Editando Textos com Criatividade!

Desenvolvida por: Ana An… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Processo de edição de textos multissemióticos

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a transformar um texto tradicional em uma peça multissemiótica. Utilizando softwares de edição, eles trabalharão em grupos para adaptar um texto literário escolhido, incorporando elementos gráficos, áudios e vídeos. O propósito é explorar como a introdução de diferentes modalidades altera a interpretação e percepção do texto original. Ao final, a turma apresentará seus projetos, praticando a habilidade de dar e receber feedback construtivo, essencial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade crítica ao analisar textos multimodais, a promoção de competências tecnológicas através do uso de softwares de edição, e o estímulo à criatividade na adaptação de textos literários para novas formas de mídia. Além disso, busca-se promover a colaboração em grupos e a prática de feedback construtivo, habilidades essenciais para o desenvolvimento interdisciplinar e social dos alunos.

  • Analisar criticamente textos multimodais.
  • Desenvolver competências tecnológicas em edição digital.
  • Estimular a criatividade na adaptação de textos.
  • Promover a colaboração em equipes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP20: Compreender e analisar a presença de múltiplos modos semióticos nos textos e as suas implicações para o sentido e a função.
  • EM13LP21: Utilizar recursos multimodais na produção textual de forma a melhorar a expressão e comunicação da mensagem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade enfatiza o processo de edição de textos que combinam diversas mídias, explorando a função do substantivo nas orações. Ao se debruçar sobre o avião conceitual de textos multimodais, os alunos serão expostos a uma variedade de gêneros e formatos de texto. O foco na morfossintaxe permitirá que eles identifiquem a posição e importância dos substantivos em um contexto multidimensional, simultaneamente enriquecendo a compreensão sincrônica do uso linguístico.

  • Edição de textos multimodais.
  • Função do substantivo nas orações.
  • Integração de elementos gráficos, áudios e vídeos.

Metodologia

A metodologia para esta atividade integra a prática de aprender por meio de projetos com a incorporação de ferramentas digitais. O uso de metodologias ativas, como a aplicação prática em grupo, promove o envolvimento dos alunos, reforçando o aprendizado colaborativo. O exercício de transformar um texto literário em um projeto multimídia envolve inovação, comunicação e solução de problemas, ao mesmo tempo que incentiva a autonomia no processo de aprendizagem. Deste modo, os alunos são levados a pesquisar, organizar ideias e exercitar a criatividade coletivamente.

  • Aprendizado por projeto.
  • Uso de ferramentas digitais de edição.
  • Trabalho em grupo com autonomia direcionada.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para a atividade já presume a realização em uma única aula de 60 minutos, permitindo que os alunos passem por todas as etapas do desafio. Nesta sessão, abordaremos conceitos fundamentais de multimodalidade e edição digital, concedendo espaço significativo para a atividade prática. A aula se encerra com a apresentação dos trabalhos grupais, seguida de uma troca de feedback, proporcionando uma oportunidade de reflexão e avaliação dos produtos gerados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de multimodalidade e sessão prática de edição.
  • Momento 1: Introdução à Multimodalidade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de multimodalidade. Explique que textos multimodais utilizam várias formas de comunicação, como linguagem verbal, imagens, sons e vídeos, para construir significado. Use exemplos práticos, como videoclipes musicais ou infográficos, e pergunte aos alunos quais exemplos eles podem reconhecer em seu cotidiano. É importante que os alunos compreendam como a combinação de diferentes meios pode alterar o significado original de um texto.

    Momento 2: Discussão e Análise de Exemplos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e entregue diferentes exemplos de textos multimodais para análise. Pode ser um meme, um trecho de vídeo com legendas ou uma notícia em infográfico. Permita que cada grupo discuta as diferentes formas de comunicação presentes nos textos e sua eficácia. Oriente-os a analisar criticamente como cada elemento contribui para a mensagem final. Solicite que os grupos compartilhem suas análises com a turma.

    Momento 3: Sessão Prática de Edição (Estimativa: 25 minutos)
    Leve os alunos ao laboratório de informática. Instrua a turma sobre o uso básico dos softwares de edição disponíveis, destacando as funções que serão mais relevantes para o projeto, como a inserção de imagens, edição de áudio e incorporação de vídeos. Permita que cada grupo escolha um texto literário pequeno para iniciar as edições, manipule elementos e veja as mudanças que causam na interpretação. Circule pela sala oferecendo apoio técnico e ideias criativas. Observe se os alunos entendem como a edição modifica o texto original.

    Momento 4: Reflexão e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula trazendo a turma de volta para uma reflexão final. Pergunte o que eles aprenderam sobre multimodalidade e como as diferentes semioses impactaram sua interpretação do texto. Incentive-os a refletir sobre o que foi mais desafiador e o que funcionou bem no processo criativo. Registre em notas suas percepções para utilizá-las como feedback durante a prática contínua do projeto.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considerando que não há alunos com condições específicas, o foco pode ser a criação de um ambiente acessível a diferentes estilos de aprendizagem. Use materiais visuais, auditivos e cinestésicos em suas explicações. Para alunos com diferentes níveis de habilidade tecnológica, agrupe-os de forma heterogênea, para que possam aprender uns com os outros. Ofereça tempos diferenciados para concluir as atividades práticas, respeitando o ritmo de cada grupo. Seja compreensivo com as limitações e incentive o uso de formas alternativas de contribuição, como participação verbal ou escrita.

Avaliação

A avaliação desta atividade será composta por múltiplas abordagens, enfatizando tanto o desempenho individual quanto coletivo dos alunos. O objetivo é entender como cada aluno aplica os conhecimentos teóricos na prática e como se desenvolve no contexto colaborativo. Critérios de avaliação incluirão a criatividade na adaptação do texto, a coerência e a eficácia do uso de multimodalidades, e o desempenho em equipe. Por exemplo, a criatividade pode ser avaliada pela originalidade dos elementos escolhidos; a coerência, pela clareza na mensagem transmitida; e a eficaz liderança em equipe por meio da interação e contribuição no grupo. Além disso, o feedback formativo durante a apresentação permite que os alunos reflitam sobre seus esforços e considerem aprimoramentos futuros.

  • Criatividade e originalidade do projeto multimodal.
  • Coerência e clareza da mensagem multimodal.
  • Colaboração e participação efetiva em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, uma variedade de recursos será mobilizada para maximizar o aproveitamento educacional e a aplicabilidade dos conceitos aprendidos. Os recursos incluem o uso de computadores com acesso aos softwares de edição, acesso à internet para pesquisa e coleta de materiais multimídia, e dados audiovisuais que os alunos poderão incorporar a seus projetos. As ferramentas digitais não apenas permitem uma edição prática, mas também familiarizam os alunos com o manuseio destas tecnologias, essencial para suas futuras experiências educacionais e profissionais.

  • Computadores com software de edição.
  • Internet para pesquisa multimodal.
  • Base de dados audiovisuais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a inclusão demanda atenção cálida e cuidadosa do professor, e empaticamente reconhecemos o desafio que isso representa obrigações docentes já sobrecarregadas. Com isso em mente, nesta atividade, qualquer aluno com diferentes condições poderá ser acolhido sem adaptações significativas nos recursos. Isso é alcançado através da utilização de software amplamente disponível e acessível e pela variedade de mídias permitidas, que assegura que todos possam expressar suas ideias de forma equitativa. Também incentivamos uma disposição aberta à troca durante as discussões, onde cada aluno pode contribuir de um lugar de conforto respeitando suas limitações pessoais.

  • Uso de softwares acessíveis e inclusivos.
  • Discussões abertas e respeitosas para troca de ideias.
  • Expressão equitativa através da variedade de mídias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo