Detetives de Gêneros Literários

Desenvolvida por: Alderi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura Brasileira

Nesta atividade prática, intitulada 'Detetives de Gêneros Literários', os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar na diversidade da literatura brasileira através de uma abordagem lúdica e investigativa. Após formarem grupos, receberão envelopes secretos contendo trechos selecionados de obras representativas dos principais gêneros literários: poesia, crônica, conto e romance. A tarefa dos estudantes será identificar a que gênero cada trecho pertence, baseando-se nas características e elementos discutidos previamente em sala de aula. Essa investigação requer análise detalhada, discussão coletiva e aplicação dos conhecimentos teóricos em um contexto prático. Após a etapa de análise, cada grupo compartilhará suas descobertas com a turma em uma pequena exposição, promovendo um espaço de diálogo e crítica literária. Esta atividade visa não apenas aprofundar o conhecimento sobre a literatura brasileira, mas também fomentar habilidades analíticas, de raciocínio crítico, trabalho em equipe e apresentação pública. O professor atuará como um facilitador, guiando as investigações e incentivando debates enriquecedores.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é estimular o desenvolvimento de competências e habilidades críticas relacionadas à literatura brasileira, fomentando o reconhecimento e a compreensão dos diferentes gêneros literários. Visa-se promover a capacidade analítica dos alunos para que consigam identificar características específicas de cada gênero, além de melhorar habilidades de argumentação e apresentação oral. Esta atividade também busca incentivar o trabalho colaborativo, desenvolvendo a capacidade de discussão e conclusão em grupo, preparando os alunos para abordagens interdisciplinares e complexas de textos literários.

  • Identificar os diferentes gêneros literários dentro da literatura brasileira.
  • Desenvolver habilidades analíticas e de raciocínio crítico.
  • Fomentar a capacidade de apresentação oral e argumentação.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Promover o reconhecimento e a valorização da diversidade literária brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes presenciais e/ou virtuais.
  • EM13LGG102 - Compreender e utilizar as linguagens corporal, verbal e visual em apresentações orais/públicas em diferentes contextos, com apoio de tecnologias digitais, quando for o caso, considerando a multimodalidade.
  • EM13LP13 - Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de gêneros textuais e de mecanismos linguísticos específicos para a criação da textualidade.
  • EM13LP45 - Reconhecer e analisar estratégias argumentativas em textos de diferentes gêneros, considerando a articulação entre os elementos textuais e não verbais e o contexto de sua produção e circulação.
  • EM13LP49 - Investigar e analisar modos de organização, temáticas, estilos e processos de circulação da literatura contemporânea, considerando também os espaços de recepção e a formação do leitor literário.

Conteúdo Programático

A literatura brasileira é rica em gêneros e estilos, refletindo a diversidade cultural e social do país. Este plano de aula se debruça sobre os principais gêneros literários – poesia, crônica, conto e romance – destacando suas características, elementos estruturais e particularidades expressivas. O conteúdo programático envolverá a discussão de conceitos literários, análise textual e interpretação, abrindo espaço para a apreciação crítica e a construção de um diálogo entre o texto e o contexto sócio-histórico de produção.

  • Conceitos e características dos gêneros literários: poesia, crônica, conto e romance.
  • Elementos de narrativa e expressão nos diferentes gêneros.
  • Análise e interpretação de textos literários.
  • Diálogo entre literatura e contexto sócio-histórico.
  • Metodologias de pesquisa e apresentação para análise literária.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade encoraja uma abordagem ativa e dinâmica do aprendizado, mesclando técnicas de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Será estimulada a participação ativa dos alunos em todas as etapas, desde a análise investigativa dos trechos literários até a apresentação de suas conclusões. A atividade será estruturada de forma a favorecer a interação, o diálogo e a reflexão crítica, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e engajado.

  • Divisão da classe em pequenos grupos para promover a interação e cooperação.
  • Distribuição de envelopes secretos contendo trechos de obras literárias.
  • Utilização de fichas de análise para a investigação dos gêneros literários.
  • Roda de debate para discutir as conclusões e compartilhar aprendizados.
  • Apresentações orais dos grupos para expor suas descobertas à turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 4 aulas de 50 minutos, distribuídas ao longo de uma semana. Inicialmente, haverá uma introdução ao projeto e formação dos grupos. As aulas subsequentes envolverão a análise dos trechos, debates e preparação das apresentações. A última aula será dedicada às exposições dos grupos e feedback final.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aula 2: Distribuição dos envelopes e início da análise dos trechos.
  • Aula 3: Continuação da análise e preparação para a roda de debate.
  • Aula 4: Apresentações finais dos grupos e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, qualidade da análise literária, capacidade de argumentação e cooperação em grupo durante a atividade. Consideraremos a profundidade e acurácia na identificação dos gêneros literários, a justificativa das escolhas feitas, a qualidade das apresentações orais e a participação nas discussões. O envolvimento do aluno com o processo de aprendizagem colaborativa e seu crescimento individual também serão levados em conta para a avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários envelopes contendo trechos imprimidos de obras literárias, fichas de análise para auxiliar no processo investigativo, ambiente adequado para exposições orais e debate, além de acesso à internet para pesquisas adicionais e consulta a obras literárias digitais. O recurso da tecnologia será fundamental para a consulta de materiais complementares e apoio nas apresentações finais.

  • Envelopes secretos com trechos de obras literárias.
  • Fichas de análise para cada grupo.
  • Data show e sistema de som para apresentações.
  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Espaço apropriado para debates e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo