Detetives da Literatura: Desvendando Gêneros Textuais

Desenvolvida por: Adelai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Literatura Brasileira

Nesta atividade educativa direcionada a alunos do 1º ano do Ensino Médio, os estudantes terão a oportunidade de mergulhar no universo da Literatura Brasileira por meio de uma abordagem investigativa. Divididos em grupos, receberão trechos de obras literárias significativas, com a missão de identificar o gênero textual ao qual pertencem, investigando suas principais características e o contexto histórico e cultural de produção. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, cada grupo deverá preparar em casa apresentações sobre os gêneros literários estudados, para depois compartilhar suas descobertas em sala de aula, promovendo uma rica troca de saberes. A atividade culmina com uma Roda de Debate, momento no qual cada grupo apresenta suas conclusões, enquanto os demais participam ativamente com questionamentos e argumentações, fomentando uma análise crítica e reflexiva sobre a evolução dos gêneros na literatura brasileira e suas influências socioculturais ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos do 1º ano do Ensino Médio ferramentas para o reconhecimento, análise e interpretação dos diversos gêneros textuais que compõem a literatura brasileira. Almeja-se promover o desenvolvimento de habilidades críticas, incentivar a pesquisa e a capacidade argumentativa, além de estimular a consciência histórica e cultural. Espera-se, ainda, que os estudantes possam valorizar a literatura como um fenômeno vivo, que se renova e dialoga com a realidade de suas épocas, influenciando e sendo influenciado por ela.

  • Identificar e diferenciar gêneros literários na literatura brasileira.
  • Analisar o contexto histórico-cultural das obras literárias.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação.
  • Promover capacidade crítica e argumentativa em debates.
  • Valorizar a literatura como expressão cultural e histórica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG203: Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
  • EM13LP29: Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de marcas do discurso reportado e de citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se concentra nos gêneros literários presentes na literatura brasileira, explorando suas características, o papel no contexto histórico e cultural, bem como a evolução desses gêneros ao longo do tempo. A identificação e a análise dos diferentes gêneros literários permitirão aos alunos compreenderem melhor a diversidade e a riqueza da literatura nacional, assim como as complexidades de sua produção em diferentes períodos históricos.

  • Gêneros literários e suas características.
  • Contexto histórico-cultural da literatura brasileira.
  • Evolução dos gêneros literários na história.
  • Análise e interpretação de trechos de obras literárias.
  • Pesquisa e apresentação sobre gêneros literários.

Metodologia

A metodologia aplicada será uma combinação entre Sala de Aula Invertida e Roda de Debate. Inicialmente, os alunos estudarão em casa sobre os gêneros literários atribuídos, preparando apresentações para compartilhar com a turma. Em seguida, em sala de aula, será feita uma Roda de Debate, onde cada grupo expõe suas descobertas, e os outros alunos participam com questionamentos e contribuições, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e crítica.

  • Sala de Aula Invertida: pesquisa e preparação de apresentações em casa.
  • Roda de Debate: apresentação, questionamento e argumentação em grupo sobre os gêneros literários.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 9 horas, distribuídas em 10.8 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com a explicação da atividade e divisão de grupos. As próximas aulas serão dedicadas à pesquisa e preparação das apresentações. Em seguida, haverá a realização das Rodas de Debate, permitindo a todos uma participação ativa no processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aulas 2 a 4: Pesquisa e preparação das apresentações em casa (Sala de Aula Invertida).
  • Aulas 5 a 10: Apresentações dos grupos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade da pesquisa, clareza e coesão das apresentações, bem como a habilidade de argumentação e reflexão crítica demonstradas durante a Roda de Debate. Serão valorizados a originalidade do pensamento, o emprego correto de conceitos literários e a capacidade de relacionar as obras com seu contexto histórico-cultural. Exemplos de critérios incluem a capacidade de sintetizar informações, utilizar citações de maneira eficaz e participar construtivamente nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa sobre os gêneros literários, cópias de trechos de obras da literatura brasileira para cada grupo, além de materiais de apoio como livros didáticos e artigos. Também serão utilizados recursos audiovisuais, como projetor ou televisão, para as apresentações dos alunos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Cópias de trechos de obras literárias brasileiras.
  • Livros didáticos e artigos sobre literatura brasileira.
  • Recursos audiovisuais para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo