Detetives de Textos

Desenvolvida por: Janice… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Textual

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio trabalharão em grupos como verdadeiros detetives literários. A missão deles será desvendar diferentes aspectos e objetivos contidos em uma variedade de textos, abrangendo literatura, jornalismo, publicidade, e outros. Para isso, cada grupo receberá um 'dossiê' contendo trechos desses textos variados, junto a uma lista de 'missões'. Essas missões incluirão tarefas como identificar metáforas, discernir o público-alvo e determinar o objetivo comunicativo dos textos. A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para incentivar a investigação ativa e a colaboração entre os alunos. Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas, promovendo uma discussão enriquecedora sobre as estratégias textuais e seus propósitos específicos. Esta experiência não apenas aprimorará a habilidade analítica dos estudantes em relação a diferentes gêneros textuais, mas também incentivará uma compreensão profunda dos mecanismos utilizados pelos autores para alcançar seus objetivos comunicativos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos estudantes a capacidade de analisar, interpretar e avaliar diferentes gêneros textuais, reconhecendo as estratégias usadas por diferentes autores para atingir um público-alvo e cumprir um objetivo comunicativo específico. Os alunos aprenderão a identificar elementos como metáforas, a intenção do autor, e o contexto ao qual o texto se destina, desenvolvendo suas habilidades de leitura crítica e interpretação de texto. Esta atividade visa também fomentar a colaboração e a comunicação eficaz dentro dos grupos, promovendo a discussão e o compartilhamento de ideias.

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação textual.
  • Identificar diferentes gêneros textuais e suas características.
  • Reconhecer estratégias autorais e intenções comunicativas.
  • Fomentar a habilidade de trabalhar em grupo e discutir ideias de forma construtiva.
  • Estimular a apresentação de ideias e conclusões de análise.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar efeitos de sentido de recursos expressivos em textos verbais e não verbais, considerando a situação comunicativa, o contexto de produção e circulação e os objetivos de quem produz.
  • EM13LGG301 - Utilizar estratégicas de busca, seleção, organização e síntese de informações, considerando propósitos comunicativos e interlocutores.
  • EM13LGG604 - Analisar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social, económica, política e cultural.
  • EM13LP13 - Identificar e analisar estratégias argumentativas em textos, verificando a articulação de teses, argumentos e contra-argumentos.
  • EM13LP45 - Inferir a finalidade de textos de diferentes gêneros e a intenção do autor.

Conteúdo Programático

Neste plano, o conteúdo programático é estruturado para abranger técnicas de análise e interpretação textual a partir de gêneros diversos. Os estudantes vão explorar os mecanismos literários e não literários usados para persuadir, informar ou entreter o leitor, reconhecendo a importância do contexto na produção e na recepção de textos. Será dado um foco especial na capacidade de identificar as intenções do autor e na análise das escolhas linguísticas que contribuem para a construção do significado.

  • Elementos de análise textual
  • Identificação de gêneros textuais
  • Estratégias discursivas e retóricas
  • Contexto de produção e recepção de textos
  • Interpretação de metáforas e figuras de linguagem

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para promover um ambiente de aprendizagem ativo, onde estudantes assumirão o papel de investigadores para explorar e desvendar os textos apresentados. A atividade será realizada em grupos para incentivar a colaboração e o debate, utilizando 'dossiês' de textos como base para análise. Esta abordagem prática visa oferecer aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos teóricos de análise literária de forma concreta, estimulando a curiosidade, a investigação e a troca de conhecimentos entre os participantes.

  • Trabalho em grupo para análise dos dossiês
  • Discussão guiada sobre as descobertas
  • Apresentações conclusivas de cada grupo
  • Debate coletivo para troca de insights

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e distribuição dos 'dossiês', com início das análises em grupo. A segunda aula será dedicada à finalização das análises, preparação das apresentações e realização das discussões em plenária.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos, distribuição dos dossiês e início das análises.
  • Aula 2: Conclusão das análises, preparação e realização das apresentações dos grupos, e debate entre todos os alunos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno durante todo o processo de investigação e análise, na qualidade das descobertas e insights compartilhados durante as apresentações de grupo, e na contribuição para o debate final. As apresentações serão avaliadas considerando a clareza, a profundidade da análise textual e o entendimento dos objetivos comunicativos dos textos. Serão considerados também a capacidade de argumentação, a colaboração e o respeito mútuo durante os debates. Exemplos específicos das análises e discuss

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo