Detetives da Literatura

Desenvolvida por: Sinara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Brasileira

A atividade 'Detetives da Literatura' visa engajar alunos do 1º ano do Ensino Médio na descoberta e aprofundamento do conhecimento sobre importantes autores da literatura brasileira, promovendo uma imersão no universo literário por meio de um jogo investigativo. Grupos de alunos receberão pastas com pistas diversas, que incluem trechos de obras, contextos históricos, influências literárias, entre outros aspectos que caracterizam um determinado autor. Através da análise das pistas, os estudantes deverão identificar o autor em questão e, em seguida, preparar uma apresentação sobre o mesmo, destacando sua biografia, principais obras, estilo literário e contribuição para a literatura brasileira. Esta metodologia ativa promove pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e habilidades de comunicação, ao mesmo tempo em que proporciona um aprendizado significativo sobre os autores que ajudaram a moldar a literatura nacional.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade 'Detetives da Literatura' é proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla e aprofundada sobre a literatura brasileira, por meio da investigação e análise das vidas e obras de seus principais autores. Além disso, busca-se promover o desenvolvimento de habilidades essenciais como pesquisa, leitura crítica, trabalho em equipe e apresentação oral. Os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes estilos literários e o contexto histórico-cultural em que essas obras foram produzidas, fomentando o respeito e a valorização da diversidade literária brasileira.

  • Compreender as correntes literárias brasileiras e seus principais representantes.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e leitura crítica.
  • Praticar o trabalho em equipe e a comunicação eficiente.
  • Analisar o impacto cultural e histórico de diferentes autores na literatura brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG103 - Utilizar as linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital de maneira crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as práticas escolares, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e para construir conhecimentos.
  • EM13LP19 - Analisar, de maneira crítica e ética, textos de diversos gêneros e mídias, considerando o contexto e as condições de produção, para ampliar suas possibilidades de participação social.

Conteúdo Programático

O programa contemplado pela atividade engloba o estudo de autores e obras significativas da literatura brasileira, abrangendo desde o período colonial até a contemporaneidade. Serão explorados os diferentes movimentos literários, as condições histórico-sociais que influenciaram a produção literária do país e a importância de cada autor no contexto da literatura nacional. O intuito é fornecer um panorama amplo e diversificado da literatura brasileira, estimulando a capacidade analítica e crítica dos alunos em relação às obras literárias.

  • Movimentos literários na história do Brasil.
  • Biografias e contribuições de autores selecionados.
  • Análise de trechos de obras para identificação de autores e contextos.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos serão divididos em grupos e receberão uma pasta com pistas sobre um autor. Eles deverão investigar, discutir e colaborar para identificar o autor com base nas pistas fornecidas. Após a identificação, o grupo preparará uma apresentação sobre o autor, utilizando recursos audiovisuais se desejado. Esta abordagem estimula a pesquisa ativa, a análise crítica e o aprendizado colaborativo.

  • Divisão dos alunos em grupos.
  • Distribuição das pastas de pistas para cada grupo.
  • Pesquisa e discussão em grupo para decifração das pistas.
  • Preparação e apresentação sobre o autor identificado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos serão formados e as pastas com pistas distribuídas, iniciando a investigação. A segunda aula será dedicada à continuação das pesquisas e ao início da preparação das apresentações. A terceira aula será destinada à finalização e apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Formação dos grupos e distribuição das pastas.
  • Aula 2: Pesquisa e início da preparação das apresentações.
  • Aula 3: Finalização e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade da pesquisa realizada, na capacidade de análise crítica das pistas, na criatividade e na clareza da apresentação final. Será considerado o entusiasmo e o esforço do grupo em trabalhar colaborativamente. A apresentação deverá demonstrar um entendimento profundo do autor estudado, sua obra e seu impacto na literatura brasileira. Exemplos de critérios específicos incluem: coerência e coesão na exposição do conteúdo, uso adequado de recursos audiovisuais, e a capacidade de responder às perguntas da audiência de forma clara e informativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: pastas contendo pistas diversificadas sobre os autores, acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets (opcional), projetor e tela para as apresentações finais. Recomenda-se também o acesso a bibliotecas virtuais e bases de dados de literatura brasileira para enriquecer a pesquisa.

  • Pastas com pistas sobre os autores.
  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Computadores ou tablets (opcional).
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Acesso a bibliotecas virtuais e bases de dados literárias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo