Esta atividade propõe uma imersão no universo das variedades linguísticas através de uma metodologia ativa e participativa. Ao dividir os alunos do 1º ano do Ensino Médio em grupos, cada um receberá a descrição de uma comunidade linguística distinta, seja ela regional, social, ou etária, entre outras. O desafio lançado aos estudantes será o de criar um diálogo teatral que enfatize as peculiaridades da variedade linguística designada, incluindo aspectos como sotaque, gírias e expressões características. Este exercício promove não apenas o reconhecimento, mas também a valorização dessas diversidades. Após um período de preparação, os grupos terão a oportunidade de apresentar seus diálogos para a classe, o que será seguido por uma rica discussão sobre as impressões e aprendizados obtidos durante o processo. Este método prático permite que os alunos vivenciem diretamente os conceitos estudados, facilitando a compreensão e internalização dos mesmos.
O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os estudantes do 1º ano do Ensino Médio para a riqueza e diversidade das variantes linguísticas presentes na língua portuguesa e em outras línguas, se aplicável. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer e valorizar as diferentes formas de expressão linguística existentes, compreendendo-as como parte integrante da identidade cultural de diversos grupos. Além disso, visa-se fomentar habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade na construção de diálogos e performance teatral, assim como promover a capacidade de análise crítica e reflexiva sobre a linguagem.
A atividade pedagógica enquadra-se dentro do estudo de variedades linguísticas, abordando aspectos socioeconômicos, regionais e culturais que influenciam a linguagem. Além disso, trabalha competências relacionadas à elaboração de textos criativos, pesquisa e apresentação em público, aspectos cruciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Utilizando a metodologia ativa, os alunos serão protagonistas de seu aprendizado. Através da criação e apresentação de diálogos teatrais, eles deverão se engajar na pesquisa e na prática, incentivando o aprendizado colaborativo. Este método favorece uma imersão cultural e linguística, facilitado por um ambiente participativo onde todos são encorajados a compartilhar suas percepções e conhecimentos.
A atividade será desenvolvida ao longo de 2 aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será feita a divisão dos grupos e a explicação da tarefa. Na segunda aula, ocorrerão as apresentações e a discussão sobre as variedades linguísticas.
A avaliação será baseada na participação ativa, criatividade, precisão na representação das variantes linguísticas e capacidade de reflexão e discussão após as apresentações. Será valorizado o esforço de pesquisa e a qualidade da performance, assim como a capacidade de trabalhar em equipe. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluem a clareza na comunicação das características linguísticas, a originalidade dos diálogos e o engajamento durante a discussão.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa das variedades linguísticas, materiais para a escrita dos diálogos, e espaço adequado para as apresentações. Além disso, sugerimos a utilização de vídeos e outros materiais que ilustrem as características das diversas variantes linguísticas estudadas.
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