Detectives de Texto

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Compreensão e prevenção da Dengue

Esta atividade se propõe a engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na compreensão e prevenção da Dengue através de uma abordagem baseada na metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os estudantes receberão em casa um conjunto de materiais que incluem artigos científicos, notícias e campanhas de saúde sobre a Dengue. Eles serão instruídos a estudar esses recursos, anotando informações-chave para a discussão em classe. Na sala de aula, formarão pequenos grupos para discutir o que aprenderam e, em seguida, desenvolverão uma apresentação que destaque os pontos principais sobre a prevenção e o combate à Dengue. Esta atividade busca não apenas fornecer informações essenciais sobre a Dengue mas também promover habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a entenderem a importância da prevenção e do combate à Dengue, utilizando para isso conhecimento científico atualizado e relevante. Eles serão estimulados a desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica de informações e apresentação, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Espera-se também que os alunos possam refletir sobre o impacto da Dengue na saúde pública e a importância de ações preventivas na sua comunidade.

  • Compreender a biologia e o ciclo de vida do mosquito transmissor da Dengue.
  • Identificar as principais formas de prevenção e controle da Dengue.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica ao avaliar informações sobre a Dengue.
  • Melhorar as habilidades de comunicação ao apresentar informações sobre a Dengue.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui uma revisão aprofundada sobre a Dengue, abrangendo sua biologia, formas de transmissão, sintomas, tratamentos disponíveis e, crucialmente, as estratégias de prevenção. Além disso, os alunos serão expostos a informações mais amplas sobre a importância da saúde pública e o papel que cada indivíduo desempenha no combate a epidemias.

  • Biologia do mosquito Aedes aegypti
  • Ciclo de vida do Aedes aegypti e como ele se relaciona com a transmissão da Dengue
  • Principais formas de prevenção e medidas de controle da Dengue
  • Impacto da Dengue na saúde pública e medidas governamentais de combate
  • Análise crítica de fontes de informação sobre a Dengue

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde o estudante é o protagonista de seu aprendizado. Isso será alcançado através da análise prévia de materiais em casa e subsequente aplicação do conhecimento em discussões em grupo e apresentações em sala. Essa abordagem pretende transformar a sala de aula em um espaço dinâmico de compartilhamento e construção coletiva do conhecimento sobre a Dengue, estimulando a participação ativa de todos os alunos.

  • Estudo individual prévio dos materiais sobre a Dengue.
  • Formação de pequenos grupos para discussão e troca de informações.
  • Desenvolvimento de uma apresentação em grupo.
  • Apresentações orais dos grupos para a classe.
  • Feedback coletivo e discussão conduzida pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é planejada para ser executada ao longo de 2 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada às discussões em grupo e ao início da preparação das apresentações. A segunda aula será reservada para as apresentações dos grupos e para o feedback e discussão finais.

  • Aula 1: Discussão em grupos e início do desenvolvimento das apresentações.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante as discussões em grupo, na qualidade do conteúdo, na clareza e criatividade das apresentações, bem como na capacidade de trabalhar em equipe. A pontuação será atribuída de acordo com os critérios pré-definidos, incluindo precisão das informações, habilidade analítica, eficácia da comunicação e colaboração. Exemplos e feedback específico serão fornecidos para apoiar o desenvolvimento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem uma seleção cuidadosa de artigos científicos, notícias e campanhas de saúde pública sobre a Dengue, preparados pelo professor e enviados aos alunos antes da aula. Em sala, serão utilizados projetores ou quadros brancos para as apresentações, além de acesso à internet para pesquisas adicionais se necessário.

  • Artigos científicos revisados pela equipe docente.
  • Notícias relevantes sobre surtos de Dengue e medidas de controle.
  • Vídeos de campanhas educativas de prevenção à Dengue.
  • Materiais para apoio à apresentação como projetor, quadro branco, e marcadores.

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