Detetives da Linguagem: Em Busca de Referências

Desenvolvida por: Niamar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Coesão e coerência textual

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão transformados em verdadeiros detetives da linguagem, com o objetivo de investigar o uso de anáforas e catáforas em diversos tipos de textos. Inicialmente, eles receberão trechos selecionados de textos, notícias ou charges, com a missão de identificar e mapear os referentes anafóricos e catafóricos, sublinhando-os e fazendo a conexão com suas respectivas referências. Esta fase da atividade visa familiarizar os estudantes com os conceitos de anáfora e catáfora, essenciais para a compreensão da coesão textual. Em seguida, organizados em pequenos grupos, os alunos criarão um 'mapa de investigação' com as relações encontradas, discutindo como esses elementos contribuem para a coesão e coerência do texto. Este mapa servirá como uma ferramenta visual que facilita a compreensão e a análise dos mecanismos linguísticos em jogo. Finalmente, cada grupo apresentará suas descobertas à turma, promovendo uma roda de debate. Este momento será crucial para a troca de ideias e o confronto de diferentes interpretações, sob a orientação do professor, que guiará a discussão e aprofundará a análise dos conteúdos abordados.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito fundamental desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de analisar e compreender mecanismos linguísticos que estruturam a coesão e a coerência textual, especificamente através da identificação e análise de anáforas e catáforas em diversos tipos de textos. Ao engajarem-se na atividade como detetives da linguagem, os estudantes exercitam suas capacidades analíticas e críticas, tornando-se mais atentos aos detalhes textuais que contribuem para a fluidez e compreensibilidade dos textos. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos estejam aptos a reconhecer e explicar o papel destes elementos na construção do sentido dos textos, além de promover o debate e a reflexão sobre o uso da língua de maneira mais consciente e eficaz.

  • Identificar anáforas e catáforas em textos variados.
  • Analisar a contribuição desses elementos para a coesão e coerência textual.
  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação ao discutir as descobertas em grupo.
  • Promover a compreensão da importância da coesão e coerência em qualquer produção textual.
  • Fomentar o pensamento crítico e a atenção aos detalhes linguísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

Conteúdo Programático

A atividade propõe um mergulho no estudo da coesão textual, com foco nos mecanismos de anáfora e catáfora, que são essenciais para a construção de textos coesos e coerentes. Essa abordagem não apenas oferece aos alunos o conhecimento teórico e prático sobre aspectos linguísticos, mas também promove competências interpretativas e analíticas, habilidades essenciais para o letramento. Ao utilizar exemplos concretos e promover uma investigação ativa, o conteúdo programático é explorado de maneira dinâmica e significativa, preparando os estudantes para aplicar o que foi aprendido em suas próprias produções textuais e análises críticas.

  • Definição e identificação de anáforas e catáforas.
  • Análise do papel da anáfora e da catáfora na coesão e coerência textuais.
  • Exercícios práticos de identificação desses mecanismos em textos variados.
  • Criação de mapas de investigação para visualizar as conexões referenciais.
  • Realização de debates para discutir as interpretações e descobertas.

Metodologia

A metodologia adotada combina instrução direta com aprendizagem baseada em projetos, onde os estudantes, trabalhando em grupos, se engajam ativamente na identificação e análise de elementos textuais anafóricos e catafóricos. Essa abordagem prática é complementada pela metodologia ativa 'Roda de Debate', promovendo a troca de ideias e o pensamento crítico. A interação e a colaboração entre os alunos são incentivadas durante todo o processo, desde a análise individual e em grupo dos textos até a discussão coletiva das descobertas, favorecendo assim um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

  • Distribuição de trechos de textos para análise individual.
  • Formação de grupos para a discussão e elaboração de mapas de investigação.
  • Utilização da Roda de Debate para a apresentação e discussão dos resultados.
  • Guia do professor para facilitar as discussões e apoiar as análises.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a distribuição e análise individual dos textos, seguida pela formação dos grupos e início da elaboração dos mapas de investigação. A segunda aula será dedicada à conclusão dos mapas de investigação, preparação das apresentações e realização da Roda de Debate, permitindo uma ampla discussão e troca de ideias entre os grupos.

  • Aula 1: Análise de textos e início da elaboração dos mapas de investigação.
  • Aula 2: Conclusão dos mapas e realização da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e profundidade das análises apresentadas nos mapas de investigação, e nas contribuições durante a Roda de Debate. Será valorizada a capacidade dos alunos de identificar corretamente anáforas e catáforas, bem como sua habilidade para explicar como esses elementos contribuem para a coesão e coerência dos textos analisados. A argumentação e a fundamentação das ideias apresentadas durante os debates também serão elementos chave para a avaliação, incentivando os alunos a desenvolver suas habilidades de oratória e argumentação crítica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários trechos impressos de textos variados, incluindo notícias e charges, para análise pelos alunos. Além disso, serão utilizados materiais para a elaboração dos mapas de investigação, como papel kraft, canetas coloridas e post-its. A sala de aula deverá ser organizada de forma a facilitar a formação dos grupos e a condução da Roda de Debate, além de se garantir o acesso a um quadro para a apresentação dos mapas de investigação e a discussão dos resultados.

  • Trechos impressos de textos, notícias e charges.
  • Materiais para elaboração dos mapas (papel kraft, canetas, post-its).
  • Sala de aula preparada para trabalho em grupo e debate.

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