Desvendando Drummond: uma viagem pela coesão e coerência

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação textual e análise literária

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito de Sala de Aula Invertida, essencial para a autonomia e protagonismo no próprio aprendizado. Para tanto, será necessário o envio prévio de um vídeo explicativo sobre o método e a leitura domiciliar de um conto de Carlos Drummond de Andrade. Esta atividade tem o intuito de aproximar os estudantes das técnicas literárias do autor, por meio da identificação e discussão dos elementos que garantem coesão e coerência ao texto. Diante disso, em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos para a elaboração de mapas mentais que evidenciem suas descobertas a partir desses elementos. A dinâmica proposta privilegia a discussão crítica e detalhada do conto, além de promover a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais de análise textual.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa desenvolver habilidades críticas de interpretação e compreensão leitora nos alunos, por meio da análise das técnicas literárias utilizadas por Carlos Drummond de Andrade. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar, discutir e aplicar os conceitos de coesão e coerência textuais, fundamentais para a análise literária. Além disso, busca-se incentivar o trabalho em grupo, a troca de ideias e a defesa de interpretações baseadas em evidências textuais.

  • Desenvolver a capacidade de interpretação textual crítica.
  • Identificar e analisar os elementos de coesão e coerência presentes em textos literários.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a discussão produtiva entre os estudantes.
  • Aplicar os conceitos teóricos de coesão e coerência na análise de obras literárias.
  • Promover a compreensão das técnicas literárias de Carlos Drummond de Andrade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Examinar e reposicionar práticas de leitura, considerando demandas de estudo, trabalho e participação social.
  • EM13LP19 - Utilizar, em suas produções textuais, estratégias de coesão e coerência discursivas.
  • EM13LP26 - Analisar o efeito de sentido decorrente do uso de recursos expressivos da língua.

Conteúdo Programático

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será o eixo central deste plano, na qual a distribuição de conteúdo básico se dá antes do encontro em sala, em formatos que podem variar entre vídeos e leituras. Tal abordagem é enriquecida pela análise de um conto de Carlos Drummond de Andrade, autor brasileiro notório por seu estilo e técnica. O foco será na identificação dos elementos de coesão e coerência, essenciais para a construção de sentidos em textos literários. A dinâmica de grupo para a elaboração de mapas mentais permite a visualização das conexões entre as ideias do texto, além de ser uma estratégia eficaz de aprendizagem colaborativa.

  • Introdução ao conceito de Sala de Aula Invertida.
  • Análise literária dos contos de Carlos Drummond de Andrade.
  • Elementos de coesão e coerência textuais.
  • Elaboração e discussão de mapas mentais.
  • Técnicas literárias e estilísticas.

Metodologia

A atividade utilizará a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, onde os alunos têm o primeiro contato com o material de estudo antes da aula propriamente dita, permitindo um tempo de aula dedicado à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A leitura prévia de um conto de Carlos Drummond de Andrade, seguida da elaboração de mapas mentais em grupos, visa explorar de forma crítica e detalhada os conceitos de coesão e coerência no texto. Esta abordagem promove uma aprendizagem mais significativa e participativa, com os alunos assumindo papel ativo na construção do conhecimento.

  • Visualização prévia de vídeo explicativo sobre Sala de Aula Invertida.
  • Leitura domiciliar do conto selecionado.
  • Discussão em grupos sobre os elementos de coesão e coerência identificados.
  • Elaboração de mapas mentais como ferramenta de síntese e apresentação.
  • Compartilhamento e debate das descobertas entre os grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após breve revisão do conceito de Sala de Aula Invertida e discussão inicial sobre o conto lido, os alunos iniciam o trabalho em grupo para identificação dos elementos de coesão e coerência. A segunda aula será destinada à finalização e apresentação dos mapas mentais, seguidos de um debate sobre as distintas interpretações encontradas.

  • Aula 1: Revisão da metodologia de Sala de Aula Invertida e início dos trabalhos em grupo.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos mapas mentais; Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no produto final (mapa mental) quanto no processo (participação na discussão em grupo e contribuição para a elaboração do mapa). Será considerada a clareza, criatividade e coerência na apresentação dos elementos analisados no conto. Aspectos como trabalho em equipe, argumentação durante as discussões e capacidade de síntese também serão avaliados. Exemplos de itens a serem observados na avaliação: adequação do mapa ao conteúdo discutido, evidência de entendimento crítico do texto, habilidade de colaboração e comunicação entre os membros do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem: vídeo explicativo sobre a metodologia Sala de Aula Invertida, cópias ou links para acesso online do conto de Carlos Drummond de Andrade selecionado para a atividade, materiais para elaboração dos mapas mentais (papel, canetas coloridas, marcadores, adesivos) e acesso a plataformas digitais para a apresentação dos mapas mentais, caso opte-se por uma versão digital da atividade.

  • Vídeo explicativo sobre Sala de Aula Invertida.
  • Contos de Carlos Drummond de Andrade.
  • Materiais para mapas mentais (físicos ou digitais).
  • Acesso a computadores ou tablets, se aplicável.
  • Links para plataformas de mapas mentais digitais, se aplicável.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo