Desvendando os Discursos das Redes

Desenvolvida por: Denis … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise de discursos nas redes sociais

Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo fomentar o pensamento crítico dos alunos do 1º ano do Ensino Médio em relação aos discursos que circulam nas redes sociais. Os alunos deverão escolher antes da aula uma postagem ou notícia online para análise crítica. Em sala, discutirão as implicações dos discursos, identificando interesses e ideologias subjacentes. O ápice da atividade será a criação de um painel crítico, que sintetiza o entendimento coletivo acerca dos impactos dessas narrativas na sociedade, estimulando a participação ativa e a reflexão social.

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos desenvolverão habilidades críticas, interpretativas e analíticas ao compreenderem os discursos veiculados nas redes sociais. Esta atividade propõe-se a ampliar suas capacidades de reflexão e intervenção, despertando um olhar atento e consciente sobre as diferentes linguagens utilizadas nas mídias e suas potenciais influências socioculturais.

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de discursos.
  • Estimular a compreensão das ideologias presentes nos discursos.
  • Promover a reflexão sobre o impacto social dos discursos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é projetado para capacitar os alunos em técnicas de análise do discurso, identificando interesses e influências ideológicas nas mídias. Além disso, entendendo como as diversas linguagens impactam a sociedade, busca-se a formação de interventores críticos e conscientes na sociedade digital atual.

  • Análise crítica de discursos.
  • Identificação de ideologias implícitas.
  • Impacto social dos discursos online.

Metodologia

A metodologia empregada neste plano de aula sustenta-se em uma abordagem prática, onde os alunos participam ativamente de discussões e análises em pequenos grupos. A aplicação de técnicas de análise de conteúdo e intercâmbio de perspectivas buscam desenvolver um pensamento crítico e colaborativo.

  • Escolha e análise de postagem/notícia.
  • Discussão em grupo sobre interesses/implicações.
  • Criação de painel crítico coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi minuciosamente elaborado para garantir que os alunos tenham tempo adequado para desenvolver suas análises críticas, refletirem conjuntamente sobre os conteúdos e expressarem suas descobertas de forma criativa. A estrutura semanal de encontros possibilita um aprofundamento gradativo do tema.

  • Aula 1: Introdução e escolha de postagens/notícias.
  • Aula 2: Orientação sobre técnicas de análise crítica.
  • Aula 3: Análise individual e construção de argumentos.
  • Aula 4: Discussão em grupo sobre achados das análises.
  • Aula 5: Identificação de ideologias nos discursos.
  • Aula 6: Continuação e aprofundamento do debate.
  • Aula 7: Planejamento do painel crítico.
  • Aula 8: Início da construção do painel.
  • Aula 9: Refinamento e feedback sobre o painel.
  • Aula 10: Finalização do painel.

Avaliação

A avaliação decorrerá ao longo de toda a atividade, considerando a participação ativa dos alunos nas discussões e a qualidade da análise crítica apresentada. Instrutores devem observar tanto a capacidade dos alunos de identificar interesses e ideologias nas postagens, quanto seu engajamento no trabalho coletivo do painel crítico. Exemplos de avaliação podem incluir uma rubrica que avalia critérios como originalidade das percepções, argumentação e colaboração em grupo, além de reflexões individuais sobre o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais selecionados visam oferecer suporte completo para as análises e discussões, incentivando a busca por informações seguras e confiáveis e oportunizando um ensino híbrido dinâmico e rico em fontes variadas.

  • Dispositivos com acesso à internet.
  • Projetor multimídia para apresentação de discussões.
  • Materiais para construção do painel crítico.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo