Digestão das Notícias: Sala de Aula Invertida

Desenvolvida por: Joao S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Tendências Alimentares e Parcialidade na Mídia

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre tendências alimentares, saúde nutricional e segurança alimentar, por meio de uma prática de leitura e análise crítica de artigos jornalísticos de diferentes fontes. Antes de vir para a aula, os alunos receberão uma coleção de artigos para ler em casa, com o objetivo de identificar as escolhas feitas pelos autores, desde o enfoque dado ao tema até o uso de linguagem e seleção de informações. Em sala, serão formados pequenos grupos para um debate estruturado, onde cada grupo defenderá uma perspectiva específica fundamentada nos artigos, focando na identificação e discussão da parcialidade das fontes. Este exercício tem como meta não apenas o aprimoramento da capacidade argumentativa dos alunos, baseando-se em evidências, mas também o estímulo ao desenvolvimento de um ponto de vista crítico sobre a maneira como as informações são apresentadas pela mídia e como o público as percebe.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular nos estudantes do Ensino Médio a habilidade de leitura crítica, compreensão e análise de textos jornalísticos, especialmente no que tange à identificação das escolhas editoriais dos autores. Destaca-se a importância de reconhecer os graus de parcialidade ou imparcialidade nos artigos lidos, permitindo aos alunos desenvolver um posicionamento crítico em relação às informações consumidas diariamente. Para além disto, almeja-se cultivar nos jovens a capacidade de articular seus argumentos de maneira coerente e baseada em evidências durante o debate, promovendo assim uma educação mais integral no que se refere às competências leitora, crítica e argumentativa.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e analítica.
  • Identificar e discutir a parcialidade nas mídias.
  • Melhorar a capacidade argumentativa e de debate.
  • Promover o pensamento crítico sobre a informação consumida.
  • Fomentar uma postura investigativa e questionadora.

Conteúdo Programático

Este plano de aula insere-se no âmbito das linguagens e suas tecnologias, focando na competência de leitura e interpretação de textos jornalísticos. A atividade aborda temas contemporâneos relacionados à alimentação, saúde nutricional e segurança alimentar, evidenciando a diversidade de abordagens e parcialidades existentes na mídia sobre esses tópicos. Alunos serão expostos às técnicas de análise textual, com especial atenção às estratégias narrativas, escolhas linguísticas e o impacto desses elementos na construção da parcialidade nas notícias.

  • Leitura crítica e interpretativa de textos jornalísticos.
  • Análise de parcialidade e imparcialidade em relatos midiáticos.
  • Estratégias narrativas e escolhas linguísticas em jornalismo.
  • Debate e argumentação baseada em evidências.

Metodologia

A metodologia proposta é uma combinação de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Os alunos começarão a atividade em casa, com a leitura prévia dos textos selecionados, promovendo uma preparação ativa antes do encontro presencial. Em sala, serão organizados em pequenos grupos para discussão, interpretando e argumentando com base nos textos lidos. Esta fase mão-na-massa permitirá uma aplicação direta do conhecimento adquirido. A roda de debate será o ponto culminante da atividade, onde cada grupo compartilhará suas conclusões, promovendo uma rica troca de perspectivas e aprimoramento das habilidades argumentativas.

  • Leitura prévia dos artigos selecionados.
  • Divisão da turma em grupos para discussão e análise.
  • Debate em grupo para defesa de pontos de vista com base nos textos.
  • Roda de debate para compartilhamento e discussão das conclusões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos. Iniciará com uma breve introdução pelo professor sobre os objetivos e a estrutura da atividade. Seguirá com a formação dos grupos e a discussão interna sobre os artigos lidos. Posteriormente, os grupos terão a oportunidade de apresentar suas perspectivas na roda de debate. Concluirá com uma reflexão coletiva sobre a importância da análise crítica na digestão de informações midiáticas.

  • Aula 1: Discussão em grupos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e formativa, considerando a participação, o engajamento e a capacidade de argumentação dos alunos durante as discussões em grupo e na roda de debate. Será dada atenção especial à habilidade de identificar pontos de parcialidade nos artigos, à qualidade dos argumentos apresentados e à capacidade de trabalhar em equipe. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza na exposição de ideias, o uso de evidências dos textos para fundamentar argumentos e a habilidade de refletir criticamente sobre as informações consumidas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários os artigos jornalísticos previamente selecionados e distribuídos aos alunos, um espaço de sala de aula que permita a formação de grupos e realização da roda de debate, além de material para anotação. Recursos digitais como projetor multimídia também podem ser utilizados para facilitar a apresentação de argumentos e a realização da atividade de debate.

  • Artigos jornalísticos selecionados sobre alimentação e saúde.
  • Espaço de sala de aula adaptado para trabalho em grupo e debate.
  • Material de anotação para os alunos.
  • Projetor multimídia (opcional).

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