Exploradores da Persuasão Política

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Análise de Campanhas Políticas

Na atividade ‘Exploradores da Persuasão Política’, alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para investigar e analisar diferentes campanhas políticas brasileiras recentes. Esta análise se concentrará nas estratégias de persuasão empregadas, abarcando aspectos linguísticos, visuais e de apelo emocional utilizados para influenciar a opinião pública. Cada grupo escolherá uma campanha específica para estudar, destacando o uso criterioso da linguagem, imagens, slogans, e o papel das emoções nas estratégias de persuasão. O objetivo é promover uma compreensão crítica sobre os métodos de comunicação política, das técnicas de persuasão e de como estas podem ser empregadas para moldar a percepção do eleitorado. Além disso, a atividade busca desenvolver competências ligadas à pesquisa, análise crítica e habilidades de apresentação. Em um contexto educacional cada vez mais voltado para a formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade, compreender os mecanismos da comunicação política torna-se fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda sobre as técnicas e estratégias de persuasão utilizadas em campanhas políticas, estimulando o pensamento crítico, a pesquisa e a capacidade analítica. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e compreender os diversos recursos linguísticos, visuais e emocionais empregados para influenciar a opinião pública, além de saber como esses elementos são integrados de forma coerente para formar uma mensagem persuasiva. Outro objetivo importante é fomentar habilidades de comunicação e apresentação, ao preparar e compartilhar suas análises com os colegas, contribuindo para o desenvolvimento da oratória e do trabalho em equipe.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de conteúdo.
  • Compreender o uso de estratégias de persuasão em campanhas políticas.
  • Analisar o papel da linguagem, imagens e emoções na formação da opinião pública.
  • Fomentar habilidades de apresentação e comunicação em público.
  • Promover o pensamento crítico sobre a influência da mídia e propaganda na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos sociais, incluindo os veiculados pelas mídias, considerando os contextos de produção e de circulação.
  • EM13LGG703 - Utilizar as linguagens verbal, visual, corporal, audiovisual, digital, entre outras, de forma crítica, nos variados contextos sociais, incluindo os escolares, para se expressar, partilhar e construir conhecimentos, incluindo os produzidos pela ciência, pela arte e pelas demais manifestações culturais.
  • EM13LGG604 - Analisar, discutir, produzir e socializar, com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), textos e outras produções culturais que circulam em meios digitais, considerando a heterogeneidade de vozes, a construção de identidades e a cidadania na cultura digital, de maneira ética, responsável e crítica.
  • EM13LP02 - Analisar e utilizar, em situações de produção oral e escrita, estratégias discursivas e recursos linguístico-discursivos que contribuam para a construção da argumentação e para a negociação de significados, de acordo com as condições de produção, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, os objetivos, o gênero do discurso, a seleção vocabular, entre outros.
  • EM13LP46 - Utilizar, nos textos produzidos, estratégias e recursos linguísticos e visuais que contribuam para a produção de sentidos, a argumentação e a persuasão, considerando as condições de produção e as características do gênero.

Conteúdo Programático

Abordaremos conceitos fundamentais da linguagem e comunicação, focando em teorias da persuasão, retórica e análise crítica da mídia. Os alunos aprenderão sobre as diversas técnicas de persuasão, tais como apelo emocional, uso de slogans, construção de imagens e a importância da linguagem na formação da opinião pública. Explorar-se-á também a ética na propaganda política, estimulando uma reflexão sobre a responsabilidade dos meios de comunicação e dos políticos na condução de mensagens ao público.

  • Conceitos de linguagem, comunicação e persuasão.
  • Análise de discursos e textos multimodais em campanhas políticas.
  • Estratégias de persuasão: logos, ethos, pathos.
  • O papel da mídia na construção da imagem política.
  • Ética na comunicação política.

Metodologia

A metodologia desta atividade engloba uma abordagem interativa e participativa, incorporando metodologias ativas como Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e Atividades Mão-na-massa. Grupos de alunos serão formados para conduzir pesquisas sobre campanhas políticas, seguido de análises críticas das mesmas. A apresentação dos resultados ocorrerá em um formato de conferência, onde cada grupo compartilhará suas descobertas, facilitando o debate e a troca de conhecimento entre os participantes. O uso de tecnologia digital será incentivado para pesquisa, análise e apresentação dos projetos.

  • Formação de grupos para pesquisa colaborativa.
  • Análise crítica de campanhas políticas selecionadas.
  • Preparação e realização de apresentações em sala.
  • Debates e discussões em grupo sobre as conclusões.
  • Uso de tecnologia digital para apoio na pesquisa e na apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o tema, e os alunos irão se organizar em grupos para começar suas pesquisas. A segunda aula será dedicada às apresentações e discussões em grupo sobre as análises realizadas.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e discussões.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na profundidade da análise realizada pelos grupos, na qualidade e criatividade das apresentações, e na capacidade de trabalhar em equipe. Serão considerados critérios como a identificação e compreensão das estratégias de persuasão, a qualidade da pesquisa, a originalidade da apresentação, a habilidade de argumentação e a participação ativa nas discussões. O critério de avaliação será detalhado em uma rubrica que incluirá aspectos como clareza, profundidade de análise, coesão e coerência do grupo durante a apresentação, e engajamento nas discussões em sala.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, projetor e tela para as apresentações, além de recursos para gravação de vídeos e edição, caso os grupos optem por apresentações multimodais. Recursos adicionais incluem artigos, vídeos e documentários sobre campanhas políticas e estratégias de persuasão, disponibilizados previamente pelo professor.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Câmeras para gravação de vídeos.
  • Software de edição de vídeo.
  • Material de leitura e vídeos sobre persuasão e campanhas políticas.

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