Essa atividade pedagógica propõe uma imersão em um romance clássico da literatura brasileira, "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. Logo depois, iremos propor atividades que aproximem a análise da língua (incluindo seus possíveis elementos extralinguísticos) a partir de uma perspectiva contemporânea. Após a leitura colaborativa e expressiva da obra e discussão sobre e a linguagem corporal dos personagens, os alunos trabalharão em grupos para selecionar cenas chaves da obra que exemplifiquem comunicação não verbal, tais como gestos, olhares, em busca de questionar a (in)comunicabilidade presente no enredo. Os alunos utilizarão ferramentas digitais, como instrumento para (re)escrita, usando criar Gifs, figurinhas e áudios, construindo narrativas. A atividade encoraja o uso criativo das tecnologias digitais enquanto promove a interpretação literária, capacidades de síntese e trabalho colaborativo, visando desenvolver habilidades mistas entre as literaturas e as competências digitais dos alunos. Serão trabalhados com os alunos, além disso, construção de textos dramáticos, utilizando o romance como inspiração.
O objetivo principal é permitir que os alunos explorem novas formas de expressão literária e comunicação non-verbal através da tecnologia, compreendendo a importância da linguagem corporal na narrativa e como esta pode ser traduzida e amplificada por meios digitais. Além de aprofundar a compreensão da obra 'Vidas Secas', a atividade visa desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação de texto, colaboração, criatividade e competências digitais, preparando os alunos para uma comunicação eficaz em diversas plataformas.
O conteúdo programático abrangerá a análise literária focada na comunicação não-verbal, a introdução a ferramentas de criação digital, e conceitos de narrativa visual. Além disso, serão discutidas as nuances da interação entre linguagem verbal e corporal nas obras literárias e como essas podem ser transpostas para o meio digital, promovendo um diálogo entre a literatura tradicional e as novas formas de comunicação e expressão.
A metodologia da atividade incluirá práticas de ensino baseadas na metodologia ativa, incorporando a atividade mão-na-massa para a criação de GIFs e a roda de debate para discussão das escolhas criativas e interpretações textuais. Esta abordagem prática e interativa favorece a aprendizagem significativa e a participação ativa dos alunos, permitindo que explorem e apliquem seus conhecimentos de forma concreta e colaborativa.
A carga horária total será de 8 horas, divididas em nove aulas de aproximadamente 50 minutos. Iniciaremos com a leitura e análise de 'Vidas Secas', seguidas por discussões e pautas teóricas sobre comunicação não-verbal. Then, workshops sobre uso de ferramentas digitais e sessões práticas de criação de GIFs serão realizadas, culminando em uma sessão de apresentações e debates sobre os trabalhos produzidos.
A avaliação será baseada na participação ativa nas discussões e debates, na qualidade e criatividade das animações ou GIFs criados, e na capacidade dos alunos de trabalharem em equipe. Será considerada a habilidade de sintetizar as características da comunicação não-verbal dos personagens na obra transformando-a em uma representação visual. Será valorizada a originalidade, a fidelidade ao texto e a reflexão sobre a escolha das cenas. Os critérios específicos incluirão a análise da expressividade, coesão com o texto literário e uso adequado e ético das ferramentas digitais.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem cópias do livro 'Vidas Secas', computadores com acesso a internet, software de edição de imagem e vídeo com suporte para criação de GIFs e animações, projetor para apresentações e debates. Além disso, serão fornecidos materiais de apoio sobre análise literária e tutoriais básicos dos softwares a serem utilizados.
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