Detetives da Linguagem

Desenvolvida por: Cindy … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Funções da Linguagem

Nesta atividade interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio se transformarão em detetives da linguagem, com a empolgante missão de desvendar as diferentes funções da linguagem presentes em uma variedade de textos. Para isso, serão fornecidos pelo professor textos variados, abrangendo desde literatura até anúncios publicitários, passando por discursos políticos e letras de música. Em grupos, os alunos deverão analisar meticulosamente cada texto, identificando a função da linguagem que predomina e sustentando suas conclusões com trechos específicos. Esta tarefa desafiadora promove não só o entendimento profundo das funções da linguagem, como também habilidades analíticas e de argumentação. Ao término da análise, cada grupo fará uma apresentação, compartilhando suas descobertas e justificativas. O debate que se seguirá permitirá aos alunos explorar as diversas percepções e interpretações, enriquecendo sua compreensão sobre a complexidade e a beleza da comunicação humana.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é levar os alunos a compreenderem as funções da linguagem de maneira profunda, aplicando seus conhecimentos de forma prática e engajada. Espera-se que, ao final, sejam capazes de identificar e diferenciar as funções da linguagem em vários contextos, fundamentando suas análises com elementos concretos dos textos. Além disso, visa-se promover o desenvolvimento do pensamento crítico, da habilidade de argumentação e do respeito por diferentes perspectivas e interpretações. A atividade, sendo interativa, também busca fortalecer competências como trabalho em equipe e comunicação eficaz.

  • Identificar as diferentes funções da linguagem em variados tipos de texto.
  • Justificar a identificação das funções da linguagem com base em trechos específicos dos textos.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação.
  • Promover a capacidade de apresentação e debate em grupo.

Conteúdo Programático

As funções da linguagem são essenciais para a compreensão dos diferentes modos como a linguagem é utilizada em diversos contextos. Este plano de aula se concentra em explorar as seis funções identificadas por Roman Jakobson, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de aplicar teorias linguísticas de maneira prática. Ao analisar textos variados, os estudantes irão mergulhar não só na teoria, mas também na prática da lingüística, enfrentando o desafio de reconhecer e justificar a predominância de funções específicas da linguagem em contextos reais e diversificados.

  • Funções da Linguagem segundo Roman Jakobson
  • Análise textual aplicada às funções da linguagem
  • Contextualização das funções da linguagem nos textos

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade coloca os alunos como protagonistas de seu aprendizado, incentivando a investigação, análise e discussão. Grupos serão formados aleatoriamente para promover a diversidade de pensamento e colaboração. Cada grupo receberá um conjunto de textos para análise, incluindo instruções detalhadas sobre como proceder. A interação entre os grupos, durante as apresentações e debates, proporcionará um ambiente dinâmico de aprendizagem, onde a reflexão coletiva será incentivada. O papel do professor será de facilitador, orientando e incentivando o debate construtivo.

  • Trabalho em grupo para análise textual
  • Apresentações em grupo
  • Debates em sala de aula

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 3 horas, divididas em 3.6 aulas de 50 minutos cada.

  • Aula 1: Apresentação das funções da linguagem e formação dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Análise dos textos pelos grupos.
  • Aula 4: Preparação e início das apresentações.
  • Aula 5: Continuação das apresentações e início do debate.
  • Aula 6: Conclusão do debate e feedback geral.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final da atividade. Os critérios incluirão a profundidade e precisão na identificação e justificação das funções da linguagem nos textos (40%), a clareza e estrutura das apresentações (30%), e a contribuição individual e do grupo para o debate (30%). A avaliação será formativa, com feedback construtivo providenciado após cada apresentação e debate, visando incentivar a reflexão e o aperfeiçoamento contínuos. Será feita uma autoavaliação e avaliação pelos pares no final, para promover a consciência do próprio processo de aprendizagem e do trabalho em equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem uma seleção diversificada de textos, que será fornecida pelo professor, abarcando diferentes gêneros e contextos. Além disso, será disponibilizado um guia de análise para auxiliar os grupos na identificação das funções da linguagem. Materiais para apresentação, como data show e quadro branco, também serão providenciados. A sala de aula será arranjada de maneira a facilitar a comunicação e interação entre os grupos.

  • Seleção de textos variados
  • Guia de análise das funções da linguagem
  • Materiais para apresentação (data show, quadro branco, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo