Diálogos com a História

Desenvolvida por: Josiva… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Literatura e História
Temática: Integração da Literatura e História Brasileira

A atividade 'Diálogos com a História' visa propiciar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre como eventos históricos são retratados na literatura brasileira. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão encorajados a escolher um período histórico específico e identificar obras literárias relevantes que reflitam os acontecimentos e o contexto social da época. A investigação interdisciplinar permitirá aos estudantes explorar a rica interação entre a história e a literatura, avaliando como autores brasileiros utilizaram suas criações literárias para comentar sobre os eventos e desafios de suas respectivas épocas. Por meio de pesquisa, análise e discussão em grupo, os alunos desenvolverão uma apresentação que destaque a correlação entre os eventos históricos escolhidos e as obras literárias selecionadas, promovendo um entendimento crítico da influência dos contextos históricos na produção literária e vice-versa. Este projeto possibilitará aos alunos desenvolverem habilidades analíticas, críticas e de apresentação, além de fomentar uma apreciação pela literatura e história brasileiras.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é permitir que os alunos façam conexões profundas entre a literatura e a história brasileira, desenvolvendo um entendimento holístico de como eventos históricos são refletidos e reinterpretados na literatura. Além disso, os alunos serão estimulados a aprimorar suas habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação e apresentação em público. A atividade também busca promover a compreensão da importância do contexto histórico na produção literária e como a literatura pode ser um meio de documentar, criticar ou refletir sobre os rumos da sociedade.

  • Conectar eventos históricos brasileiros com obras literárias relevantes do mesmo período.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e crítica literária.
  • Contribuir para a compreensão do impacto dos contextos históricos na literatura.
  • Aprimorar competências de apresentação oral e argumentação.
  • Incentivar a apreciação pela literatura e história brasileira.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo de diferentes períodos históricos do Brasil e como estes foram representados na literatura nacional. Abrangendo desde a literatura do descobrimento até a contemporaneidade, os alunos investigarão como os autores refletiram sobre as transformações sociais, políticas e culturais ao longo do tempo. Também serão abordadas as diferentes correntes literárias e estilos de escrita em concordância com o contexto histórico de cada era.

  • Diferentes períodos históricos da história brasileira
  • Correspondência entre momentos históricos e produção literária
  • Análise de obras literárias emblemáticas para cada período estudado
  • Estudo das principais correntes literárias brasileiras

Metodologia

A metodologia ativa escolhida, Aprendizagem Baseada em Projetos, incentiva os alunos a se envolverem ativamente no seu processo de aprendizagem. Formados em grupos, eles escolherão um período histórico e realizarão pesquisas sobre eventos históricos relevantes e suas representações na literatura. Após a investigação, os grupos desenvolverão uma apresentação multimídia para compartilhar suas descobertas. As discussões em sala de aula facilitarão o intercâmbio de ideias e aprofundarão a compreensão dos temas abordados.

  • Formação de grupos para discussão e trabalho colaborativo
  • Pesquisa sobre períodos históricos e literatura correspondente
  • Desenvolvimento de apresentações para explorar a interação literatura-história
  • Debates em sala para compartilhar conclusões e promover análise crítica

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade ocorrerá ao longo de quatro aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto e formação dos grupos. As próximas duas aulas serão dedicadas à pesquisa e elaboração do projeto. A última aula será destinada à apresentação dos grupos e discussões finais.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2 e 3: Pesquisa e elaboração do projeto pelos grupos
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e discussões

Avaliação

A avaliação será baseada nos seguintes critérios: coerência e abrangência da pesquisa realizada; a capacidade de analisar criticamente a relação entre os eventos históricos e a literatura; a clareza e criatividade das apresentações; e a participação ativa nas discussões em sala de aula. Cada critério receberá uma nota de 0 a 10, resultando em uma nota final que refletirá o desempenho do grupo como um todo. Exemplos específicos poderão incluir a qualidade da argumentação sobre a influência de um evento histórico na obra literária escolhida, bem como a habilidade de conectar elementos históricos com a narrativa literária de maneira significativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à biblioteca física e digital para pesquisa de obras literárias e material histórico, computadores ou dispositivos móveis para a elaboração de apresentações multimídia, além de espaço adequado para as apresentações e debates em sala de aula. Também será útil fornecer uma lista de sugestões de obras literárias e períodos históricos para orientar os alunos em suas escolhas iniciais.

  • Acesso a bibliotecas e material digital
  • Computadores ou dispositivos móveis
  • Lista de obras literárias e períodos históricos sugeridos
  • Espaço adequado para apresentações e discussões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo