Diário Multicultural: Registrando Nossas Vidas Linguísticas

Desenvolvida por: Juliet… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Variações Linguísticas e Sociedade

A atividade visa incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a observarem e refletirem sobre a diversidade linguística presente nos diferentes contextos sociais em que convivem. Por meio da criação de um diário coletivo, os estudantes registrarão, ao longo de semanas, situações reais onde diferentes variedades linguísticas são utilizadas. Este processo permitirá aos alunos analisar como os contextos históricos, culturais e sociais influenciam as variações da linguagem. Ao final, os participantes realizarão um seminário para compartilhar suas percepções e reflexões, estimulando debates sobre a relação entre linguagem e poder nos ambientes que frequentam.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam fomentar o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística como reflexo das complexas interações sociais, culturais, históricas e políticas. Ao engajarem-se no registro e análise de suas observações, os alunos desenvolverão competências críticas para entender os diversos discursos que permeiam o uso da linguagem em múltiplos contextos.

  • Reconhecer a influência dos contextos sociais, culturais e históricos nas variações linguísticas.
  • Analisar criticamente a relação entre linguagem, poder e sociedade.
  • Desenvolver habilidades analíticas e discursivas através da observação e reflexão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
  • EM13LGG303: Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no desenvolvimento de uma compreensão crítica das variações linguísticas, explorando como a linguagem serve como um reflexo e uma ferramenta para o exercício e manutenção do poder. Os alunos serão guiados através de uma variedade de tópicos que abrangem desde os fundamentos das variações linguísticas até as dinâmicas de poder linguístico nos contextos sociais.

  • Fundamentos das variações linguísticas
  • Impacto do contexto histórico, cultural e social nas variedades linguísticas
  • Conceito de linguagem e poder
  • Metodologias de observação e registro linguístico

Metodologia

A metodologia adotada busca promover um aprendizado ativo e reflexivo, estimulando os estudantes a se tornarem observadores críticos do uso da linguagem em seu entorno. Esta abordagem experiencial é complementar ao estudo teórico, permitindo uma compreensão mais rica e concreta das variações linguísticas.

  • Criação e manutenção de um diário coletivo sobre variações linguísticas
  • Discussões em grupo sobre as observações realizadas
  • Realização de seminários para apresentação das análises e conclusões
  • Utilização de estudos de caso para aprofundar a compreensão teórica

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades está estruturado para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para observar, registrar, discutir e refletir sobre as variações linguísticas observadas. A carga horária total é dividida de forma a maximizar a interação e a troca de ideias entre os estudantes, culminando em um seminário integrador.

  • Aula 1: Introdução e definição da atividade
  • Aula 2-3: Discussão sobre variações linguísticas e exemplos práticos
  • Aula 4-5: Instruções para o registro e criação do diário coletivo
  • Aula 6-10: Registro contínuo e discussões em grupo
  • Aula 11-12: Análise crítica das observações
  • Aula 13-14: Preparação para o seminário final
  • Aula 15: Realização do seminário e reflexão final

Avaliação

A avaliação será contínua, com foco no engajamento dos alunos ao longo de toda a atividade. Os principais critérios de avaliação incluirão a qualidade e a profundidade das observações registradas no diário, a participação nas discussões em grupo e a substância das análises apresentadas no seminário final. Exemplos específicos incluirão a capacidade dos alunos de identificar contextos relevantes de variação linguística e argumentar de maneira crítica sobre a relação entre linguagem e poder. Além disso, a criatividade e a originalidade na apresentação das ideias também serão levadas em consideração.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais que facilitem a observação, análise e discussão das variedades linguísticas. A diversidade de ferramentas sustentará uma abordagem pedagógica ampla e acessível.

  • Cadernos para diário coletivo
  • Dispositivos de gravação de áudio e vídeo (opcional)
  • Artigos e textos teóricos sobre variações linguísticas
  • Quadro branco e marcadores para discussão em sala de aula

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