Na atividade ‘Exploradores da Persuasão Política’, alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para investigar e analisar diferentes campanhas políticas brasileiras recentes. Esta análise se concentrará nas estratégias de persuasão empregadas, abarcando aspectos linguísticos, visuais e de apelo emocional utilizados para influenciar a opinião pública. Cada grupo escolherá uma campanha específica para estudar, destacando o uso criterioso da linguagem, imagens, slogans, e o papel das emoções nas estratégias de persuasão. O objetivo é promover uma compreensão crítica sobre os métodos de comunicação política, das técnicas de persuasão e de como estas podem ser empregadas para moldar a percepção do eleitorado. Além disso, a atividade busca desenvolver competências ligadas à pesquisa, análise crítica e habilidades de apresentação. Em um contexto educacional cada vez mais voltado para a formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade, compreender os mecanismos da comunicação política torna-se fundamental.
O propósito desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda sobre as técnicas e estratégias de persuasão utilizadas em campanhas políticas, estimulando o pensamento crítico, a pesquisa e a capacidade analítica. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e compreender os diversos recursos linguísticos, visuais e emocionais empregados para influenciar a opinião pública, além de saber como esses elementos são integrados de forma coerente para formar uma mensagem persuasiva. Outro objetivo importante é fomentar habilidades de comunicação e apresentação, ao preparar e compartilhar suas análises com os colegas, contribuindo para o desenvolvimento da oratória e do trabalho em equipe.
Abordaremos conceitos fundamentais da linguagem e comunicação, focando em teorias da persuasão, retórica e análise crítica da mídia. Os alunos aprenderão sobre as diversas técnicas de persuasão, tais como apelo emocional, uso de slogans, construção de imagens e a importância da linguagem na formação da opinião pública. Explorar-se-á também a ética na propaganda política, estimulando uma reflexão sobre a responsabilidade dos meios de comunicação e dos polÃticos na condução de mensagens ao público.
A metodologia desta atividade engloba uma abordagem interativa e participativa, incorporando metodologias ativas como Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e Atividades Mão-na-massa. Grupos de alunos serão formados para conduzir pesquisas sobre campanhas políticas, seguido de análises críticas das mesmas. A apresentação dos resultados ocorrerá em um formato de conferência, onde cada grupo compartilhará suas descobertas, facilitando o debate e a troca de conhecimento entre os participantes. O uso de tecnologia digital será incentivado para pesquisa, análise e apresentação dos projetos.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o tema, e os alunos irão se organizar em grupos para começar suas pesquisas. A segunda aula será dedicada às apresentações e discussões em grupo sobre as análises realizadas.
A avaliação dessa atividade será baseada na profundidade da análise realizada pelos grupos, na qualidade e criatividade das apresentações, e na capacidade de trabalhar em equipe. Serão considerados critérios como a identificação e compreensão das estratégias de persuasão, a qualidade da pesquisa, a originalidade da apresentação, a habilidade de argumentação e a participação ativa nas discussões. O critério de avaliação será detalhado em uma rubrica que incluirá aspectos como clareza, profundidade de análise, coesão e coerência do grupo durante a apresentação, e engajamento nas discussões em sala.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, projetor e tela para as apresentações, além de recursos para gravação de vídeos e edição, caso os grupos optem por apresentações multimodais. Recursos adicionais incluem artigos, vídeos e documentários sobre campanhas políticas e estratégias de persuasão, disponibilizados previamente pelo professor.
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