Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre tendências alimentares, saúde nutricional e segurança alimentar, por meio de uma prática de leitura e análise crítica de artigos jornalísticos de diferentes fontes. Antes de vir para a aula, os alunos receberão uma coleção de artigos para ler em casa, com o objetivo de identificar as escolhas feitas pelos autores, desde o enfoque dado ao tema até o uso de linguagem e seleção de informações. Em sala, serão formados pequenos grupos para um debate estruturado, onde cada grupo defenderá uma perspectiva específica fundamentada nos artigos, focando na identificação e discussão da parcialidade das fontes. Este exercício tem como meta não apenas o aprimoramento da capacidade argumentativa dos alunos, baseando-se em evidências, mas também o estímulo ao desenvolvimento de um ponto de vista crítico sobre a maneira como as informações são apresentadas pela mídia e como o público as percebe.
O principal objetivo desta atividade é estimular nos estudantes do Ensino Médio a habilidade de leitura crítica, compreensão e análise de textos jornalísticos, especialmente no que tange à identificação das escolhas editoriais dos autores. Destaca-se a importância de reconhecer os graus de parcialidade ou imparcialidade nos artigos lidos, permitindo aos alunos desenvolver um posicionamento crítico em relação às informações consumidas diariamente. Para além disto, almeja-se cultivar nos jovens a capacidade de articular seus argumentos de maneira coerente e baseada em evidências durante o debate, promovendo assim uma educação mais integral no que se refere às competências leitora, crítica e argumentativa.
Este plano de aula insere-se no âmbito das linguagens e suas tecnologias, focando na competência de leitura e interpretação de textos jornalísticos. A atividade aborda temas contemporâneos relacionados à alimentação, saúde nutricional e segurança alimentar, evidenciando a diversidade de abordagens e parcialidades existentes na mídia sobre esses tópicos. Alunos serão expostos às técnicas de análise textual, com especial atenção às estratégias narrativas, escolhas linguísticas e o impacto desses elementos na construção da parcialidade nas notícias.
A metodologia proposta é uma combinação de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Os alunos começarão a atividade em casa, com a leitura prévia dos textos selecionados, promovendo uma preparação ativa antes do encontro presencial. Em sala, serão organizados em pequenos grupos para discussão, interpretando e argumentando com base nos textos lidos. Esta fase mão-na-massa permitirá uma aplicação direta do conhecimento adquirido. A roda de debate será o ponto culminante da atividade, onde cada grupo compartilhará suas conclusões, promovendo uma rica troca de perspectivas e aprimoramento das habilidades argumentativas.
A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos. Iniciará com uma breve introdução pelo professor sobre os objetivos e a estrutura da atividade. Seguirá com a formação dos grupos e a discussão interna sobre os artigos lidos. Posteriormente, os grupos terão a oportunidade de apresentar suas perspectivas na roda de debate. Concluirá com uma reflexão coletiva sobre a importância da análise crítica na digestão de informações midiáticas.
A avaliação da atividade será processual e formativa, considerando a participação, o engajamento e a capacidade de argumentação dos alunos durante as discussões em grupo e na roda de debate. Será dada atenção especial à habilidade de identificar pontos de parcialidade nos artigos, à qualidade dos argumentos apresentados e à capacidade de trabalhar em equipe. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza na exposição de ideias, o uso de evidências dos textos para fundamentar argumentos e a habilidade de refletir criticamente sobre as informações consumidas.
Para a execução desta atividade serão necessários os artigos jornalísticos previamente selecionados e distribuídos aos alunos, um espaço de sala de aula que permita a formação de grupos e realização da roda de debate, além de material para anotação. Recursos digitais como projetor multimídia também podem ser utilizados para facilitar a apresentação de argumentos e a realização da atividade de debate.
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