Esquadrão de Revisores de Textos

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Revisão Crítica de Texto

Nesta atividade, intitulada 'Esquadrão de Revisores de Textos', os alunos serão organizados em equipes de revisão para trabalharem com redações previamente escritas em sala. Cada grupo revisitará um texto com o propósito de identificar erros ortográficos, de concordância e de coesão, além de sugerir melhorias na estrutura e clareza da argumentação. Ao final do processo, cada equipe deverá apresentar suas revisões e justificar as escolhas feitas. Este exercício não só promove o uso consciente da norma padrão da língua portuguesa, como também estimula a prática reflexiva e crítica da reescrita. Os alunos terão uma experiência ativa, colaborativa e prática de como melhorar a qualidade textual, ampliando assim sua proficiência e competência linguística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade focam no desenvolvimento da capacidade crítica e analítica dos alunos em relação à produção textual. Pretende-se que os estudantes consigam identificar com precisão erros comuns e menos perceptíveis nos textos, enquanto propõem mudanças fundamentadas em normas padrão e no aprimoramento da coesão e coerência. As habilidades de comunicação, cooperação e argumentação também são fortemente trabalhadas, pois os alunos precisarão apresentar e justificar suas decisões de revisão.

  • Desenvolver habilidades de revisão textual crítica.
  • Identificar e corrigir erros ortográficos e gramaticais.
  • Propor melhorias na estrutura e clareza textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP47: Analisar criticamente os usos da norma-padrão e variedades linguísticas, mostrando atitude reflexiva sobre a língua.
  • EM13LP39: Avaliar o funcionamento do texto, considerando aspectos formais, gramaticais e normativos de sua construção.
  • EM13LP12: Planejar e produzir textos de diferentes gêneros, integrando as práticas de oralidade, leitura e escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na prática da revisão textual, abarcando aspectos como ortografia, gramática normativa, coesão e coerência. A estruturação adequada de argumentações e a capacidade de criticar e rever textos são pontos focais. Esses tópicos auxiliam os alunos a desenvolverem um olhar criterioso sobre o texto, de modo a elevar sua qualidade.

  • Ortografia e gramática normativa.
  • Coesão e coerência textuais.
  • Organização e estrutura da argumentação.

Metodologia

A metodologia adotada se concentra em práticas colaborativas e críticas, onde os alunos trabalham em grupos para revisar textos. Esta abordagem envolve leitura atenta, discussão em grupo e apresentação das revisões, permitindo que os alunos troquem feedbacks entre si. O uso de ferramentas tecnológicas para revisão e apresentação também será incentivado, proporcionando uma experiência mais rica e diversificada.

  • Trabalho colaborativo em equipes.
  • Apresentação e justificativa de revisões.
  • Utilização de ferramentas tecnológicas para edição e apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 15 horas divididas em cinco aulas de 210 minutos cada. Durante estas aulas, os alunos terão tempo para fazer a revisão inicial dos textos, realizar discussões em grupo, preparar a apresentação das revisões e finalmente apresentar suas conclusões e justificativas para o restante da turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos; início da leitura e análise do texto.
  • Aula 2: Identificação de erros e propostas de correção; trabalho em equipe nas revisões.
  • Aula 3: Preparo de justificativas e início das apresentações de revisão.
  • Aula 4: Continuação das apresentações e feedbacks entre grupos.
  • Aula 5: Conclusão das apresentações e discussão final sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação será realizada em etapas, observando-se tanto o processo quanto o produto final das revisões. Será considerado como critério a identificação correta dos erros e a qualidade das sugestões de melhorias. O engajamento no trabalho em equipe e a capacidade de justificar as decisões tomadas serão aspectos fundamentais para a nota. Exemplo de critério: um texto revisado corretamente e com boas propostas de melhoria receberá uma nota alta, mas também será importante observar o esforço coletivo e as habilidades de argumentação nas apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para apoiar a atividade, serão utilizados recursos variados que incluem material impresso para revisão, acesso a ferramentas de edição de texto em computadores e projetores para as apresentações. Estas ferramentas são essenciais para que os alunos possam realizar e visualizar suas revisões de forma prática e dinâmica, além de permitir um feedback visual mais efetivo durante as apresentações.

  • Textos impressos para revisão.
  • Computadores com software de edição de texto.
  • Projetores para apresentação das revisões.

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