no uso de estratégias de ensino participativas e colaborativas, fundamentadas na metodologia ativa. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos-chave sobre a natureza e os elementos das histórias em quadrinhos, o que incluirá atividades de exemplo e discussões guiadas. Em seguida, formarão grupos para começarem o processo de criação de suas próprias HQs, onde a pesquisa, a experimentação e a colaboração serão incentivadas. Feedbacks regulares do professor ajudarão a orientar os grupos, promovendo a reflexão e a iteração. As apresentações finais permitirão a partilha de trabalhos, fomentando uma atmosfera de aprendizado conjunto.

  • Exploração guiada da linguagem dos quadrinhos.
  • Oficinas práticas de criação de HQs.
  • Sessões de brainstorming e pesquisa em grupo.
  • Apresentações em grupo e sessões de feedback.
  • Votação e análise das HQs produzidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos cada, totalizando 4 horas. Inicialmente, haverá uma introdução à linguagem dos quadrinhos. Nas sessões seguintes, os alunos trabalharão em grupos no planejamento, criação e revisão de suas HQs. A última aula será dedicada às apresentações finais e à votação.

  • Aula 1: Introdução à linguagem das HQs e escolha dos temas.
  • Aula 2: Planejamento e início da produção das histórias.
  • Aula 3: Continuação da produção e início das revisões.
  • Aula 4: Apresentações finais e votação.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, na utilização eficaz da linguagem dos quadrinhos e na integração do tema contemporâneo escolhido. A coerência narrativa, a qualidade visual e a originalidade também serão consideradas. O processo de trabalho dos grupos, incluindo colaboração e contribuição individual, será avaliado com base na observação e nos feedbacks durante as fases de planejamento e produção. A apresentação final e a reação da classe, juntamente com a votação, fornecerão insights adicionais sobre o impacto das histórias criadas.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, serão necessários materiais para criação das HQs, como papel, canetas, marcadores, lápis de cor e acesso a recursos digitais para pesquisa de temas e inspiração. Ferramentas de design gráfico e software de edição de imagem podem ser utilizados para estudantes com interesse em produção digital. Além disso, exemplos de HQs que abordem temas contemporâneos serão providenciados para servirem de inspiração.

  • Papel, canetas, marcadores, lápis de cor.
  • Acesso a computadores com internet.
  • Software de edição de imagem (opcional).
  • Exemplos de HQs com temas contemporâneos.
  • Guia introdutório sobre a linguagem dos quadrinhos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo