Do Papel para a Roda: Debates Literários

Desenvolvida por: Vanusa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise literária e argumentação

Esta atividade, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, propõe uma imersão profunda em obras literárias selecionadas, seguida de uma análise crítica por meio de texto dissertativo-argumentativo. Os alunos serão introduzidos à obra escolhida, a qual lerão com atenção aos elementos como temática, personagens, contextos sociais, históricos e culturais. Eles serão incentivados a formular uma tese sobre a obra que defenderão em seus textos escritos. A atividade culminará numa roda de debate, onde cada estudante terá a oportunidade de apresentar seus argumentos e contra-argumentar, promovendo a troca de interpretações e o desenvolvimento da capacidade crítica e da argumentação. Este plano visa não apenas a compreensão textual, mas também o exercício da cidadania, da capacidade argumentativa e da expressão individual, em consonância com as competências gerais da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular nos alunos a capacidade de compreender, analisar e interpretar obras literárias, promovendo o desenvolvimento de habilidades como a leitura crítica, a argumentação baseada em elementos textuais concretos e o respeito pelas diferentes interpretações possíveis. Visa também aprimorar a habilidade de escrever textos dissertativo-argumentativos bem estruturados, que apresentem uma tese clara, argumentos coerentes e evidências da obra para sustentar o ponto de vista do autor. Além disso, a atividade pretende fomentar o diálogo construtivo, a capacidade de ouvir e argumentar respeitosamente em um ambiente de debate.

  • Compreensão e interpretação de textos literários.
  • Desenvolvimento de textos dissertativo-argumentativos.
  • Habilidades de argumentação e contra-argumentação.
  • Fomento ao respeito pelas diversas interpretações textuais.
  • Estímulo à capacidade crítica e reflexiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Apreciar e analisar criticamente variadas produções culturais e artísticas, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • EM13LGG703 - Utilizar diferentes linguagens, mídias, ferramentas digitais e recursos tecnológicos de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar por meio delas e produzir conhecimento.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a leitura analítica de obras literárias, com foco em elementos como tema, contexto, personagens e construção narrativa. Aprofunda-se na estrutura e na escrita de textos dissertativo-argumentativos, explorando técnicas de apresentação de tese, argumentação e contra-argumentação. Por fim, engaja os alunos em práticas de debate, visando ao aprimoramento de habilidades discursivas, à capacidade de ouvir e responder a argumentos contrários, e à construção de um diálogo construtivo baseado no respeito mútuo.

  • Análise literária de obras selecionadas.
  • Técnicas de escrita dissertativo-argumentativa.
  • Estratégias para debate: argumentar e contra-argumentar.
  • Práticas de escuta ativa e respeito às opiniões alheias.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada por meio de uma roda de debate, incentivando a participação ativa dos estudantes. Após a leitura individual da obra, serão realizadas aulas expositivas para discussão dos principais elementos literários e a estruturação de textos dissertativo-argumentativos. Os alunos serão guiados na elaboração de suas teses e argumentos, preparando-os para a roda de debate, momento em que devem apresentar suas ideias, defender suas visões e interagir com as dos colegas, fomentando um ambiente rico em diálogo e respeito mútuo.

  • Leitura guiada da obra literária.
  • Aulas expositivas sobre análise literária e argumentação.
  • Workshops de escrita dissertativo-argumentativa.
  • Preparação e realização da roda de debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em 15.6 aulas de 50 minutos cada, totalizando 13 horas. Iniciaremos com a introdução à obra e orientações gerais para a leitura individual. Seguem-se aulas expositivas e workshops sobre análise literária e argumentação, intercalados com períodos dedicados à escrita. A conclusão se dá por meio da realização da roda de debate, onde os alunos apresentarão e discutirão suas teses.

  • Aula 1-2: Apresentação da obra e orientações iniciais.
  • Aula 3-5: Leitura individual e anotações.
  • Aula 6-8: Análise literária e discussão em sala.
  • Aula 9-11: Workshop de escrita e elaboração de teses.
  • Aula 12-14: Preparação para o debate.
  • Aula 15: Roda de debate e discussões finais.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, abrangendo a participação individual na leitura e análise da obra, a qualidade do texto dissertativo-argumentativo e o desempenho na roda de debate. A escrita será avaliada quanto à clareza da tese, a solidez dos argumentos e o uso efetivo de evidências textuais. No debate, considerar-se-á a capacidade de argumentar coerentemente, responder a contra-argumentos e manter o respeito pelas diferentes opiniões. Serão fornecidos feedbacks construtivos para estimular o aprimoramento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários: cópias da obra literária escolhida, acesso à internet para pesquisas complementares, materiais para anotações (cadernos, canetas), projetor para aulas expositivas e workshops, e um espaço adequado para a realização da roda de debate, garantindo um ambiente acolhedor e que favoreça a interação. Equipamentos de áudio podem ser utilizados para gravações das rodas de debates, permitindo análises posteriores.

  • Cópias da obra escolhida.
  • Acesso à internet.
  • Materiais de anotação.
  • Projetor e equipamentos de áudio.
  • Espaço físico para a roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo