A atividade 'Diário dos Descobrimentos' convida os alunos do 1º ano do Ensino Médio a mergulharem na prática da escrita criativa, assumindo o papel de exploradores de novos mundos, sejam eles reais ou fictícios. Por uma semana, eles serão instigados a registrar em um diário suas 'descobertas', emoções e reflexões sobre os mundos explorados. Esta prática tem como objetivo majoritário estimular a imaginação, a capacidade descritiva e a diversidade de estilos narrativos entre os estudantes. Eles serão encorajados a descrever detalhadamente cenários, personagens e situações, exercitando a criatividade e aprofundando o domínio da escrita. Ao final do período, os diários serão apresentados em sala, proporcionando um rico momento de compartilhamento e análise das diferentes abordagens de escrita, permitindo a discursão e reflexão coletiva sobre o processo criativo.
Esta atividade visa promover o desenvolvimento de habilidades ligadas à escrita criativa, à capacidade de expressão e à profundidade de reflexão sobre a própria escrita e a dos colegas. Além disso, busca-se fomentar o gosto pela leitura e pela escrita ao incentivar os alunos a criarem e explorarem universos narrativos próprios, promovendo a diversidade de estilos e a originalidade. Os estudantes também irão desenvolver a habilidade de oferecer e receber feedback construtivo, um componente essencial para o crescimento pessoal e acadêmico em qualquer área de estudo.
Durante o processo de desenvolvimento dos diários, os alunos irão navegar por diversos componentes essenciais à produção textual. Este conteúdo programático se foca em técnicas de escrita criativa, a arte da descrição detalhada, estruturas narrativas e estilos literários. Além disso, haverá um enfoque na capacidade crítica e reflexiva, essenciais para a revisão de textos e para o entendimento profundo de diferentes abordagens literárias.
Utilizaremos a metodologia ativa, onde os estudantes serão os protagonistas de seu aprendizado através da criação de diários. As sessões de aula incluirão breves instruções sobre técnicas de escrita, seguidas de atividades práticas extensas. Haverá também momentos dedicados ao intercâmbio criativo entre os alunos, sessões de leitura compartilhada e discussões construtivas sobre os trabalhos criados.
A atividade será desenvolvida em três aulas de 40 minutos, distribuídas ao longo de uma semana. Inicialmente, será feita a introdução ao projeto e às técnicas narrativas. Nos encontros subsequentes, os alunos irão compartilhar e discutir seus progressos, além de participarem de atividades de feedback.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos no processo de criação dos diários, na originalidade e criatividade das narrativas, e na capacidade de reflexão e análise durante as discussões em sala. Será igualmente considerada a participação dos alunos nas atividades de feedback. A qualidade da escrita, o desenvolvimento das ideias e a originalidade serão elementos chave. No entanto, mais do que focar em correção gramatical estrita, a ênfase será dada ao processo criativo, à capacidade de engajamento com o projeto e à contribuição para as discussões em sala.
Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais básicos de escrita, tais como cadernos ou diários físicos, além de acesso à internet para pesquisas relacionadas à construção de mundos e desenvolvimento de personagens. Será encorajado o uso de plataformas digitais para a escrita colaborativa e para o compartilhamento das criações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula