Esta atividade objetiva promover uma experiência de imersão na literatura de diferentes matrizes culturais, tais como a indígena, africana e latino-americana, permitindo aos alunos do 1º ano do Ensino Médio desenvolver uma leitura crítica, considerando aspectos como a estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos e contexto de produção das obras. Após a seleção e leitura individual de uma obra, cada estudante realizará um seminário sobre a obra escolhida, adotando o método da sala de aula invertida, que enfatiza a preparação prévia do aluno e a participação ativa nas discussões em sala de aula. Essa estratégia metodológica será complementada por uma roda de debate, onde os participantes poderão discutir como as literaturas exploradas dialogam com o presente e contribuem para a construção de identidades e o entendimento de outras culturas. Dessa forma, propõe-se um intercâmbio literário rico e significativo, fomentando habilidades de análise crítica, empatia e apreciação pela diversidade cultural global.
O objetivo principal desta atividade é desenvolver a capacidade dos estudantes de ler, interpretar e analisar obras literárias de diferentes matrizes culturais, aprimorando sua competência crítica e capacidade de discussão. Pretende-se que os alunos compreendam a importância da diversidade cultural nas produções literárias e, através dessa compreensão, possam reconhecer e valorizar as diferentes vozes que compõem o panorama literário global. Além disso, busca-se incentivar uma postura reflexiva e crítica diante dos textos, possibilitando a construção de argumentações sólidas e bem fundamentadas, bem como a habilidade de apresentar e compartilhar ideias de forma clara e eficaz.
O conteúdo abrangido nesta atividade engloba a exploração de obras literárias oriundas de diferentes matrizes culturais, permitindo aos alunos uma compreensão ampliada da literatura enquanto fenômeno global e multifacetado. Através da análise crítica de textos da literatura indígena, africana e latino-americana, propõe-se um aprofundamento na compreensão das diversas maneiras pelas quais o contexto cultural, histórico e social influencia a produção literária e, reciprocamente, como a literatura pode refletir e questionar essas realidades.
A metodologia aplicada será a Sala de Aula Invertida, complementada por Rodas de Debate. Na fase inicial, os alunos terão a tarefa de escolher uma obra literária e conduzir uma leitura crítica individualmente. Posteriormente, realizarão seminários para apresentar suas análises, fomentando a participação ativa de todos. As rodas de debate visam proporcionar um espaço para o diálogo, permitindo que os alunos ampliem suas perspectivas e aprofundem a compreensão das temáticas abordadas, por meio da troca de ideias e experiências.
A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada, totalizando 4 horas. As duas primeiras aulas serão destinadas à preparação e estudo das obras selecionadas. A terceira aula será utilizada para as apresentações dos seminários. Na quarta aula, realizaremos a roda de debate, permitindo a discussão e o intercâmbio das ideias apresentadas.
A avaliação será baseada na participação ativa, qualidade e profundidade da análise literária apresentada nos seminários, assim como na contribuição para as discussões durante a roda de debate. Consideraremos a clareza na exposição das ideias, a capacidade de argumentação, o uso coerente de conceitos literários e a habilidade de relacionar a obra com o contexto atual. Uma rubrica detalhada será fornecida, especificando critérios como: compreensão da obra, qualidade da análise, habilidade de comunicação, respeito e valorização das diversidades culturais e contribuição ao debate.
Os recursos necessários incluem uma seleção previamente preparada de obras literárias das matrizes indígena, africana e latino-americana, acesso à internet e a bibliotecas para pesquisa, recursos audiovisuais para as apresentações, como projetor e computador, e um espaço adequado para a realização das rodas de debate. Estes recursos visam apoiar os alunos na preparação e apresentação dos seminários, além de favorecer a dinâmica e interação durante a atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula