Detetives da Gramática: Desvendando Mistérios Textuais

Desenvolvida por: Meire … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Morfológica e Coerência Textual

A atividade 'Detetives da Gramática: Desvendando Mistérios Textuais' busca transformar os alunos do 1º ano do Ensino Médio em investigadores de textos. O objetivo é desenvolver a habilidade de análise crítica e identificação de funções morfológicas, coerências e incoerências gramaticais dentro de textos fictícios. Por meio de um trabalho em grupo, os alunos serão desafiados a resolver enigmas linguísticos, corrigindo e debatendo desvios encontrados. Esta prática exercitará a revisão textual e a argumentação, favorecendo a construção de um olhar crítico para diversas visões de mundo, como preconizado pela BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Esta aula visa desenvolver no aluno a capacidade de analisar criticamente textos, identificando funções morfológicas e estruturas gramaticais, além de avaliar coerências e incoerências textuais. A proposta é estimular a autonomia na revisão e correção textual, promovendo debates que favorecem o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo com relação aos conteúdos e aos contextos de produção dos textos.

  • Identificar e analisar funções morfológicas em textos.
  • Reconhecer coerências e incoerências gramaticais.
  • Promover debates críticos sobre as soluções apresentadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
  • EM13LGG303: Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático contempla a análise de funções morfológicas e a identificação de coerências textuais em textos fictícios. A prática visa identificar sufixos, prefixos, conjunções, pronomes e demais elementos morfológicos, enquanto estimula o debate sobre aspectos coesivos e coerentivos das estruturas textuais elaboradas.

  • Funções morfológicas e análise de estruturas gramaticais.
  • Coerência e coesão em textos.
  • Identificação e correção de desvios gramaticais.

Metodologia

A atividade será conduzida por meio da formação de grupos, onde cada um receberá um texto fictício com incoerências e desvios a serem corrigidos. Os alunos deverão atuar como detetives, investigando e solucionando os problemas encontrados. Após a correção, promoveremos debates em que os grupos compartilharão suas descobertas, justificando as soluções apresentadas, incentivando a troca de conhecimentos e perspectivas entre os alunos.

  • Investigação em grupo de textos fictícios.
  • Resolução de enigmas linguísticos.
  • Debates e justificativas de soluções encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 2 aulas de 50 minutos, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, as instruções serão apresentadas e os grupos formados. Cada grupo receberá um texto para análise e deverá começar a investigação. Durante a segunda aula, os grupos concluirão suas análises e participarão do debate, onde compartilharão suas descobertas e justificarão suas soluções.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação dos grupos. Distribuição dos textos e início da análise.
  • Aula 2: Conclusão das análises pelos grupos e debate das soluções encontradas.

Avaliação

A avaliação será processual, considerando a participação nas atividades em grupo, a capacidade de identificar corretamente as funções morfológicas e as incoerências gramaticais, além da qualidade das argumentações apresentadas no debate. Exemplos de critérios incluem: precisão na identificação de desvios (10 pontos), coerência e coesão das correções propostas (10 pontos), e participação e argumento durante o debate (10 pontos). Feedbacks qualitativos serão dados para incentivar melhorias e o reconhecimento dos avanços individuais e coletivos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados materiais didáticos que incluem cópias dos textos fictícios para análise, além de recursos multimídia, como projetores, para a apresentação dos textos e dos resultados das investigações. Recursos como quadros brancos e marcadores também são fundamentais para a promoção de debates e registros das soluções.

  • Textos fictícios impressos.
  • Projetor multimídia.
  • Quadros brancos e marcadores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo