Detetives da Linguagem

Desenvolvida por: Geane … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variedades Linguísticas e Figuras de Linguagem

Nessa atividade prática, alunos do 1º ano do Ensino Médio se transformarão em detetives da linguagem para investigarem diferentes variedades linguísticas (como gírias, linguagem formal, regionalismos) e figuras de linguagem presentes em pistas espalhadas pela sala de aula. Esta proposta levará os estudantes a uma imersão na diversidade da língua, reconhecendo a sua flexibilidade e a importância da seleção apropriada da variante linguística conforme o contexto. Trabalhando em grupos, os detetives deverão identificar, agrupar as pistas de acordo com suas categorias e gerar exemplos próprios, facilitando uma aprendizagem através do descobrimento e da prática colaborativa. A atividade conclui com uma roda de debate, visando aprofundar a discussão sobre como e quando utilizar cada variação linguística observada, promovendo reflexão crítica sobre o uso da língua no cotidiano e em diversos contextos sociais e comunicacionais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é habilitar os alunos a identificar e diferenciar variedades linguísticas e figuras de linguagem, aprimorando sua competência comunicativa para adequar o uso da língua de acordo com o contexto. Deseja-se também fomentar habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e argumentação, enquanto os alunos exploram a diversidade linguística de uma forma prática e envolvente. Ao final da atividade, espera-se que os estudantes reconheçam a importância de selecionar a variedade linguística adequada para cada situação, valorizando a riqueza cultural da língua.

  • Identificar diferentes variedades linguísticas e figuras de linguagem
  • Analisar o uso apropriado das variedades linguísticas em diversos contextos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e argumentação
  • Refletir criticamente sobre o uso da língua no cotidiano

Conteúdo Programático

Esta atividade abrange o estudo de variedades linguísticas, incluindo gírias, linguagem formal, regionalismos, e figuras de linguagem, oferecendo aos alunos uma perspectiva ampla do dinamismo e da diversidade da língua portuguesa. Ao integrar a teoria à prática, os alunos serão capazes de reconhecer e valorizar o uso dessas variedades em diferentes contextos, além de compreender a funcionalidade e beleza das figuras de linguagem dentro da comunicação.

  • Variedades linguísticas: gírias, linguagem formal, regionalismos
  • Figuras de linguagem
  • Contexto e adequação da linguagem
  • Comunicação e diversidade linguística

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos na busca ativa de pistas, promovendo uma aprendizagem através da exploração e experimentação. O trabalho em grupo facilitará a troca de conhecimentos e a colaboração. Após a fase de exploração, a 'Roda de Debate' permitirá que os alunos compartilhem suas descobertas e reflexões, estimulando o pensamento crítico e a habilidade de argumentação sobre o uso da língua em diversos contextos.

  • Atividade Mão-na-massa: busca e categorização de pistas
  • Trabalho em grupo: colaboração e troca de conhecimentos
  • Roda de Debate: discussão coletiva e reflexão crítica

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito e iniciarão a busca de pistas. Na segunda aula, prosseguirão com a atividade e participarão da roda de debate.

  • Aula 1: Introdução ao conceito e início da busca de pistas
  • Aula 2: Continuação da busca e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, colaboração no grupo, habilidade de identificar corretamente as variedades linguísticas e figuras de linguagem e na qualidade dos exemplos próprios gerados. A participação ativa e construtiva na roda de debate também fará parte dos critérios de avaliação, buscando não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades de argumentação e reflexão crítica desenvolvidas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão fichas contendo as pistas com variedades linguísticas e figuras de linguagem, marcadores para categorizar as pistas, espaços adequados na sala para a dispersão das pistas e facilitação da movimentação dos grupos. Adicionalmente, será preparado um ambiente propício para a realização da roda de debate, promovendo um espaço de diálogo e troca de ideias.

  • Fichas com pistas de variedades linguísticas e figuras de linguagem
  • Marcadores coloridos
  • Espaço físico adequado para atividade e debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo