Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo fomentar o pensamento crítico dos alunos do 1º ano do Ensino Médio em relação aos discursos que circulam nas redes sociais. Os alunos deverão escolher antes da aula uma postagem ou notícia online para análise crítica. Em sala, discutirão as implicações dos discursos, identificando interesses e ideologias subjacentes. O ápice da atividade será a criação de um painel crítico, que sintetiza o entendimento coletivo acerca dos impactos dessas narrativas na sociedade, estimulando a participação ativa e a reflexão social.
Os alunos desenvolverão habilidades críticas, interpretativas e analíticas ao compreenderem os discursos veiculados nas redes sociais. Esta atividade propõe-se a ampliar suas capacidades de reflexão e intervenção, despertando um olhar atento e consciente sobre as diferentes linguagens utilizadas nas mídias e suas potenciais influências socioculturais.
O conteúdo programático da atividade é projetado para capacitar os alunos em técnicas de análise do discurso, identificando interesses e influências ideológicas nas mídias. Além disso, entendendo como as diversas linguagens impactam a sociedade, busca-se a formação de interventores críticos e conscientes na sociedade digital atual.
A metodologia empregada neste plano de aula sustenta-se em uma abordagem prática, onde os alunos participam ativamente de discussões e análises em pequenos grupos. A aplicação de técnicas de análise de conteúdo e intercâmbio de perspectivas buscam desenvolver um pensamento crítico e colaborativo.
O cronograma foi minuciosamente elaborado para garantir que os alunos tenham tempo adequado para desenvolver suas análises críticas, refletirem conjuntamente sobre os conteúdos e expressarem suas descobertas de forma criativa. A estrutura semanal de encontros possibilita um aprofundamento gradativo do tema.
A avaliação decorrerá ao longo de toda a atividade, considerando a participação ativa dos alunos nas discussões e a qualidade da análise crítica apresentada. Instrutores devem observar tanto a capacidade dos alunos de identificar interesses e ideologias nas postagens, quanto seu engajamento no trabalho coletivo do painel crítico. Exemplos de avaliação podem incluir uma rubrica que avalia critérios como originalidade das percepções, argumentação e colaboração em grupo, além de reflexões individuais sobre o aprendizado.
Os recursos e materiais selecionados visam oferecer suporte completo para as análises e discussões, incentivando a busca por informações seguras e confiáveis e oportunizando um ensino híbrido dinâmico e rico em fontes variadas.
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