Esta atividade, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, propõe uma imersão profunda em obras literárias selecionadas, seguida de uma análise crítica por meio de texto dissertativo-argumentativo. Os alunos serão introduzidos à obra escolhida, a qual lerão com atenção aos elementos como temática, personagens, contextos sociais, históricos e culturais. Eles serão incentivados a formular uma tese sobre a obra que defenderão em seus textos escritos. A atividade culminará numa roda de debate, onde cada estudante terá a oportunidade de apresentar seus argumentos e contra-argumentar, promovendo a troca de interpretações e o desenvolvimento da capacidade crítica e da argumentação. Este plano visa não apenas a compreensão textual, mas também o exercício da cidadania, da capacidade argumentativa e da expressão individual, em consonância com as competências gerais da BNCC.
O objetivo desta atividade é estimular nos alunos a capacidade de compreender, analisar e interpretar obras literárias, promovendo o desenvolvimento de habilidades como a leitura crítica, a argumentação baseada em elementos textuais concretos e o respeito pelas diferentes interpretações possíveis. Visa também aprimorar a habilidade de escrever textos dissertativo-argumentativos bem estruturados, que apresentem uma tese clara, argumentos coerentes e evidências da obra para sustentar o ponto de vista do autor. Além disso, a atividade pretende fomentar o diálogo construtivo, a capacidade de ouvir e argumentar respeitosamente em um ambiente de debate.
O conteúdo programático da atividade abrange a leitura analítica de obras literárias, com foco em elementos como tema, contexto, personagens e construção narrativa. Aprofunda-se na estrutura e na escrita de textos dissertativo-argumentativos, explorando técnicas de apresentação de tese, argumentação e contra-argumentação. Por fim, engaja os alunos em práticas de debate, visando ao aprimoramento de habilidades discursivas, à capacidade de ouvir e responder a argumentos contrários, e à construção de um diálogo construtivo baseado no respeito mútuo.
A metodologia ativa será aplicada por meio de uma roda de debate, incentivando a participação ativa dos estudantes. Após a leitura individual da obra, serão realizadas aulas expositivas para discussão dos principais elementos literários e a estruturação de textos dissertativo-argumentativos. Os alunos serão guiados na elaboração de suas teses e argumentos, preparando-os para a roda de debate, momento em que devem apresentar suas ideias, defender suas visões e interagir com as dos colegas, fomentando um ambiente rico em diálogo e respeito mútuo.
A atividade será distribuída em 15.6 aulas de 50 minutos cada, totalizando 13 horas. Iniciaremos com a introdução à obra e orientações gerais para a leitura individual. Seguem-se aulas expositivas e workshops sobre análise literária e argumentação, intercalados com períodos dedicados à escrita. A conclusão se dá por meio da realização da roda de debate, onde os alunos apresentarão e discutirão suas teses.
A avaliação será contínua e processual, abrangendo a participação individual na leitura e análise da obra, a qualidade do texto dissertativo-argumentativo e o desempenho na roda de debate. A escrita será avaliada quanto à clareza da tese, a solidez dos argumentos e o uso efetivo de evidências textuais. No debate, considerar-se-á a capacidade de argumentar coerentemente, responder a contra-argumentos e manter o respeito pelas diferentes opiniões. Serão fornecidos feedbacks construtivos para estimular o aprimoramento contínuo.
Para a realização desta atividade serão necessários: cópias da obra literária escolhida, acesso à internet para pesquisas complementares, materiais para anotações (cadernos, canetas), projetor para aulas expositivas e workshops, e um espaço adequado para a realização da roda de debate, garantindo um ambiente acolhedor e que favoreça a interação. Equipamentos de áudio podem ser utilizados para gravações das rodas de debates, permitindo análises posteriores.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula