Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito de Sala de Aula Invertida, essencial para a autonomia e protagonismo no próprio aprendizado. Para tanto, será necessário o envio prévio de um vídeo explicativo sobre o método e a leitura domiciliar de um conto de Carlos Drummond de Andrade. Esta atividade tem o intuito de aproximar os estudantes das técnicas literárias do autor, por meio da identificação e discussão dos elementos que garantem coesão e coerência ao texto. Diante disso, em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos para a elaboração de mapas mentais que evidenciem suas descobertas a partir desses elementos. A dinâmica proposta privilegia a discussão crítica e detalhada do conto, além de promover a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais de análise textual.
Este plano de aula visa desenvolver habilidades críticas de interpretação e compreensão leitora nos alunos, por meio da análise das técnicas literárias utilizadas por Carlos Drummond de Andrade. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar, discutir e aplicar os conceitos de coesão e coerência textuais, fundamentais para a análise literária. Além disso, busca-se incentivar o trabalho em grupo, a troca de ideias e a defesa de interpretações baseadas em evidências textuais.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será o eixo central deste plano, na qual a distribuição de conteúdo básico se dá antes do encontro em sala, em formatos que podem variar entre vídeos e leituras. Tal abordagem é enriquecida pela análise de um conto de Carlos Drummond de Andrade, autor brasileiro notório por seu estilo e técnica. O foco será na identificação dos elementos de coesão e coerência, essenciais para a construção de sentidos em textos literários. A dinâmica de grupo para a elaboração de mapas mentais permite a visualização das conexões entre as ideias do texto, além de ser uma estratégia eficaz de aprendizagem colaborativa.
A atividade utilizará a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, onde os alunos têm o primeiro contato com o material de estudo antes da aula propriamente dita, permitindo um tempo de aula dedicado à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A leitura prévia de um conto de Carlos Drummond de Andrade, seguida da elaboração de mapas mentais em grupos, visa explorar de forma crítica e detalhada os conceitos de coesão e coerência no texto. Esta abordagem promove uma aprendizagem mais significativa e participativa, com os alunos assumindo papel ativo na construção do conhecimento.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após breve revisão do conceito de Sala de Aula Invertida e discussão inicial sobre o conto lido, os alunos iniciam o trabalho em grupo para identificação dos elementos de coesão e coerência. A segunda aula será destinada à finalização e apresentação dos mapas mentais, seguidos de um debate sobre as distintas interpretações encontradas.
A avaliação será baseada tanto no produto final (mapa mental) quanto no processo (participação na discussão em grupo e contribuição para a elaboração do mapa). Será considerada a clareza, criatividade e coerência na apresentação dos elementos analisados no conto. Aspectos como trabalho em equipe, argumentação durante as discussões e capacidade de síntese também serão avaliados. Exemplos de itens a serem observados na avaliação: adequação do mapa ao conteúdo discutido, evidência de entendimento crítico do texto, habilidade de colaboração e comunicação entre os membros do grupo.
Os recursos incluem: vídeo explicativo sobre a metodologia Sala de Aula Invertida, cópias ou links para acesso online do conto de Carlos Drummond de Andrade selecionado para a atividade, materiais para elaboração dos mapas mentais (papel, canetas coloridas, marcadores, adesivos) e acesso a plataformas digitais para a apresentação dos mapas mentais, caso opte-se por uma versão digital da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula