Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio trabalharão em grupos como verdadeiros detetives literários. A missão deles será desvendar diferentes aspectos e objetivos contidos em uma variedade de textos, abrangendo literatura, jornalismo, publicidade, e outros. Para isso, cada grupo receberá um 'dossiê' contendo trechos desses textos variados, junto a uma lista de 'missões'. Essas missões incluirão tarefas como identificar metáforas, discernir o público-alvo e determinar o objetivo comunicativo dos textos. A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para incentivar a investigação ativa e a colaboração entre os alunos. Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas, promovendo uma discussão enriquecedora sobre as estratégias textuais e seus propósitos específicos. Esta experiência não apenas aprimorará a habilidade analítica dos estudantes em relação a diferentes gêneros textuais, mas também incentivará uma compreensão profunda dos mecanismos utilizados pelos autores para alcançar seus objetivos comunicativos.
O objetivo desta atividade é desenvolver nos estudantes a capacidade de analisar, interpretar e avaliar diferentes gêneros textuais, reconhecendo as estratégias usadas por diferentes autores para atingir um público-alvo e cumprir um objetivo comunicativo específico. Os alunos aprenderão a identificar elementos como metáforas, a intenção do autor, e o contexto ao qual o texto se destina, desenvolvendo suas habilidades de leitura crítica e interpretação de texto. Esta atividade visa também fomentar a colaboração e a comunicação eficaz dentro dos grupos, promovendo a discussão e o compartilhamento de ideias.
Neste plano, o conteúdo programático é estruturado para abranger técnicas de análise e interpretação textual a partir de gêneros diversos. Os estudantes vão explorar os mecanismos literários e não literários usados para persuadir, informar ou entreter o leitor, reconhecendo a importância do contexto na produção e na recepção de textos. Será dado um foco especial na capacidade de identificar as intenções do autor e na análise das escolhas linguísticas que contribuem para a construção do significado.
A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para promover um ambiente de aprendizagem ativo, onde estudantes assumirão o papel de investigadores para explorar e desvendar os textos apresentados. A atividade será realizada em grupos para incentivar a colaboração e o debate, utilizando 'dossiês' de textos como base para análise. Esta abordagem prática visa oferecer aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos teóricos de análise literária de forma concreta, estimulando a curiosidade, a investigação e a troca de conhecimentos entre os participantes.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e distribuição dos 'dossiês', com início das análises em grupo. A segunda aula será dedicada à finalização das análises, preparação das apresentações e realização das discussões em plenária.
A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno durante todo o processo de investigação e análise, na qualidade das descobertas e insights compartilhados durante as apresentações de grupo, e na contribuição para o debate final. As apresentações serão avaliadas considerando a clareza, a profundidade da análise textual e o entendimento dos objetivos comunicativos dos textos. Serão considerados também a capacidade de argumentação, a colaboração e o respeito mútuo durante os debates. Exemplos específicos das análises e discuss
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