Nesta atividade, denominada 'Expoente das Linguagens', propõe-se que os alunos do 1º ano do Ensino Médio mergulhem no universo da literatura brasileira e nas ricas variedades linguísticas do Brasil, por meio da criação de uma exposição multimídia. Esta exposição será composta por textos escritos, imagens, vídeos e áudios, produzidos ou cuidadosamente selecionados pelos próprios alunos. O foco é explorar, analisar e demonstrar competências interpretativas e argumentativas, recorrendo a diversas formas de linguagem - visuais, verbais, sonoras, gestuais - para aprofundar e discutir um tema escolhido. A organização da exposição exigirá dos alunos a habilidade de estabelecer relações lógicas entre os elementos expostos, demonstrando a utilização adequada de recursos coesivos e promovendo uma progressão temática que facilite a compreensão dos visitantes. O objetivo final é possibilitar uma imersão reflexiva e crítica no tema, ampliando o entendimento dos alunos sobre as dimensões culturais, sociais e históricas da linguagem.
Este projeto visa promover o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e criativas dos alunos, utilizando as linguagens como ferramenta principal de aprendizado. Ao explorar a literatura brasileira e as variedades linguísticas do país, os estudantes terão a oportunidade de entender melhor a diversidade cultural e linguística brasileira, além de aprimorar suas habilidades de pesquisa, seleção de informações, síntese e exposição de ideias de maneira coesa e coerente. A organização da exposição multimídia permitirá que explorem diferentes formas de expressão, trabalhando não apenas a habilidade escrita, mas também a capacidade de comunicar-se através de imagens, sons e gestos, reconhecendo a importância de cada linguagem na interpretação e argumentação sobre um tema.
O conteúdo programático centra-se em dois eixos principais: literatura brasileira e variedades linguísticas do Brasil. A literatura brasileira será explorada em suas diferentes fases, autores e obras, buscando entender não somente os contextos históricos e sociais, mas também as temáticas abordadas. Já as variedades linguísticas do Brasil conduzirão a uma reflexão sobre a riqueza e a complexidade do português falado no país, abordando aspectos sociolinguísticos e a importância da preservação da diversidade linguística. Ambos os eixos visam fornecer aos alunos o conhecimento necessário para desenvolverem suas exposições multimídia de forma crítica e bem fundamentada.
Adotando uma metodologia ativa, a atividade engaja os alunos em uma aprendizagem prática e significativa. Iniciaremos com uma fase exploratória, onde os alunos serão introduzidos ao tema e motivados a levantar hipóteses e questões. Seguirá a investigação e seleção de materiais e informações pertinentes, em que cada grupo terá autonomia para escolher seu foco de acordo com o interesse coletivo. A fase de produção dos materiais multimídia será marcada por oficinas práticas de edição de vídeo, redação, seleção de imagens e gravação de áudios. Por fim, a montagem da exposição permitirá aos alunos organizar as informações e recursos de maneira coesiva e coerente, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o processo.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a apresentação do projeto, exploração inicial do tema e início da pesquisa e seleção de materiais. A segunda aula será dedicada às oficinas práticas de produção de conteúdo e finalização da exposição para apresentação.
A avaliação se dará por meio de uma apreciação qualitativa do trabalho desenvolvido pelos alunos, considerando a profundidade da pesquisa, a qualidade e originalidade dos materiais produzidos ou selecionados, a coesão e coesão da exposição, sua capacidade de argumentação e a progressão temática. A criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de sintetizar e articular diversas formas de linguagem de forma significativa também serão critérios importantes. Serão realizadas autoavaliações e avaliações em grupo, para fomentar a reflexão crítica sobre os próprios trabalhos e dos colegas, alimentando um ciclo contínuo de aprendizagem.
Os recursos necessários para a realização da atividade incluem acesso a biblioteca física e digital para pesquisa, computadores com softwares de edição de texto, imagem e vídeo, gravadores de áudio (ou dispositivos móveis com essa capacidade), material para confecção de cartazes e áreas destinadas à exposição dos trabalhos. Será incentivado o uso de programas e aplicativos gratuitos de edição, buscando tornar a atividade acessível a todos os alunos e fomentar habilidades digitais.
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