Diário de Bordo Literário: Explorando Mundos

Desenvolvida por: Debora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura Mundial e Interculturalidade

Este projeto inovador convida os alunos do 1º ano do Ensino Médio a embarcarem em uma viagem literária pelo mundo, explorando a riqueza cultural e literária de diferentes países. Os participantes serão divididos em grupos, e a cada um será designado um país. O desafio será mergulhar na geografia, cultura e, principalmente, nas obras literárias significativas da nação selecionada. Através de uma metodologia ativa e aprendizado baseado em projetos, os alunos irão elaborar um 'diário de bordo', registrando suas pesquisas, descobertas, impressões e análises críticas das leituras realizadas. Este diário não só incorporará resumos e críticas das obras lidas, como também reflexões sobre os contextos cultural e geográfico dos países. O projeto culminará na criação de um compêndio desses diários, que será exibido na feira do conhecimento da escola, permitindo à comunidade escolar um mergulho profundo na diversidade literária e cultural do nosso planeta.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos deste projeto são múltiplos e interdisciplinares, visando não somente estimular a leitura e a análise literária entre os alunos, mas também ampliar seu conhecimento sobre diferentes culturas e perspectivas globais. Ao término do projeto, espera-se que os alunos tenham desenvolvido habilidades críticas de leitura, compreensão profunda de contextos culturais diversos e capacidade de expressar suas análises e impressões de forma clara e coesa em seus diários de bordo.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e análise literária.
  • Explorar e compreender a diversidade cultural e geográfica mundial através da literatura.
  • Estimular a criatividade e a expressão escrita na elaboração dos diários de bordo.
  • Promover o trabalho em equipe e a pesquisa colaborativa.
  • Apresentar e discutir os trabalhos em um espaço de ampla visibilidade, integrando a comunidade escolar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes virtuais.
  • EM13LGG703 - Analisar, de maneira crítica, situações do mundo contemporâneo, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, em diferentes contextos e registros.
  • EM13LP19 - Analisar e comparar textos de diferentes gêneros, considerando a estrutura composicional, o estilo e o contexto de produção e circulação, entre outros aspectos.
  • EM13LP26 - Utilizar tecnologias de informação e comunicação de maneira crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzindo textos e usando informações de maneira ética.
  • EM13LP46 - Reconhecer e valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais em diferentes comunidades, grupos culturais, povos e nações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste projeto abrangerá a análise de obras literárias de diferentes partes do mundo, explorando elementos como gênero literário, contexto histórico-cultural da produção da obra, biografia do autor e análise crítica do texto. Além disso, serão abordados temas relativos à geografia, cultura e sociedade dos países estudados, enriquecendo a discussão e compreensão das obras literárias no contexto global.

  • Literatura Mundial: autores e obras-chave.
  • Análise literária: elementos chave para análise de texto literário.
  • Geografia cultural: Contextos dos países selecionados.
  • Produção e análise de diários de bordo.
  • Apresentação e discussão em feira do conhecimento.

Metodologia

A metodologia deste projeto se baseia na atividade mão-na-massa e na Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando a pesquisa ativa, a colaboração entre os alunos e a criação autoral. Os alunos, divididos em grupos, terão a tarefa de pesquisar sobre seu país designado, ler e analisar obras literárias, e documentar suas descobertas e análises no diário de bordo. Workshops e sessões de brainstorming serão organizados para estimular a reflexão e a criatividade, enquanto o uso de tecnologias digitais será encorajado para a pesquisa e apresentação dos diários.

  • Organização dos grupos e atribuição dos países.
  • Workshops sobre análise literária e escrita criativa.
  • Sessões de brainstorming para compartilhar ideias e impressões.
  • Elaboração dos diários de bordo.
  • Preparação e participação na feira do conhecimento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a formação dos grupos, apresentação do projeto e início das pesquisas. Na segunda aula, os alunos continuarão a elaboração dos diários de bordo e prepararão suas apresentações para a feira do conhecimento.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação dos grupos e início das pesquisas.
  • Aula 2: Continuação da elaboração dos diários e preparação para a feira do conhecimento.

Avaliação

A avaliação deste projeto se dará por meio da análise dos diários de bordo, considerando a qualidade da pesquisa, profundidade da análise literária, originalidade e criatividade na apresentação e reflexão sobre a cultura e sociedade do país estudado. A participação ativa nos workshops, sessões de brainstorming e a colaboração no grupo também serão critérios avaliativos. A apresentação na feira do conhecimento contará como parte da avaliação, observando-se a clareza, criatividade e engajamento com o público.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a bibliotecas virtuais e físicas, computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet para pesquisa, materiais para a confecção dos diários de bordo (cadernos, canetas, adesivos, etc.), além de espaços adequados para a realização dos workshops, sessões de brainstorming e a feira do conhecimento.

  • Acesso a bibliotecas e bases de dados online.
  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet.
  • Materiais de papelaria para os diários de bordo.
  • Espaços para workshops e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo