Era Uma Vez no Mundo Real

Desenvolvida por: Ana Va… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e Produção de Texto

A atividade proposta, intitulada 'Era Uma Vez no Mundo Real', convida os alunos do 1º ano do Ensino Médio a transformar seu conto de fada preferido em uma notícia para o jornal da escola. Esta proposta tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de relacionar a fantasia com a realidade, promovendo uma compreensão mais profunda dos temas literários através da criação de pontes entre o imaginário e eventos do mundo atual. Durante a aula, os alunos participarão de uma roda de debate, onde discutirão como os aspectos mágicos e fictícios dos contos podem ser relacionados a eventos contemporâneos. Esta discussão visa estimular a habilidade crítica, a criatividade e a capacidade argumentativa, preparando os estudantes para escreverem textos dissertativo-argumentativos coerentes e persuasivos. A atividade também busca desenvolver a escuta ativa, a empatia e o respeito às diversas opiniões, competências essenciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são orientados para fortalecer a capacidade dos alunos de analisar criticamente diferentes textos, desenvolver argumentos bem fundamentados e relacioná-los a eventos do cotidiano. A atividade estimula a produção textual criativa e a capacidade de cada aluno refletir sobre suas percepções e interpretações, valorizando a leitura como um potente instrumento de conexão entre o imaginário dos contos e o mundo concreto. Esta abordagem se alinha com o desenvolvimento de habilidades definidas pela BNCC, preparando os alunos para uma aprendizagem significativa e interconectada.

  • Relacionar aspectos de contos de fadas a eventos reais.
  • Desenvolver habilidade crítica e argumentativa em textos escritos.
  • Estimular a interação e o debate respeitoso entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP43: Analisar, interpretar e verificar a validade dos argumentos contínuos em textos.
  • EM13LP46: Produzir textos opinativos e argumentativos com posicionamentos bem fundamentados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é arquitetado para desenvolver habilidades de leitura crítica e produção textual a partir da análise dos contos de fada. Ao transformar uma história imaginária em um artigo jornalístico, os alunos são desafiados a entender e aplicar diferentes desempenhos linguísticos e discursivos, reforçando o estudo dos gêneros textuais e suas funções sociais. Esse processo também foca no desenvolvimento da habilidade dos alunos de mapear e entender contextos literários e sociais, essencial para que explorem pontes entre narrativas ficcionais e reais.

  • Leitura crítica de textos.
  • Análise comparativa entre fantasia e realidade.
  • Produção de notícias escolares.

Metodologia

Neste plano de aula, a metodologia é centrada na discussão e na troca de perspectivas entre os alunos. A roda de debate é uma metodologia ativa crucial para que os estudantes possam expor suas ideias e ouvir diferentes pontos de vista. Tal prática fomenta um ambiente colaborativo de aprendizagem, incentivando o engajamento e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento. Além disso, ao transformar um conto de fada em uma notícia, os alunos utilizam a criatividade e o pensamento crítico, componentes centrais na aprendizagem ativa.

  • Roda de debate sobre aspectos dos contos e eventos atuais.
  • Produção de texto como atividade prática principal.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da aula foi estruturado para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados dentro do tempo disponível, maximizando o engajamento e a interação dos alunos. Em uma aula de 60 minutos, os alunos terão tempo suficiente para discutir em grupo e formular ideias que serão utilizadas na produção do texto. A estrutura da aula está desenhada para integrar a discussão crítica com a prática de escrita, permitindo aos alunos refletir e aplicar imediatamente os conceitos discutidos no debate.

  • Aula 1: Discussão em roda de debate e planejamento do texto.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando a proposta da atividade aos alunos: transformar um conto de fadas preferido em uma notícia para o jornal da escola. Explique os objetivos da atividade e como o debate será uma preparação para a produção do texto. É importante que você motive os alunos sobre a relevância de relacionar fantasia com realidade, destacando os benefícios dessa prática para a leitura crítica e argumentativa.

