Este projeto inovador convida os alunos do 1º ano do Ensino Médio a embarcarem em uma viagem literária pelo mundo, explorando a riqueza cultural e literária de diferentes países. Os participantes serão divididos em grupos, e a cada um será designado um país. O desafio será mergulhar na geografia, cultura e, principalmente, nas obras literárias significativas da nação selecionada. Através de uma metodologia ativa e aprendizado baseado em projetos, os alunos irão elaborar um 'diário de bordo', registrando suas pesquisas, descobertas, impressões e análises críticas das leituras realizadas. Este diário não só incorporará resumos e críticas das obras lidas, como também reflexões sobre os contextos cultural e geográfico dos países. O projeto culminará na criação de um compêndio desses diários, que será exibido na feira do conhecimento da escola, permitindo à comunidade escolar um mergulho profundo na diversidade literária e cultural do nosso planeta.
Os objetivos deste projeto são múltiplos e interdisciplinares, visando não somente estimular a leitura e a análise literária entre os alunos, mas também ampliar seu conhecimento sobre diferentes culturas e perspectivas globais. Ao término do projeto, espera-se que os alunos tenham desenvolvido habilidades críticas de leitura, compreensão profunda de contextos culturais diversos e capacidade de expressar suas análises e impressões de forma clara e coesa em seus diários de bordo.
O conteúdo programático deste projeto abrangerá a análise de obras literárias de diferentes partes do mundo, explorando elementos como gênero literário, contexto histórico-cultural da produção da obra, biografia do autor e análise crítica do texto. Além disso, serão abordados temas relativos à geografia, cultura e sociedade dos países estudados, enriquecendo a discussão e compreensão das obras literárias no contexto global.
A metodologia deste projeto se baseia na atividade mão-na-massa e na Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando a pesquisa ativa, a colaboração entre os alunos e a criação autoral. Os alunos, divididos em grupos, terão a tarefa de pesquisar sobre seu país designado, ler e analisar obras literárias, e documentar suas descobertas e análises no diário de bordo. Workshops e sessões de brainstorming serão organizados para estimular a reflexão e a criatividade, enquanto o uso de tecnologias digitais será encorajado para a pesquisa e apresentação dos diários.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a formação dos grupos, apresentação do projeto e início das pesquisas. Na segunda aula, os alunos continuarão a elaboração dos diários de bordo e prepararão suas apresentações para a feira do conhecimento.
A avaliação deste projeto se dará por meio da análise dos diários de bordo, considerando a qualidade da pesquisa, profundidade da análise literária, originalidade e criatividade na apresentação e reflexão sobre a cultura e sociedade do país estudado. A participação ativa nos workshops, sessões de brainstorming e a colaboração no grupo também serão critérios avaliativos. A apresentação na feira do conhecimento contará como parte da avaliação, observando-se a clareza, criatividade e engajamento com o público.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a bibliotecas virtuais e físicas, computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet para pesquisa, materiais para a confecção dos diários de bordo (cadernos, canetas, adesivos, etc.), além de espaços adequados para a realização dos workshops, sessões de brainstorming e a feira do conhecimento.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula