Nessa atividade prática, alunos do 1º ano do Ensino Médio se transformarão em detetives da linguagem para investigarem diferentes variedades linguísticas (como gírias, linguagem formal, regionalismos) e figuras de linguagem presentes em pistas espalhadas pela sala de aula. Esta proposta levará os estudantes a uma imersão na diversidade da língua, reconhecendo a sua flexibilidade e a importância da seleção apropriada da variante linguística conforme o contexto. Trabalhando em grupos, os detetives deverão identificar, agrupar as pistas de acordo com suas categorias e gerar exemplos próprios, facilitando uma aprendizagem através do descobrimento e da prática colaborativa. A atividade conclui com uma roda de debate, visando aprofundar a discussão sobre como e quando utilizar cada variação linguística observada, promovendo reflexão crítica sobre o uso da língua no cotidiano e em diversos contextos sociais e comunicacionais.
O propósito desta atividade é habilitar os alunos a identificar e diferenciar variedades linguísticas e figuras de linguagem, aprimorando sua competência comunicativa para adequar o uso da língua de acordo com o contexto. Deseja-se também fomentar habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e argumentação, enquanto os alunos exploram a diversidade linguística de uma forma prática e envolvente. Ao final da atividade, espera-se que os estudantes reconheçam a importância de selecionar a variedade linguística adequada para cada situação, valorizando a riqueza cultural da língua.
Esta atividade abrange o estudo de variedades linguísticas, incluindo gírias, linguagem formal, regionalismos, e figuras de linguagem, oferecendo aos alunos uma perspectiva ampla do dinamismo e da diversidade da língua portuguesa. Ao integrar a teoria à prática, os alunos serão capazes de reconhecer e valorizar o uso dessas variedades em diferentes contextos, além de compreender a funcionalidade e beleza das figuras de linguagem dentro da comunicação.
A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos na busca ativa de pistas, promovendo uma aprendizagem através da exploração e experimentação. O trabalho em grupo facilitará a troca de conhecimentos e a colaboração. Após a fase de exploração, a 'Roda de Debate' permitirá que os alunos compartilhem suas descobertas e reflexões, estimulando o pensamento crítico e a habilidade de argumentação sobre o uso da língua em diversos contextos.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito e iniciarão a busca de pistas. Na segunda aula, prosseguirão com a atividade e participarão da roda de debate.
A avaliação será baseada na participação, colaboração no grupo, habilidade de identificar corretamente as variedades linguísticas e figuras de linguagem e na qualidade dos exemplos próprios gerados. A participação ativa e construtiva na roda de debate também fará parte dos critérios de avaliação, buscando não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades de argumentação e reflexão crítica desenvolvidas durante a atividade.
Os recursos incluirão fichas contendo as pistas com variedades linguísticas e figuras de linguagem, marcadores para categorizar as pistas, espaços adequados na sala para a dispersão das pistas e facilitação da movimentação dos grupos. Adicionalmente, será preparado um ambiente propício para a realização da roda de debate, promovendo um espaço de diálogo e troca de ideias.
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