    Momento 2: Roda de Debate sobre Contos de Fadas e Eventos Atuais (Estimativa: 25 minutos)
    Forme um círculo com as cadeiras para promover proximidade e interação. Permita que cada aluno escolha um conto de fadas e mencione um tema ou evento atual que possa estar relacionado a ele. Incentive a participação de todos, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de se expressar. Durante o debate, observe se os alunos identificam paralelismos entre o que está sendo discutido e suas próprias experiências ou opiniões sobre eventos atuais. Intervenha quando necessário para manter o foco e aprofundar as discussões. Avalie de forma formativa, observando a habilidade de os alunos se engajarem criticamente nas discussões.

    Momento 3: Planejamento do Texto (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a planejar suas notícias com base nas discussões anteriores. Distribua fichas orientativas que podem ajudar na organização do texto, como estrutura básica de uma notícia (título, lide, corpo e conclusão). Deixe-os trabalhar em duplas ou individualmente, mas incentive a troca de ideias entre os colegas. Durante este processo, circule pela sala para oferecer feedback imediato, verificando se os alunos compreendem a relação entre fantasia e realidade e a relevância de argumentos sólidos para a notícia. Ofereça sugestões de melhorias e direcione perguntas que levem à reflexão.

    Momento 4: Compartilhamento e Finalização (Estimativa: 10 minutos)
    Convide alguns alunos a compartilhar brevemente suas ideias de planejamento com o restante da turma. Isto promoverá uma troca de perspectiva e poderá inspirar aqueles que ainda não estruturalam totalmente suas notícias. Termine a aula indicando o próximo passo - a escrita da notícia - e relembrando que na próxima aula as notícias deverão estar escritas para revisão e ajustes. Elogie o empenho e a criatividade demonstrados durante a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Encoraje a colaboração entre os alunos, pois isso pode ajudar aqueles que têm dificuldades em se expressar oralmente a sentir-se mais confortáveis. Proporcione momentos de pausa e reflexão para alunos que possam precisar de um tempo maior para processar informações. Se necessário, forneça suporte personalizado aos alunos que possam precisar de esclarecimentos adicionais ou de modelos visuais, como imagens ou diagramas, para melhor compreender a tarefa proposta. Mantenha uma atitude positiva e reassurante, lembrando-se de que a inclusão é um processo contínuo e sempre encorajando a participação de todos.

Avaliação

A avaliação será contínua e integrará métodos formativos e somativos, a fim de capturar o progresso dos alunos de maneira abrangente. O objetivo é verificar a capacidade dos alunos de articular e expressar suas ideias de forma lógica e crítica. Os critérios de avaliação incluem a clareza do texto, coerência argumentativa e originalidade. Durante a aula, o feedback será fornecido de forma construtiva para aprimorar a produção textual. Por exemplo, será avaliado um texto de cada aluno, observando-se a estrutura argumentativa, a pertinência dos exemplos reais relacionados aos contos e as correções feitas com base no feedback recebido. Este processo inclui flexibilidade para alunos com dificuldades, garantindo que todos tenham a oportunidade de atingir os objetivos propostos.

  • Avaliação formativa durante os debates com feedback imediato.
  • Avaliação somativa com base na produção final do texto jornalístico.

Materiais e ferramentas:

Apesar da impossibilidade de utilizar recursos digitais durante a atividade, diversas ferramentas pedagógicas tradicionais serão empregadas para suportar o processo de ensino-aprendizagem. Os materiais didáticos como livros de contos de fada, exemplos de textos jornalísticos impressos e fichas orientativas servirão como base para a confecção das notícias. Além disso, o suporte em grupo durante o debate contribuirá para fomentar a troca de ideias e a complementação de informações necessárias para a produção textual.

  • Livros de contos de fadas para consulta.
  • Exemplos impressos de notícias escolares.
  • Fichas orientativas para guia do roteiro de produção textual.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço constante dos educadores para promover um ambiente inclusivo e respeitoso. Ainda que esta turma específica não apresente condições ou deficiências identificadas, as práticas inclusivas devem ser sempre uma prioridade. A utilização de materiais impressos diversificados e a possibilidade de interação em grupos fomentam um ambiente de aprendizado mais igualitário e acessível. Além disso, criar um espaço aberto para feedback e sugestões, tanto dos alunos quanto dos familiares, permite ajustes contínuos e assegura que todos sejam ouvidos no processo educativo.

  • Promoção de debates para troca de ideias e experiências.
  • Acesso a materiais didáticos impressos e diversificados.
  • Abordagem inclusiva para garantir a participação de todos.

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