A atividade 'Desvendando as Metáforas Urbanas' é uma proposta interativa e dinâmica para que estudantes do 1º ano do Ensino Médio explorem as metáforas presentes no cotidiano urbano através de uma expedição fotográfica. Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e sairão em uma expedição fotográfica pelas proximidades da escola ou utilizarão imagens da internet, caso a saída não seja possível, com o objetivo de capturar cenas que representem metáforas visuais. Este exercício tem como intuito não apenas a identificação de metáforas nos contextos urbanos, mas também a análise e interpretação dessas imagens, relacionando-as com conceitos previamente estudados sobre figuras de linguagem. Cada grupo, ao final da expedição, selecionará três fotografias para apresentar à classe, explicando a metáfora identificada em cada uma delas e como ela se relaciona com o contexto urbano e com os conceitos de linguagem discutidos. Esta atividade fomenta a compreensão prática de elementos subjetivos da linguagem, estimula a criatividade, a análise crítica e a habilidade de interpretação dos alunos, situando o aprendizado em um contexto real e significativo.
O objetivo desta atividade é propiciar aos alunos uma experiência concreta de aprendizado sobre figuras de linguagem, especificamente metáforas, por meio de uma abordagem prática e contextualizada. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar, interpretar e criar metáforas, compreendendo sua relevância tanto no âmbito literário quanto no cotidiano. A atividade busca desenvolver a capacidade de observação, a criatividade, a interpretação de imagens e textos, além de promover a habilidade de articular o conhecimento teórico com a prática, ao relacionar elementos da linguagem visual com a teoria estudada sobre figuras de linguagem.
O conteúdo programático desta atividade foca no estudo das figuras de linguagem, com ênfase em metáforas, e sua manifestação no cotidiano urbano. Serão abordadas as características, funções e efeitos das metáforas na linguagem, além da análise de imagens e contextos urbanos como fontes de metáforas visuais. Esta abordagem promove uma compreensão ampla da linguagem, destacando a sua capacidade expressiva e argumentativa em diversos contextos.
A metodologia ativa aplicada nesta atividade envolve uma abordagem prática e participativa, na qual os estudantes são estimulados a serem protagonistas do próprio aprendizado. A expedição fotográfica e a posterior análise e apresentação dos resultados incentivam a observação direta, a colaboração entre pares, a análise crítica e a criatividade. A discussão em classe das fotografias selecionadas e das metáforas identificadas contribui para a construção coletiva do conhecimento, permitindo a troca de ideias e aprofundando a compreensão dos conceitos estudados.
A atividade será desenvolvida em uma carga horária total de 2 horas, dividida em dois períodos de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá uma revisão teórica sobre figuras de linguagem, focando em metáforas, seguida da organização dos grupos e início da expedição fotográfica. Na segunda aula, os grupos concluirão a seleção de imagens e prepararão suas apresentações, que serão realizadas na sequência para a classe.
A avaliação será baseada na participação ativa dos estudantes durante todas as etapas da atividade, na qualidade analítica das explicações dadas sobre as metáforas identificadas nas fotografias, e na capacidade de relacionar as imagens selecionadas com os conceitos teóricos estudados. Será considerado também o esforço em trabalhar coletivamente dentro do grupo durante a expedição fotográfica e a preparação para a apresentação. Deve-se observar a criatividade, a originalidade e a profundidade na análise das metáforas. Exemplos e situações práticas discutidas podem ser utilizadas como parâmetros adicionais na avaliação.
Para a execução desta atividade, serão necessários uma câmera fotográfica ou smartphones com câmera para a captura das imagens durante a expedição. Caso a saída ao entorno da escola não seja viável, é necessário acesso à internet para a pesquisa de imagens. Além disso, serão utilizados data-show e computador para as apresentações em sala de aula. Materiais de apoio como artigos, vídeos e slides sobre figuras de linguagem e metáforas serão disponibilizados para reforçar o conteúdo teórico.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula