A atividade 'Detetives da Gramática: Desvendando Mistérios Textuais' busca transformar os alunos do 1º ano do Ensino Médio em investigadores de textos. O objetivo é desenvolver a habilidade de análise crítica e identificação de funções morfológicas, coerências e incoerências gramaticais dentro de textos fictícios. Por meio de um trabalho em grupo, os alunos serão desafiados a resolver enigmas linguísticos, corrigindo e debatendo desvios encontrados. Esta prática exercitará a revisão textual e a argumentação, favorecendo a construção de um olhar crítico para diversas visões de mundo, como preconizado pela BNCC.
Esta aula visa desenvolver no aluno a capacidade de analisar criticamente textos, identificando funções morfológicas e estruturas gramaticais, além de avaliar coerências e incoerências textuais. A proposta é estimular a autonomia na revisão e correção textual, promovendo debates que favorecem o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo com relação aos conteúdos e aos contextos de produção dos textos.
O conteúdo programático contempla a análise de funções morfológicas e a identificação de coerências textuais em textos fictícios. A prática visa identificar sufixos, prefixos, conjunções, pronomes e demais elementos morfológicos, enquanto estimula o debate sobre aspectos coesivos e coerentivos das estruturas textuais elaboradas.
A atividade será conduzida por meio da formação de grupos, onde cada um receberá um texto fictício com incoerências e desvios a serem corrigidos. Os alunos deverão atuar como detetives, investigando e solucionando os problemas encontrados. Após a correção, promoveremos debates em que os grupos compartilharão suas descobertas, justificando as soluções apresentadas, incentivando a troca de conhecimentos e perspectivas entre os alunos.
A atividade será dividida em 2 aulas de 50 minutos, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, as instruções serão apresentadas e os grupos formados. Cada grupo receberá um texto para análise e deverá começar a investigação. Durante a segunda aula, os grupos concluirão suas análises e participarão do debate, onde compartilharão suas descobertas e justificarão suas soluções.
A avaliação será processual, considerando a participação nas atividades em grupo, a capacidade de identificar corretamente as funções morfológicas e as incoerências gramaticais, além da qualidade das argumentações apresentadas no debate. Exemplos de critérios incluem: precisão na identificação de desvios (10 pontos), coerência e coesão das correções propostas (10 pontos), e participação e argumento durante o debate (10 pontos). Feedbacks qualitativos serão dados para incentivar melhorias e o reconhecimento dos avanços individuais e coletivos.
Para a realização da atividade, serão utilizados materiais didáticos que incluem cópias dos textos fictícios para análise, além de recursos multimídia, como projetores, para a apresentação dos textos e dos resultados das investigações. Recursos como quadros brancos e marcadores também são fundamentais para a promoção de debates e registros das soluções.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula