Diário de um Personagem Literário

Desenvolvida por: Rita D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e funções da linguagem, Variedades linguísticas, Literatura Brasileira, Estilística

A atividade 'Diário de um Personagem Literário' tem como propósito aprofundar a compreensão dos alunos sobre a construção de personagens na literatura brasileira e as variedades linguísticas presentes nas obras. Cada aluno irá selecionar um personagem de uma obra literária brasileira já estudada em sala de aula e será responsável por criar um diário fictício. O diário deve conter reflexões do personagem, utilizando seu vocabulário e linguagem característicos, e situando-o em diferentes contextos sociais. Essa abordagem permite que os alunos exercitem a sua criatividade e entendimento crítico ao se colocarem no lugar do personagem, desenvolvendo ainda suas habilidades de escrita. Além de estimular a leitura crítica e a análise linguística, esta atividade incentiva a empatia e o protagonismo estudantil, ao permitir que os alunos façam escolhas significativas no processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade escolar são estruturados para permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica sobre a construção de personagens na literatura e as nuances das variedades linguísticas. A tarefa de criar um diário fictício proporciona aos estudantes a oportunidade de refletir sobre o contexto histórico e social do personagem escolhido, promovendo uma análise aprofundada da narrativa e a expressão escrita coerente e criativa. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de trabalho independente, iniciativa pessoal e capacidade de pesquisa para dar vida ao personagem de maneira autêntica.

  • Compreender as diferentes variedades linguísticas presentes na literatura brasileira.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e reflexão crítica.
  • Analisar o contexto social e histórico dos personagens literários.
  • Fomentar a empatia e a perspectiva ao adotar o ponto de vista de um personagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP13: Compreensão dos princípios de diversidade linguística e adaptações de linguagem considerando as situações de comunicação e os gêneros acadêmicos, literários e científicos.
  • EM13LP48: Produção de textos de diferentes gêneros e domínios discursivos, de maneira a utilizar adequadamente valores, escolhas lexicais, gramaticais e estilísticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado nas áreas de comunicação e linguagem, com foco particular nas funções da linguagem e nas variedades linguísticas exploradas através da literatura brasileira. Os alunos devem fazer uma análise crítica das narrativas, explorando temas centrais, como identidade cultural, contexto social e desenvolvimento de personagens. A imersão no personagem através da redação do diário fictício oferece um entendimento mais enriquecido dos aspectos estilísticos e das expressões linguísticas que compõem suas obras literárias de escolha, promovendo a valorização de diversidades culturais e a história literária do país.

  • Análise de personagens e narrativas na literatura brasileira.
  • Exploração das variedades linguísticas na literatura.
  • Desenvolvimento de habilidades de escrita e expressão criativa.
  • Estudo de contextos históricos e sociais em obras literárias.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade pedagógica foca no engajamento ativo dos estudantes, utilizando abordagens que promovem a autonomia e a construção do conhecimento. A criação do diário fictício incentiva a prática da escrita criativa, onde os alunos devem exercer análise crítica e reflexão interpretativa. A estratégia de trabalho inclui pesquisa individual, discussão em sala e feedback colaborativo entre pares. Este tipo de abordagem ativa promove a participação e empowerment do aluno, permitindo que este gerencie seu processo de aprendizagem e desenvolva habilidades de autoexame e empatia ao adentrar na perspectiva de um personagem.

  • Utilização de escrita criativa para análise de personagens.
  • Discussões em grupo sobre contextos históricos e sociais.
  • Feedback colaborativo entre alunos para aprimorar produções escritas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade segue uma abordagem concisa, organizada em uma aula de 60 minutos. O planejamento propõe introduzir a atividade e esclarecer os objetivos e critérios de avaliação. Os alunos terão tempo para começar sua pesquisa e esboçar ideias iniciais para o diário. No decorrer da aula, os estudantes participarão de uma discussão em grupo para inspirar criatividade e troca de ideias, proporcionando um ambiente colaborativo essencial para o sucesso da atividade.

  • Aula 1: Introdução à atividade, pesquisa inicial e esboço do diário, seguidos por discussões em grupo sobre o contexto das narrativas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito do projeto 'Diário de um Personagem Literário'. Explique aos alunos que o objetivo é explorar a personalidade e visão de mundo de um personagem literário brasileiro, exercitando a criatividade e o entendimento do contexto social presente na narrativa. É importante que os alunos compreendam a relevância das variedades linguísticas na construção de uma identidade única para cada personagem. Permita que façam perguntas para garantir o entendimento.

    Momento 2: Pesquisa Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a escolher um personagem de uma obra literária brasileira já estudada e fornecer um tempo para que realizem pesquisas iniciais sobre o personagem e o contexto social da obra. Forneça acesso a livros e materiais de pesquisa disponíveis na sala ou biblioteca. Sugira que façam anotações sobre aspectos culturais, históricos e sociais que são relevantes para o desenvolvimento do diário. Avalie a participação ativa dos alunos e ofereça apoio individual para aqueles que enfrentem dificuldades em escolher personagens ou temas.

    Momento 3: Esboço do Diário (Estimativa: 20 minutos)
    Incentive os alunos a começarem um esboço para o diário do personagem escolhido. Peça que pensem em pelo menos três entradas do diário, considerando diferentes momentos na vida do personagem e como ele poderia reagir aos eventos ocorridos ao seu redor. Observe se os alunos estão utilizando o vocabulário e as variedades linguísticas características do personagem escolhido. Sugira que compartilhem ideias com os colegas ao lado para enriquecer a produção com diferentes perspectivas. Avalie as ideias originais e a aplicação dos conhecimentos discutidos.

    Momento 4: Discussões em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos e instrua que compartilhem seus esboços e pesquisas realizadas. Estimule discussões sobre os contextos sociais dos personagens e a forma como essas situações influenciam a narrativa. Oriente os grupos a darem feedback construtivo e sugestões para melhorias nos esboços. Aproveite para esclarecer dúvidas e reforçar conceitos discutidos anteriormente. Avalie a participação e a qualidade das contribuições dos alunos durante as discussões.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão e acessibilidade de todos os alunos, incentive o uso de ferramentas digitais de leitura e escrita que podem ajudar alunos com dificuldades específicas. Permita a gravação de áudio dos esboços para estudantes que tenham mais facilidade com a oralidade. Estimule o trabalho em pares para que alunos se ajudem mutuamente, garantindo a cooperação e a troca de ideias de forma respeitosa. Crie um ambiente acolhedor e acessível, para que todos se sintam confortáveis em expressar suas opiniões e tirar dúvidas. Mantenha a comunicação aberta e procure atender às necessidades individuais, convidando os alunos a compartilharem suas preferências de aprendizado para ajustar a atividade à turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade envolve principalmente o acompanhamento processual e a observação detalhada das produções escritas dos alunos. O objetivo é medir a capacidade dos alunos de entender e aplicar as variedades linguísticas e a análise de contexto através de suas entradas no diário fictício. Critérios de avaliação incluem originalidade da perspectiva do personagem, coesão e coerência do texto e adequação ao gênero proposto. Feedbacks formativos serão dados durante o processo para guiar correções e melhorias. Um exemplo prático é a utilização de rubricas detalhadas que pontuam habilidades de escrita criativa e análise crítica.

  • Originalidade e criatividade na representação do personagem.
  • Adequação linguística e coesão no texto.
  • Análise crítica do contexto social do personagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização eficaz desta atividade, uma variedade de recursos didáticos será utilizada para apoiar o aprendizado e a criatividade dos alunos. Isso inclui acesso a livros de literatura brasileira, materiais de pesquisa de contexto histórico, além de ferramentas digitais para escrever e editar os textos. Também é importante proporcionar um ambiente de sala de aula que permita a troca e discussão entre estudantes para que possam interagir e construir conhecimento coletivo de maneira dinâmica e inclusiva.

  • Livros de literatura brasileira.
  • Materiais de pesquisa e registros históricos.
  • Ferramentas digitais para escrita e edição.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço dos professores em adaptar atividades para respeitar a diversidade e promover a inclusão. Embora esta atividade não considere condições específicas, estratégias gerais podem ser implementadas para assegurar que todos os alunos participem plenamente. As adaptações podem incluir a disponibilização de materiais com diferentes níveis de complexidade de leitura, ou o uso de recursos digitais para facilitar o acesso à informação. Além disso, fomentar debates que valorizem múltiplas perspectivas pode contribuir para um ambiente plural e equitativo em sala de aula.

  • Disponibilização de materiais em diferentes níveis de complexidade.
  • Utilização de tecnologias assistivas, quando necessário.
  • Promoção de debates que incluam múltiplas perspectivas.

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