Esta atividade 'Detetives Literários' é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio num processo ativo de aprendizagem sobre figuras de linguagem, transformando a sala de aula numa grande agência de detetives literários. A tarefa principal dos alunos é investigar e identificar as diversas figuras de linguagem ocultas em trechos literários selecionados, promovendo um aprendizado dinâmico e participativo. Ao receberem 'dossiês' com diferentes excertos textuais, cada grupo de detetives discutirá e apresentará suas hipóteses sobre as figuras de linguagem presentes, fundamentando suas conclusões em evidências textuais. Esta metodologia permite não apenas a prática da leitura detalhada e interpretação de texto, mas também estimula a argumentação e a capacidade analítica dos alunos, criando um ambiente enriquecedor para a exploração do universo literário e suas técnicas.
Os principais objetivos desta atividade são estimular nos alunos a capacidade de leitura crítica e interpretação de textos literários, promover o reconhecimento e a compreensão das diversas figuras de linguagem, além de desenvolver habilidades de argumentação e análise textual. Estas competências são fundamentais para a formação de leitores proficientes e críticos, ampliando não apenas o conhecimento dos estudantes sobre os recursos estilísticos da língua, mas também sua capacidade de expressão e compreensão textual.
O conteúdo programático desta atividade focará na exploração e compreensão das figuras de linguagem, elementos fundamentais para a análise literária e textual. Através da identificação e discussão desses recursos estilísticos, os alunos desenvolverão uma visão mais aprofundada sobre a função e o impacto das figuras de linguagem no enriquecimento dos textos literários e nas suas interpretações.
A metodologia adotada envolverá a prática da Roda de Debate, incentivando o diálogo, a troca de ideias e a argumentação crítica entre os alunos. Em pequenos grupos, os alunos receberão 'dossiês' contendo trechos literários para investigação das figuras de linguagem. Após a análise, cada grupo apresentará suas descobertas, iniciando uma discussão coletiva sobre as diferentes interpretações e argumentações. Esta abordagem promove um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico, instigando os alunos a construírem o conhecimento de forma conjunta.
A atividade será estruturada em dois encontros de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. No primeiro encontro, será feita a introdução ao tema, divisão dos grupos e início da investigação dos trechos literários. O segundo encontro será dedicado às apresentações dos grupos, discussão na Roda de Debate e considerações finais.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões, na profundidade das análises textuais e na capacidade de argumentação sobre as figuras de linguagem identificadas. Além disso, será considerada a colaboração entre os membros dos grupos para a investigação e apresentação dos resultados. A construção coletiva do conhecimento e o uso de evidências textuais para fundamentar as argumentações serão aspectos essenciais para a avaliação.
Para a realização da atividade, serão necessários 'dossiês' com trechos literários selecionados, contendo uma variedade de figuras de linguagem. Também será imprescindível o uso de quadro e marcadores para as anotações e destaques durante as apresentações e discussões. Além disso, recomenda-se a utilização de um guia ou manual de figuras de linguagem para consulta e apoio durante as investigações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula