Detetives da Informação

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Pesquisa online sobre temas atuais e controversos

Nesta atividade, intitulada 'Detetives da Informação', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão instigados a investigar um tema atual e controverso através de pesquisas online. O tema a ser proposto será "O uso de celular em sala de aula", uma vez que recentemente, em 02/02/2024 o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes decretou a proibição na rede pública municipal do uso pelos alunos de celulares e outros dispositivos tecnológicos nas escolas. Em grupos, os estudantes utilizarão diferentes fontes digitais para coletar informações, devendo validar a confiabilidade dessas fontes, identificar contradições e complementariedades entre os dados recolhidos. O desafio culminará na apresentação das descobertas através de formatos digitais variados, como blogs, sites ou vídeos. Esta atividade não só engaja os alunos na utilização prática das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como também desenvolve habilidades de pensamento crítico e pesquisa confiável. Ao empregar uma metodologia ativa, onde os estudantes são os protagonistas do processo de aprendizagem, estimula-se a autonomia, a colaboração e a capacidade crítica, preparando-os para uma sociedade em constante transformação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar nos alunos do 1º ano do Ensino Médio a habilidade de realizar pesquisas online confiáveis, críticas e bem fundamentadas sobre temas atuais e controversos, neste caso "O uso de celulares em sala de aula", utilizando diferentes fontes digitais. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de validar a confiabilidade das fontes encontradas, identificar contradições e complementariedades entre os dados, e comunicar suas descobertas de forma clara e criativa por meio digital. Além disso, ao trabalhar em grupo, os alunos desenvolverão habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução colaborativa de problemas.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa online confiável e crítica.
  • Validar a confiabilidade das fontes de informação.
  • Identificar contradições e complementariedades entre dados.
  • Apresentar descobertas de forma clara e criativa em formato digital.
  • Fomentar habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação eficaz.

Conteúdo Programático

A atividade 'Detetives da Informação' se alinha às competências e habilidades previstas pela BNCC para o Ensino Médio, especialmente no que tange ao uso crítico e responsável das TDIC. Por meio de uma abordagem baseada em metodologias ativas, os alunos serão incentivados a se tornarem pesquisadores ativos, desenvolvendo autonomia na seleção e análise crítica de informações. Esta experiência de aprendizagem cobre o essencial das práticas de linguagem digital, pensamento crítico e pesquisa confiável, fundações importantes para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

  • Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
  • Pensamento crítico e habilidades de pesquisa
  • Validação de fontes e dados
  • Criação de conteúdo digital (blogs, sites, vídeos)
  • Trabalho em equipe e comunicação eficaz

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, os alunos serão divididos em pequenos grupos para explorar o tema proposto. Essa abordagem coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem, incentivando a investigação, a colaboração e a construção do conhecimento de forma participativa. Os grupos deverão identificar fontes confiáveis, analisar as informações obtidas e sintetizá-las para uma apresentação digital, fomentando, assim, habilidades práticas e reflexivas importantes para seu desenvolvimento integral. Além do conteúdo digital pesquisado, deverão incluir suas próprias conclusões, utilizando-se das informações pesquisadas para embasar seu posicionamento a favor ou contra o tema proposto.

  • Trabalho em grupo para estimular a colaboração e a comunicação
  • Pesquisa online com validação de fontes
  • Análise crítica e síntese de informações
  • Criação de apresentações em formatos digitais
  • Reflexão coletiva sobre o processo de pesquisa e aprendizagem

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos receberão instruções e iniciarão suas pesquisas em grupos. A segunda aula será destinada à finalização das pesquisas, produção das apresentações digitais e, se possível, compartilhamento das mesmas com a turma. Este cronograma está planejado para garantir um equilíbrio entre pesquisa, colaboração e síntese.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa, desenvolvimento e compartilhamento das apresentações digitais.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives da Informação' será realizada com base em critérios como a confiabilidade das fontes utilizadas, a conclusão pessoal do grupo, posicionando-se favorável ou desfavoravelmente ao tema proposto, a criatividade e clareza da apresentação digital, bem como a colaboração e participação ativa de todos os membros do grupo. Serão considerados tanto o produto final quanto o processo de pesquisa e elaboração, incentivando uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas. Exemplos de critérios a serem avaliados incluem a seleção criteriosa de fontes, a argumentação lógica e embasada nos dados coletados, e a qualidade técnica e estética da apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis, e plataformas digitais para criação de conteúdo (blogs, websites, ferramentas de edição de vídeo). Essencialmente, a atividade se apoia no uso das TDIC, potencializando o aprendizado através do emprego de ferramentas digitais relevantes para a sociedade contemporânea. O recurso mais valioso, no entanto, é o ambiente colaborativo e de investigação criado na sala de aula.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet
  • Plataformas digitais para criação de blogs, sites ou edição de vídeos
  • Acesso a bibliotecas digitais e bancos de dados confiáveis
  • Ferramentas para trabalho colaborativo online

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