Esta atividade propõe um mergulho profundo nas diversas formas de expressão sobre questões raciais, utilizando a lente das funções da linguagem para compreender os diferentes modos de comunicação e expressão envolvidos. Ao explorar discursos históricos, canções, poemas e notícias, os alunos terão a oportunidade de analisar como o racismo é abordado e discutido em diferentes formatos e contextos. A atividade os estimulará a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades analíticas, reforçar o conhecimento sobre as funções da linguagem e promover uma reflexão crítica sobre o racismo e suas manifestações. Será utilizada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos para tornar a atividade mais envolvente e significativa.
O objetivo principal desta atividade é equipar os alunos com ferramentas analíticas para compreender como as diferentes funções da linguagem são utilizadas para comunicar questões raciais, fomentando uma compreensão crítica sobre o racismo em diversas formas de expressão. Através da análise de textos variados, os alunos irão aprimorar a capacidade de identificar as funções da linguagem predominantes e discutir o impacto destas nas mensagens sobre questões raciais, desenvolvendo habilidades de análise crítica e expressão.
Dentro da área do conhecimento de Língua Portuguesa, a atividade abordará teoricamente as funções da linguagem, seus conceitos e aplicações, seguido de uma análise prática em textos que discutem questões raciais. Haverá também uma imersão nos temas de racismo e suas manifestações na linguagem, promovendo um diálogo interdisciplinar com história, arte e atualidades. Este plano visa integrar conhecimento teórico com compreensão crítica da realidade sociocultural.
Através da Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão motivados a explorar e analisar os textos, incentivando a participação ativa e o engajamento com o material. A divisão em equipes promove a colaboração entre os alunos, enquanto a tarefa de identificar as funções da linguagem em textos sobre questões raciais proporciona um desafio intelectual estimulante. A apresentação das análises fomenta o desenvolvimento de habilidades orais e de síntese.
A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos e organizada a divisão das equipes, começando a análise dos textos. A segunda aula será destinada à finalização das análises, preparação e execução das apresentações dos grupos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, qualidade analítica na identificação das funções da linguagem nos textos, criatividade e profundidade das apresentações e capacidade de trabalhar em equipe. Serão avaliados tanto o processo de análise quanto a apresentação final, considerando a habilidade de argumentação, clareza e coesão nas explicações. Exemplos de boas práticas serão citados como feedback.
Para a realização dessa atividade, serão utilizados textos variados impressos ou digitais sobre questões raciais, quadro branco ou flip chart para anotações coletivas e projetor para as apresentações dos grupos. Estes recursos facilitarão a interação e a visualização das análises, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula