Detetive Linguístico: Desvendando as funções da linguagem em textos sobre questões raciais

Desenvolvida por: Fabien… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Funções da linguagem e questões raciais

Esta atividade propõe um mergulho profundo nas diversas formas de expressão sobre questões raciais, utilizando a lente das funções da linguagem para compreender os diferentes modos de comunicação e expressão envolvidos. Ao explorar discursos históricos, canções, poemas e notícias, os alunos terão a oportunidade de analisar como o racismo é abordado e discutido em diferentes formatos e contextos. A atividade os estimulará a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades analíticas, reforçar o conhecimento sobre as funções da linguagem e promover uma reflexão crítica sobre o racismo e suas manifestações. Será utilizada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos para tornar a atividade mais envolvente e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é equipar os alunos com ferramentas analíticas para compreender como as diferentes funções da linguagem são utilizadas para comunicar questões raciais, fomentando uma compreensão crítica sobre o racismo em diversas formas de expressão. Através da análise de textos variados, os alunos irão aprimorar a capacidade de identificar as funções da linguagem predominantes e discutir o impacto destas nas mensagens sobre questões raciais, desenvolvendo habilidades de análise crítica e expressão.

  • Identificar as diferentes funções da linguagem em textos sobre questões raciais
  • Compreender como o racismo é abordado em diferentes formatos e contextos
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e análise crítica
  • Fomentar uma reflexão profunda sobre as manifestações do racismo na sociedade
  • Aplicar conhecimentos das funções da linguagem na análise de textos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
  • EM13LP01 - Analisar, de forma crítica, conteúdos veiculados pelos media, relacionando textos verbais e não verbais, considerando seus contextos de produção e recepção.
  • EM13LP45 - Planejar e produzir, com autonomia, textos orais, escritos e multimodais, adequados a diferentes situações comunicativas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EM13LP46 - Desenvolver estratégias de leitura e escuta, de produção textual e de análise linguística e literária, de forma a aprofundar e ampliar as práticas de linguagem em diferentes campos de atuação social.
  • EM13LGG103 - Relacionar as linguagens dos sistemas de comunicação às suas condições de produção, circulação e recepção.

Conteúdo Programático

Dentro da área do conhecimento de Língua Portuguesa, a atividade abordará teoricamente as funções da linguagem, seus conceitos e aplicações, seguido de uma análise prática em textos que discutem questões raciais. Haverá também uma imersão nos temas de racismo e suas manifestações na linguagem, promovendo um diálogo interdisciplinar com história, arte e atualidades. Este plano visa integrar conhecimento teórico com compreensão crítica da realidade sociocultural.

  • Teoria das funções da linguagem
  • Analise de textos com temas raciais utilizando as funções da linguagem
  • Debate sobre racismo e expressões linguísticas
  • Conceitos de linguagem, língua e fala
  • Metodologia ativa: Aprendizagem Baseada em Jogos

Metodologia

Através da Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão motivados a explorar e analisar os textos, incentivando a participação ativa e o engajamento com o material. A divisão em equipes promove a colaboração entre os alunos, enquanto a tarefa de identificar as funções da linguagem em textos sobre questões raciais proporciona um desafio intelectual estimulante. A apresentação das análises fomenta o desenvolvimento de habilidades orais e de síntese.

  • Divisão dos alunos em equipes
  • Distribuição de textos variados sobre questões raciais
  • Análise e identificação das funções da linguagem nos textos
  • Preparação e apresentação das análises pelo grupos
  • Debate guiado sobre as apresentações e temas abordados

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos e organizada a divisão das equipes, começando a análise dos textos. A segunda aula será destinada à finalização das análises, preparação e execução das apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da análise dos textos em grupos
  • Aula 2: Finalização das análises, preparação e apresentação dos grupos

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, qualidade analítica na identificação das funções da linguagem nos textos, criatividade e profundidade das apresentações e capacidade de trabalhar em equipe. Serão avaliados tanto o processo de análise quanto a apresentação final, considerando a habilidade de argumentação, clareza e coesão nas explicações. Exemplos de boas práticas serão citados como feedback.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão utilizados textos variados impressos ou digitais sobre questões raciais, quadro branco ou flip chart para anotações coletivas e projetor para as apresentações dos grupos. Estes recursos facilitarão a interação e a visualização das análises, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Textos impressos ou digitais sobre questões raciais
  • Quadro branco ou flip chart
  • Projetor e tela para apresentações
  • Materiais para anotação (canetas, marcadores, post-its)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo