Do Papel para a Tela: Criando GIFs de Vidas Secas

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Comunicação e expressão em diferentes mídias

Essa atividade pedagógica propõe uma imersão em um romance clássico da literatura brasileira, "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. Logo depois, iremos propor atividades que aproximem a análise da língua (incluindo seus possíveis elementos extralinguísticos) a partir de uma perspectiva contemporânea. Após a leitura colaborativa e expressiva da obra e discussão sobre  e a linguagem corporal dos personagens, os alunos trabalharão em grupos para selecionar cenas chaves da obra que exemplifiquem comunicação não verbal, tais como gestos, olhares, em busca de questionar a (in)comunicabilidade presente no enredo. Os alunos utilizarão ferramentas digitais, como instrumento para (re)escrita, usando criar Gifs, figurinhas e áudios, construindo narrativas. A atividade encoraja o uso criativo das tecnologias digitais enquanto promove a interpretação literária, capacidades de síntese e trabalho colaborativo, visando desenvolver habilidades mistas entre as literaturas e as competências digitais dos alunos. Serão trabalhados com os alunos, além disso, construção de textos dramáticos, utilizando o romance como inspiração. 

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é permitir que os alunos explorem novas formas de expressão literária e comunicação non-verbal através da tecnologia, compreendendo a importância da linguagem corporal na narrativa e como esta pode ser traduzida e amplificada por meios digitais. Além de aprofundar a compreensão da obra 'Vidas Secas', a atividade visa desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação de texto, colaboração, criatividade e competências digitais, preparando os alunos para uma comunicação eficaz em diversas plataformas.

  • Analisar a representação da comunicação não-verbal em 'Vidas Secas'.
  • Desenvolver habilidades de interpretação textual e crítica literária.
  • Criar conteúdo digital que represente cenas literárias através de GIFs ou animações.
  • Praticar o uso ético e criativo de ferramentas digitais.
  • Promover o trabalho colaborativo e a expressão criativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá a análise literária focada na comunicação não-verbal, a introdução a ferramentas de criação digital, e conceitos de narrativa visual. Além disso, serão discutidas as nuances da interação entre linguagem verbal e corporal nas obras literárias e como essas podem ser transpostas para o meio digital, promovendo um diálogo entre a literatura tradicional e as novas formas de comunicação e expressão.

  • Análise literária de 'Vidas Secas'.
  • Comunicação não-verbal na literatura.
  • Introdução ao uso de software de edição para criação de GIFs e animações.
  • Princípios de narrativa visual.
  • Ética no uso de tecnologias digitais.

Metodologia

A metodologia da atividade incluirá práticas de ensino baseadas na metodologia ativa, incorporando a atividade mão-na-massa para a criação de GIFs e a roda de debate para discussão das escolhas criativas e interpretações textuais. Esta abordagem prática e interativa favorece a aprendizagem significativa e a participação ativa dos alunos, permitindo que explorem e apliquem seus conhecimentos de forma concreta e colaborativa.

  • Leitura dirigida e discussão em grupo de 'Vidas Secas'.
  • Oficina de criação de GIFs e curtas animações.
  • Roda de debate sobre as criações digitais e interpretações.
  • Apresentação dos trabalhos e feedback coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 8 horas, divididas em nove aulas de aproximadamente 50 minutos. Iniciaremos com a leitura e análise de 'Vidas Secas', seguidas por discussões e pautas teóricas sobre comunicação não-verbal. Then, workshops sobre uso de ferramentas digitais e sessões práticas de criação de GIFs serão realizadas, culminando em uma sessão de apresentações e debates sobre os trabalhos produzidos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e leitura dirigida.
  • Aula 2-3: Análise e discussão das descrições físicas e linguagem corporal.
  • Aula 4-5: Introdução às ferramentas digitais e princípios de narativa visual.
  • Aula 6-8: Criação dos GIFs e animações em grupos.
  • Aula 9: Apresentação dos projetos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa nas discussões e debates, na qualidade e criatividade das animações ou GIFs criados, e na capacidade dos alunos de trabalharem em equipe. Será considerada a habilidade de sintetizar as características da comunicação não-verbal dos personagens na obra transformando-a em uma representação visual. Será valorizada a originalidade, a fidelidade ao texto e a reflexão sobre a escolha das cenas. Os critérios específicos incluirão a análise da expressividade, coesão com o texto literário e uso adequado e ético das ferramentas digitais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem cópias do livro 'Vidas Secas', computadores com acesso a internet, software de edição de imagem e vídeo com suporte para criação de GIFs e animações, projetor para apresentações e debates. Além disso, serão fornecidos materiais de apoio sobre análise literária e tutoriais básicos dos softwares a serem utilizados.

  • Cópias de 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos.
  • Computadores com acesso à Internet.
  • Software de edição de imagens e vídeos.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Guias e tutoriais de software.

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