Duelo de Construtores: Quem Usa Melhor os Termos Integrantes?

Desenvolvida por: Nébia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Termos integrantes da oração

Nesta atividade, após uma revisão detalhada sobre os termos integrantes da oração, os alunos do 1º ano do Ensino Médio se engajarão em uma competição amigável e educativa. Divididos em equipes, eles terão o desafio de criar pequenos textos - seja uma narrativa, descrição ou diálogo - incorporando de maneira criativa e correta os termos integrantes estudados. Após a elaboração dos textos, cada equipe apresentará seu trabalho para a classe. A sala será organizada em uma grande roda de debate onde todos os estudantes terão a oportunidade de votar nos textos que acreditam exemplificar da melhor forma o uso eficiente e criativo dos termos integrantes. Este exercício visa não apenas reforçar o conteúdo teórico de maneira prática, mas também estimular entre os alunos a criatividade, a capacidade de argumentar e desenvolver uma visão crítica quanto ao uso dos elementos da língua.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é assegurar que os alunos do 1º ano do Ensino Médio compreendam e sejam capazes de aplicar os termos integrantes da oração de forma correta e criativa em suas redações. Além disso, busca-se fomentar a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de argumentação, o pensamento crítico e a criatividade. É fundamental que os estudantes consigam identificar e utilizar adequadamente esses termos em diferentes contextos comunicativos e gêneros textuais. Esta atividade será uma oportunidade para praticar o conteúdo de maneira interativa, promovendo o aprendizado ativo por meio da construção coletiva do conhecimento.

  • Compreender e aplicar corretamente os termos integrantes da oração em produções textuais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular a criatividade na construção de textos com objetivos específicos.
  • Promover a capacidade crítica e de argumentação dos estudantes em relação ao uso da língua.
  • Praticar o conteúdo de maneira interativa por meio da metodologia ativa e da construção coletiva do conhecimento.

Conteúdo Programático

Os termos integrantes da oração são elementos essenciais para a construção de sentidos em um texto. Eles incluem complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), complemento nominal e o agente da passiva. Compreender e saber empregar estes termos de maneira adequada é fundamental para o domínio da língua e uma comunicação eficaz. Este tópico é essencial no estudo da sintaxe da língua portuguesa e proporciona aos alunos as ferramentas necessárias para uma expressão clara e precisa.

  • Complementos Verbais: Objeto Direto e Indireto
  • Complemento Nominal
  • Agente da Passiva
  • Aplicação dos Termos Integrantes em diferentes tipos de texto
  • Análise de Textos com foco nos Termos Integrantes

Metodologia

A metodologia ativa 'Roda de Debate' será central nesta atividade, promovendo a participação ativa dos estudantes. Trabalho em equipe, discussão construtiva e reflexão crítica são os pilares. As equipes, após a criação dos textos, apresentarão seus trabalhos em uma roda de debate. Esta abordagem não só permite a exposição dos conteúdos de forma prática, como também incentiva o pensamento crítico, a argumentação e a capacidade de ouvir diferentes perspectivas. Dessa forma, realça-se a importância da compreensão teórica e aplicação prática dos termos integrantes da oração em contextos variados.

  • Divisão das turmas em equipes
  • Criação e preparação de textos pelos alunos
  • Apresentação dos textos pela turma
  • Organização de uma Roda de Debate para discussão e votação dos textos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a revisão teórica e a explicação da atividade, incluindo a formação das equipes. No início da segunda aula, os alunos prepararão e finalizarão seus textos, seguido pelas apresentações e debate.

  • Aula 1: Revisão teórica e explicação da atividade (50 minutos)
  • Aula 2: Preparação e finalização dos textos; apresentações e debate (50 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada tanto na qualidade técnica dos textos, considerando o uso correto e criativo dos termos integrantes, quanto na participação e envolvimento dos alunos durante as apresentações e o debate. Os critérios incluirão clareza, coerência, criatividade, capacidade de argumentação e trabalho em equipe. Uma rubrica detalhada será fornecida para guiar tanto os alunos na construção de seus textos quanto o professor na avaliação. A votação dos textos pelos alunos será levada em conta como parte do feedback e avaliação peer-to-peer, mas a avaliação final será determinada pelo professor para garantir justiça e imparcialidade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais básicos como quadro branco, marcadores e papel para anotações, além de acesso à internet para possíveis pesquisas. A sala de aula deve ser organizada de forma a facilitar a formação da roda de debate, promovendo um ambiente propício ao diálogo e à participação de todos. Recursos adicionais incluem guias de revisão sobre os termos integrantes da oração e exemplos de textos para análise em grupo.

  • Quadro branco e marcadores
  • Papel e caneta para anotações
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Guias de revisão e exemplos de textos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo