Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a criar perfis em uma plataforma digital simulada (ou real, com permissão da escola), utilizando diferentes formatos como gifs biográficos, biodata e videocurrículos. O objetivo é fazer com que os estudantes reflitam sobre a importância da apresentação pessoal na internet e como diferentes ferramentas e formatos podem ser empregados para expressar suas identidades digitais, de forma crítica e consciente. Eles serão estimulados a considerar diferentes situações e objetivos para suas apresentações online, promovendo uma discussão sobre como desejam ser percebidos na web e as implicações de suas escolhas digitais. Essa atividade empregará metodologias ativas como Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, visando uma participação ativa dos alunos na construção de seus conhecimentos.
Por meio desta atividade, os alunos aprenderão a se apresentar de modo criativo e crítico no ambiente online, empregando recursos multimodais como gifs, vídeos e dados biográficos. Eles desenvolverão habilidades de reflexão sobre a identidade digital, considerando a relevância de uma apresentação pessoal adequada à situação e ao público-alvo. Além disso, a atividade visa fortalecer a capacidade de escolha consciente das ferramentas digitais para expressão pessoal, estimulando a reflexão sobre o impacto dessas escolhas na percepção online.
O conteúdo programático abordará a importância da identidade digital e da apresentação pessoal na internet, explorando diferentes formatos e ferramentas para expressão online. Serão discutidos aspectos críticos da representação pessoal em ambientes digitais, visando uma conscientização sobre as escolhas de autoapresentação e suas possíveis repercussões. Além disso, serão abordadas técnicas e dicas para a criação de perfis atrativos e autênticos em diferentes plataformas.
Esta atividade será guiada pelas metodologias ativas de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos terão acesso prévio a materiais sobre identidade digital e criação de perfis online para estudo. Em sala, discutirão em grupos as diferentes formas de apresentação pessoal na internet, seguido pela prática de criação de perfis em plataformas digitais usando várias ferramentas. Essas atividades práticas serão gamificadas, com desafios e recompensas, motivando o engajamento dos alunos.
A carga horária total será de 1 horas, dividida em 1.2 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula focalizará em estudo prévio e discussões, enquanto a prática de criação de perfis acontecerá na segunda parte.
A avaliação será baseada na participação, engajamento e na qualidade dos perfis criados pelos alunos. Critérios como criatividade, reflexão crítica sobre a identidade digital, adequação ao público e objetivos, e uso efetivo das ferramentas digitais serão considerados. Feedbacks qualitativos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes. Exemplos de perfis bem construídos poderão ser compartilhados, com consentimento, como modelos inspiradores.
Os recursos incluirão acesso a computadores com internet, plataformas de criação de gifs, biodata e videocurrículos, além de materiais de leitura sobre identidade digital. Esses materiais servirão tanto para o estudo prévio quanto para suporte durante a criação dos perfis.
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