Diálogos entre Gerações: Passado e Presente

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e funções da linguagem

A atividade Diálogos entre Gerações: Passado e Presente tem como objetivo levar os alunos a explorar e compreender a evolução da linguagem ao longo do tempo. Ao longo de três aulas, divididas em estações de aprendizagem, os estudantes irão investigar as diferenças e semelhanças na comunicação entre gerações distintas. Na primeira aula, os alunos, divididos em grupos, desenvolverão um roteiro fictício de uma conversa entre um jovem da atualidade e um personagem de uma época passada, identificando mudanças linguísticas e culturais. A proposta está em descrever, de forma criativa, como essas mudanças nas funções da linguagem refletem as transformações sociais e tecnológicas ao longo dos anos. Na segunda aula, os alunos realizarão as encenações, utilizando improvisação e criatividade para destacar as funções da linguagem utilizadas no diálogo. Finalmente, na terceira aula, ocorrerá uma exposição dinâmica onde cada grupo compartilhará suas análises sobre o processo, destacando o impacto da linguagem na comunicação humana ao longo do tempo. Dessa forma, espera-se que os estudantes desenvolvam não apenas habilidades linguísticas, mas também competências críticas e sociais, essenciais para o entendimento das mudanças culturais e históricas que influenciam a linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula Diálogos entre Gerações: Passado e Presente tem como objetivo promotor a compreensão das transformações linguísticas no contexto histórico e social. A atividade busca desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e analisar as funções da linguagem e sua evolução ao longo do tempo, fortalecendo a habilidade de interpretar o impacto das mudanças culturais na comunicação. Além disso, a atividade visa promover a capacidade crítica e reflexiva dos alunos, ao relacionar eventos históricos com as transformações na linguagem. Espera-se que os estudantes consigam elaborar argumentações coerentes sobre as relações entre linguagem e sociedade, melhorando suas competências na produção textual e na interação verbal. As expectativas são que, ao final da atividade, os alunos tenham ampliado sua percepção sobre a importância da linguagem enquanto ferramenta de comunicação e expressão cultural, assim como potencializado suas habilidades sociais através do trabalho colaborativo.

  • Analisar a evolução da linguagem no contexto histórico e social.
  • Interpretar o impacto das mudanças culturais na comunicação.
  • Elaborar argumentações coerentes sobre a relação entre linguagem e sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG203: Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do plano de aula é composto por tópicos relevantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e críticas dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. A atividade abrange o estudo das funções da linguagem, destacando sua evolução e impactos no contexto sócio-histórico. Enfatiza-se a análise dos elementos que compõem a comunicação verbal e seus desdobramentos em diferentes períodos históricos, estimulando os alunos a compreenderem a linguagem enquanto construção cultural e social. O conteúdo será ainda enriquecido pela prática da expressão oral através de dramatizações e apresentações, proporcionando um ambiente dinâmico de aprendizagem, onde a criatividade e o engajamento são incentivados. Assim, o conteúdo programático busca integrar o ensino de conceitos teóricos com atividades práticas significativas, que favorecem a formação integral e contextualizada dos alunos.

  • Estudo das funções da linguagem.
  • Análise das transformações linguísticas ao longo do tempo.
  • Prática de expressão oral através de dramatizações.

Metodologia

Para a realização do plano de aula Diálogos entre Gerações: Passado e Presente\

  • Aprendizagem Baseada em Projetos nas duas primeiras aulas.
  • Exposição e reflexão na aula final.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades do plano de aula está dividido em três aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos imergirem nas etapas de exploração, pesquisa e apresentação dos conteúdos propostos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e formarão seus grupos para iniciar a elaboração dos roteiros das conversas, utilizando recursos digitais para pesquisa histórica. Na segunda aula, eles continuarão o desenvolvimento dos roteiros e realizarão exercícios de dramatização, preparando suas apresentações, e experimentando diferentes técnicas de comunicação. Por fim, a terceira aula será reservada para a apresentação dos diálogos e a troca de experiências e percepções entre os alunos, sob a condução do professor, que mediará uma discussão sobre a relevância das descobertas feitas e a evolução da linguagem ao longo do tempo. Essa estrutura de aula foi organizada para promover uma maior assimilação dos conteúdos ao longo do período, com atividades práticas e trocas constantes.

  • Aula 1: Introdução ao tema e elaboração dos roteiros.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre a evolução da linguagem ao longo do tempo. Explique o objetivo geral da atividade, que é investigar as diferenças e semelhanças na comunicação entre gerações distintas. Use exemplos práticos, como as mudanças no uso de gírias, para ilustrar. É importante que os alunos compreendam o valor histórico e cultural das transformações linguísticas. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer dúvidas iniciais.

    Momento 2: Formação de Grupos e Orientações sobre o Projeto (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a se dividirem em grupos de quatro a cinco integrantes. Explique que cada grupo deverá elaborar um roteiro fictício de uma conversa entre um jovem da atualidade e um personagem de uma época passada, focando nas mudanças linguísticas e culturais. É importante que o professor circule pela sala para garantir que os grupos estejam bem formados e que todos compreendam a tarefa proposta.

    Momento 3: Pesquisa e Brainstorming para o Roteiro (Estimativa: 20 minutos)
    Peça que cada grupo faça uma pesquisa online sobre o contexto histórico e social da época que escolheram, utilizando recursos digitais disponíveis na escola. Incentive a criatividade e liberdade no brainstorming do diálogo. É importante que o professor ofereça apoio técnico e incentive os alunos a anotarem ideias chave que possam ser usadas no roteiro.

    Momento 4: Elaboração do Roteiro (Estimativa: 20 minutos)
    Cada grupo deverá começar a redigir o roteiro, descrevendo a ambientação, personagens e estrutura do diálogo. Oriente a inclusão de elementos que reflitam as funções da linguagem estudadas. Observe se todos os integrantes estão colaborando ativamente e ofereça feedback construtivo. Avalie a participação de cada aluno durante as discussões em grupo, observando a capacidade de eles trabalharem juntos e apresentarem ideias coerentes.

  • Aula 2: Desenvolvimento dos roteiros e preparação para encenações.
  • Momento 1: Revisão dos Roteiros e Planejamento das Encenações (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula pedindo que os grupos revejam os roteiros desenvolvidos na aula anterior. Oriente que façam ajustes nas falas e detalhes que possam melhorar a compreensão e fluidez do diálogo. É importante que observem se as funções da linguagem foram aplicadas adequadamente. Solicite aos alunos que planejem os próximos passos para a preparação das encenações, discutindo quais adereços ou materiais serão necessários para melhorar a apresentação.

    Momento 2: Ensaios em Grupo (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que os grupos comecem a ensaiar seus diálogos. Circule entre os grupos para fornecer feedback e ajudar com dificuldades de expressão ou entendimento do texto. É importante que o professor encoraje a improvisação caso os alunos sintam mais conforto em adaptar suas falas durante os ensaios. Providencie apoio para corrigir a pronúncia e ajudar no entrosamento dos alunos durante as simulações. Avalie o envolvimento e a colaboração entre os integrantes de cada grupo, incentivando aqueles que estão mais tímidos a se manifestarem.

    Momento 3: Orientação para Melhorias (Estimativa: 10 minutos)
    Reserve um tempo para discussões em grupo, onde cada equipe compartilha suas cenas e recebe feedback construtivo de outros grupos. O professor deve mediar os comentários e dar sugestões de melhorias, incentivando a crítica positiva e comunicativa entre os alunos. Use este momento para reforçar a importância das diferentes funções da linguagem dentro dos diálogos. A observação e a escuta ativa devem ser avaliadas conforme os grupos recebem e implementam sugestões.

    Momento 4: Preparação Final e Organização para Encenações (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que os grupos façam os últimos ajustes nos roteiros e apresentações, organizando-se para a aula seguinte, onde ocorrerão as encenações. É importante que o professor revisite a necessidade de quaisquer recursos adicionais que serão utilizados nas apresentações. Avalie se os grupos estão preparados e têm clareza sobre os seus papéis na dramatização.

  • Aula 3: Apresentação dos diálogos e discussão em grupo.
  • Momento 1: Preparação para Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando a sala para as apresentações. Oriente os alunos a posicionarem seus materiais e a se prepararem para a apresentação. Relembre a importância de prestar atenção às cenas dos colegas, incentivando uma postura respeitosa e de apoio durante as performances. Permita que os alunos façam perguntas rapidamente para garantir que todos estejam confortáveis com o formato da apresentação. Verifique se os grupos têm clareza sobre a ordem de apresentação.

    Momento 2: Apresentação dos Diálogos (Estimativa: 30 minutos)
    Cada grupo terá de 5 a 7 minutos para apresentar seus diálogos, seguidos de um rápido feedback da turma e do professor. Permita que os alunos expressem suas opiniões sobre as apresentações, focando nas funções da linguagem e nos aspectos culturais destacados. É importante que incentive a crítica construtiva e positiva. Observe o envolvimento dos alunos nas apresentações e avalie tanto a qualidade quanto a coerência dos diálogos, bem como o engajamento do grupo nas dramatizações.

    Momento 3: Discussão em Grupo e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Após as apresentações, abra um espaço para discussão onde os estudantes possam compartilhar suas percepções sobre o impacto das diferentes formas de linguagem e comunicação apresentadas. Questione como as mudanças culturais e históricas afetam a comunicação no presente. Incentive a participação ativa dos alunos, permitindo que expressem suas análises e destaquem aprendizagens importantes. Avalie a capacidade de argumentação dos alunos e suas habilidades de reflexão crítica sobre o tema.

    Momento 4: Conclusão e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula recapitulando os principais aprendizados adquiridos sobre as funções da linguagem e sua evolução. Reforce a importância das atividades desenvolvidas ao longo das aulas para o entendimento da relação entre linguagem, cultura e história. Permita que os alunos compartilhem de forma breve seus sentimentos sobre a experiência. Finalize agradecendo a participação de todos e destacando o valor do trabalho em equipe.

Avaliação

A avaliação da atividade Diálogos entre Gerações: Passado e Presente será realizada de maneira formativa e contínua, acompanhando todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. As metodologias avaliativas contemplarão abordagens diversificadas, garantindo que diferentes habilidades dos alunos sejam observadas e incentivadas. Um dos métodos será a observação direta das interações dos alunos em grupo, avaliando aspectos como colaboração, respeito e responsabilidade, fundamentais para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Outro critério será a qualidade dos roteiros elaborados, que devem demonstrar criatividade, clareza e coerência com o contexto histórico e as funções da linguagem. A última etapa avaliará as apresentações, considerando aspectos como fluência na comunicação oral, uso adequado das funções da linguagem e capacidade argumentativa. Exemplos práticos incluem a utilização de rubricas descritivas para feedback formativo, oferecendo aos estudantes insights construtivos sobre suas produções, além de promover adaptações necessárias para incluir estudantes com necessidades específicas. Dessa forma, a avaliação não apenas mensurará os resultados da aprendizagem, mas também servirá como um guia para ajudar os alunos a refletirem e aprimorarem seu processo de aprendizagem.

  • Observação das interações em grupo.
  • Qualidade e coerência dos roteiros elaborados.
  • Desempenho nas apresentações orais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados nas atividades do plano de aula foram escolhidos de maneira a otimizar o envolvimento dos alunos e o alcance dos objetivos de aprendizagem. Será necessário o uso de recursos digitais para pesquisa histórica, oferecendo acesso a bases de dados, enciclopédias eletrônicas e outras ferramentas online que auxiliarão na contextualização histórica dos roteiros. Além disso, serão utilizados materiais de apoio impressos, como guias sobre funções da linguagem e exemplos de trechos literários de distintas épocas, para enriquecer as construções dos diálogos. Para as dramatizações, poderão ser utilizados vestimentas ou acessórios que ajudem na caracterização dos personagens, proporcionando um ambiente mais lúdico e interativo. Esses recursos foram pensados não apenas para enriquecer o conteúdo explorado, mas também como um meio de motivar e engajar os estudantes em todas as etapas da aula.

  • Recursos digitais para pesquisa histórica.
  • Materiais impressos com guias e exemplos de linguagem.
  • Acessórios para dramatizações.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que os professores enfrentam desafios diários em suas rotinas, por isso, apresentamos recomendações práticas e viáveis para garantir a inclusão e acessibilidade na atividade Diálogos entre Gerações: Passado e Presente\

  • Disponibilização de recursos em áudio, vídeo e texto.
  • Diversas abordagens para produção de roteiros.
  • Espaço de sala de aula flexível para interação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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